Carrara é uma comuna da região da Toscana, província de Massa Carrara. Suas belas paisagens montanhescas são um charme e atraem turistas de todos os locais do mundo, mas o que você não sabe, é que os olhos de investidores também estão todos virados à região. E o motivo? A reserva de mármore da Itália!

Com uma população de 65.560 habitantes, que se distribuem por uma pequena área de 71 quilômetros quadrados, Carrara possui o charme habitual da Toscana. Mas além de ganhar muito com o turismo, a região também lucra com a extração de mármore de suas montanhas.

A pedra extremamente cara que vem dos Alpes Apuanos pode custar mais de 400 dólares por metro quadrado extraído, e existe uma montanha inteira feita desse material na Itália. Veja só detalhes sobre essa maravilha!

A FORTUNA DE 1 BILHÃO DE EUROS QUE SE ESCONDE NA TOSCANA

O mármore Carrara é um dos mais prestigiados em todo o mundo! Com um custo de 400 dólares por metro quadrado, apenas os mais ricos podem possuir o revestimento em suas casas. O motivo disso? Esse é um mármore histórico! Foi usado nas mais marcantes construções do mundo.

Estando presente nos pilares do Panteão, em Roma, sendo o mármore que compõe o corpo da icônica estátua de David, esse é um dos melhores mármores do mundo, quiçá o melhor, de acordo com os especialistas. Uma verdadeira obra de arte da natureza.

Tanto, que o próprio Michelangelo costumava ir às montanhas de onde o mármore é extraído para escolher pessoalmente os pedaços de mármore que se transformariam em suas obras primas.

POR QUE ESSE MÁRMORE É TÃO ESPECIAL?

Se você procurar pelos Alpes Apuanos no Google Maps, pode se confundir bastante. O branquinho que aparece em algumas áreas dos alpes pode te fazer pensar que as montanhas estão cheias de neve, mas é tudo mármore. Este que é extraído desde a era dos romanos e as reservas de mármore da Itália são tão grande que ainda está bem longe de acabar!

Por conta de sua história, o sítio de extração de Carrara já produziu mais mármore que qualquer outro lugar do mundo inteiro! São mais de 4 milhões de toneladas de mármore todos os anos, gerando empregos diretos para 13 mil pessoas.

A área, além de ser visitada pelo próprio Michelangelo, já foi palco de filmes de James Bond, mostrando que existe algo aqui que respira arte! Não é à toa: para conseguir extrair os blocos de mármore da montanha, são necessários cabos revestidos de diamantes para que o material tenha qualidade suficiente para manter o preço do mercado.

Isso, levando em consideração que as pedras já podem possuir rachaduras naturais, faz com que “o bloco perfeito”, seja relativamente raro, e por isso as montanhas de Carrara podem ser avaliadas em cerca de 1 bilhão de euros.

Outro ponto é que o Mármore Carrara é conhecido pela sua resistência. Mármores que não possuem uma qualidade tão superior, têm em seu interior microrrachaduras, que fazem do trabalho de escultores, por exemplo, muito mais difícil. Com o mármore Carrara, isso não é uma preocupação!

A PRECIOSIDADE DA RESERVA DE MÁRMORE DA ITÁLIA NO MERCADO

A maior parte dos blocos são vendidos para a China e Alemanha. O que sobra, acaba sendo vendido no mercado local, principalmente para os artesãos locais, que criam verdadeiras obras primas com esse material de primeira linha.

Ainda que os principais compradores sejam desses 2 países que citamos, igrejas de todo o mundo compram as estátuas e estatuetas feitas pelos artesãos da Itália, assim como, muitos compradores acabam por encomendar peças específicas feitas necessariamente do Mármore de Carrara.

Por isso, mesmo que as montanhas de Carrara um dia vejam as últimas pedras de seu mármore sendo levadas, todos os países do mundo terão um pedacinho da Itália. Quer seja em jardins, mansões, espaços públicos ou igrejas. Graças à cidade de Carrara, pessoas de todo o mundo podem vislumbrar a qualidade da pedra que Michelangelo, assim como tantos outros artistas históricos viam em seu tempo.

MAIS UMA FORMA DE ESPALHAR A ITÁLIA PELO MUNDO

Os italianos e sua cultura de espalhar suas raízes nos mais diversos cantos do mundo. Foi assim com a arte, a culinária, a arquitetura, e até mesmo com as famílias, que se alastram pelos principais polos do mundo. Aqui no Brasil mesmo, temos uma grande concentração de italianos, estes que carregam em seu sangue a herança de seus antepassados.

Inclusive, grandes chances de que você, nosso leitor, tenha essa história correndo em suas veias agora mesmo!

Se você tem ascendência italiana, ou supõe ter, sabia que pode reconhecer sua cidadania e usufruir de todos os benefícios dela, tal qual um cidadão nascido na Itália? Fale conosco no contato@cidadania4u.com.br e tenha detalhes sobre como nossos especialistas em reconhecimento de cidadania podem te ajudar!

Nossa equipe de profissionais está esperando seu contato desde já! 😛

Nos falamos brevemente (:

Até mais!