O sonho de obter a cidadania italiana agora pode ser uma realidade, pois, você não precisa sair do Brasil para pedir a sua. Vamos ensinar aqui o passo a passo sobre como tirar a sua cidadania sem precisar sair do país.

É grande o número de brasileiros que são descendentes de italianos, e que por lei, tem direito de receber a cidadania italiana, passando então a possuir uma cidadania dupla.

Apesar de ser um processo lento, principalmente quando realizado no Brasil, vale a pena pedir o quanto antes a sua cidadania italiana, garantindo assim inúmeros benefícios não apenas na Itália, mas em diversos países da Europa.

Sendo a Itália um país com muito mais estabilidade econômica, o qual oferece a seus cidadãos melhores oportunidades de acesso à saúde e educação, fazer parte dessa pátria é o desejo de muita gente.

Por isso, se você é descendente de italianos, não deixe de conferir o nosso artigo completo, e tenha todas as informações necessárias para solicitar a sua cidadania italiana o quanto antes.

Entenda mais sobre a cidadania italiana

Se você ainda não sabe muito bem o que é e para que serve, é importante compreender a importância da cidadania italiana, e todos os benefícios que ela pode te proporcionar.

O direito a cidadania italiana confere a você todos os direitos e deveres de uma pessoa nascida na Itália, de modo que você será considerado um cidadão pertencente a esse país.

Para obter a cidadania italiana você não precisa necessariamente morar na Itália, nem mesmo ter nascido nesse país,

A seguir vamos explicar melhor os critérios que estabelecem quem tem direito a cidadania italiana, quais os documentos necessários e onde você pode solicitar a sua.

Quem tem direito a cidadania italiana?

Antes de falarmos sobre todo o processo sobre como pedir a sua cidadania, é importante esclarecermos primeiro quem tem direito a cidadania italiana, ou seja, quais os critérios estabelecidos nos quais você precisa se encaixar

  • Ser descendente de italianos

O primeiro e principal critério na hora de obter a cidadania italiana é ser descendente de italianos e pode comprovar.

Não importa qual dos seus antecedentes nasceu na Itália, o importante é que você consiga comprovar a sua descendência.

Pessoas cujo sobrenome é característico do país podem obter uma maior facilidade na hora de comprovar, porém, ainda assim são solicitados alguns documentos, sobre os quais vamos falar ainda nesse artigo.

  • Ser casado legalmente com um italiano

A segunda forma de obter cidadania italiana é se casando com um cidadão di país, porém, vale lembrar que o casamento precisa ser oficializado segundo as leis da Itália.

Essas são as principais formas de conseguir cidadania italiana, visto que a Itália é um país onde são considerados cidadãos todos aqueles que possuem o sangue italiano, seja através da descendência, ou de forma simbólica através do casamento.

Se você é brasileiro e se encaixa em um desses dois critérios, saiba que você pode solicitar a sua cidadania sem sair do país, e é sobre isso que vamos falar com mais detalhes a seguir.

Onde tirar a cidadania italiana no Brasil?

Está precisando retirar a cidadania italiana e não sabe como? Saiba que você pode fazer isso de forma extremamente fácil, porém, é importante ressaltar que esse pode ser um processo lento.

Para tirar a sua cidadania o primeiro passo é entrar na fila do consulado italiano, na qual já estão inúmeros brasileiros aguardando serem chamados para que possa ser realizada a Análise de documentos.

Enquanto você aguarda a fila, vá separando os documentos que serão necessários posteriormente, sendo eles:

  • Certidão de nascimento, no caso dos filhos de italianos
  • Certidão de óbito, caso o parente italiano não seja mais vivo
  • Certificado de naturalização, caso o seu ascendente tenha se naturalizado
  • Certidão negativa de naturalização, caso ele não tenha se naturalizado

Esses são os documentos que irão garantir a sua descendência, porém, se o seu caso for o de cidadania adquirida após o casamento, então será necessário levar a sua certidão de casamento original.

A cidadania italiana obtida por meio do casamento pode ser muito mais fácil de ser adquirida, visto que esse se torna um processo muito menos burocrático e fácil de ser resolvido.

Além dos documentos que comprovam o seu direito a cidadania, é importante levar ainda os seus documentos pessoais, sendo os documentos necessários:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento
  • Título eleitoral
  • Ficha de cadastro
  • Formulário de pedido de reconhecimento de cidadania
  • Esquema da árvore genealógica

Depois de separar essa lista de documentos você estará pronto, caso seja chamado a qualquer momento para levar os seus documentos para análise.

Vale ressaltar ainda que, para somente para entrar solicitar o seu formulário de pedido de reconhecimento de cidadania é preciso pagar um total de 300 euros, valor esse que não garante que a sua cidadania será concedida.

Prazo para obter a cidadania italiana no Brasil

Depois de separar todos os seus documentos é importante aguardar a fila, de modo que, no site do consulado italiano são divulgadas as listas das pessoas convocadas para apresentar a documentação.

Esse é um processo considerado extremamente lento, porém, a análise dos documentos pode demorar ainda mais.

Quando chegar a sua vez, não se esqueça de conferir cada um dos documentos que listamos aqui, pois, a falta de algum documento pode fazer com que você precise entrar com o pedido novamente.

Assim, depois de levar toda a sua documentação você deve aguardar até que seja realizada a análise, para então você receber a resposta final sobre ter ou não o direito à cidadania italiana.

Ao todo, estima-se que os casos de análise estejam demorando cerca de 5 a 10 anos, visto que existe um grande número de pedidos pendentes.

Algumas regiões do Brasil têm implantado medidas para agilizar esse processo, principalmente na região sul do país, onde o número de pedidos é significativamente maior.

Apesar de ser um processo extremamente demorado, tirar a cidadania italiana pode ser extremamente importante para o seu futuro, e até mesmo para o futuro dos seus descendentes.

Cidadania italiana por meio de ação legal

Como você já sabe, solicitar a sua cidadania italiana através do método tradicional pode demandar muito tempo, visto que os processos têm demorado quase uma década para serem finalizados.

Porém, em alguns casos onde haja a necessidade imediata da cidadania italiana, uma opção é recorrer a uma ação judicial, com a finalidade de agilizar o processo e garantir a sua cidadania o quanto antes.

Os casos onde são viáveis uma ação legal, são raros, porém, existem algumas exceções possíveis, por isso, se você não pode mais esperar, não deixe de consultar um advogado.

Assim, caso você apresente um motivo consistente, você pode retirar a sua cidadania italiana sem sair do Brasil, e de forma muito mais rápida.

Existem ainda os casos onde há determinação do juiz, porém, esses são ainda mais raros, e consistem apenas nos casos excepcionais.

Motivos para tirar a sua cidadania italiana

Muita gente ainda desconhece os motivos pelos quais a cidadania italiana pode ser tão importante, porém, ao ser considerado cidadão da Itália você passa a contar com uma série de benefícios.

A Itália é conhecida por ser um país que, além de ser extremamente rico em cultura e beleza, conta ainda com uma grande estabilidade econômica.

Esse é um fator fundamental, principalmente para quem tem vontade de sair do Brasil para tentar melhores condições de vida. Assim, a Itália pode ser o lugar ideal, e obtendo a sua cidadania fica muito mais fácil.

Os cidadãos italianos podem ter acesso ao sistema de saúde, educação e todos os outros serviços voltados para o atendimento público, sendo esses reconhecidos por sua grande competência.

Ao obter cidadania italiana você garante ainda o livre acesso aos países da Europa, não precisando nem mesmo de visto na hora de viajar e podendo permanecer por quanto tempo for necessário.

Vale a pena ressaltar quem, ao obter a cidadania italiana você não perde a cidadania brasileira, podendo assim contar com ambos os países sempre que necessário.

Agora que você conheceu alguns dos motivos de obter a cidadania italiana, saiba como encontrar o consultado italiano mais próximo de você.

Saiba onde fica o Consulado italiano mais próximo

Considerando que, o primeiro passo para obter a sua cidadania é entrando para a fila do consulado italiano e aguardando a sua vez de ser chamado, é importante saber localizar o consulado mais próximo.

O consulado italiano representa o órgão responsável pelos interesses dos cidadãos italianos que residem no Brasil, ou seja, é ele quem irá garantir todos os direitos dos cidadãos italianos, sendo importante ainda para prestar auxílio a essas pessoas sempre que necessário.

Assim, para encontrar o consulado mais próximo basta acessar a internet e conferir os estados onde o mesmo está presente. Atualmente o consulado italiano já se encontra em boa parte dos estados do Brasil, de forma que você pode escolher o mais próximo para iniciar o seu processo.

Pasta de familiares no consulado

É comum que em uma mesma família mais de uma pessoa solicite a cidadania italiana, e nesses casos, uma dúvida comum é sobre o aproveitamento dos documentos apresentados.

Considerando que todos os documentos apresentados ao consulado ficam arquivados, muitas pessoas questionam se existe a possibilidade de serem aproveitados os documentos já apresentados por outros membros da família.

Pois, quando uma pessoa solicita a cidadania e comprova que está apta a se tornar um cidadão italiano, ela automaticamente está certificando que os demais membros da sua família também podem fazer o pedido.

Essa seria uma medida importante para agilizar todo o processo, facilitando assim a obtenção da sua cidadania, porém, isso abriria margem para uma série de erros, tornando o processo ineficiente.

Assim, desde já é importante ressaltarmos que essa é uma opção inviável, visto que cada documento é de uso individual, assim, cada pessoa precisa emitir novos documentos na hora de solicitar a sua cidadania italiana.

Por isso, mesmo que alguém da sua família já possua a cidadania italiana, ainda assim você precisará retirar todos os documentos e começar o processo desde o início, aguardando o prazo normalmente.

Tirar a cidadania italiana no Brasil x na Itália

Você pode optar por tirar a sua cidadania italiana tanto no Brasil quanto na Itália, porém, a duração desse processo pode ser muito diferente em cada um desses países.

Como você já percebeu, no Brasil esse processo pode ser extremamente demorando, levando quase uma década para ser finalizado, enquanto que na Itália em alguns meses você já pode ter a sua cidadania disponível.

Porém, é fato que uma viagem até a Itália pode sair por um valor muito mais alto do que o valor cobrado para retirar a cidadania no Brasil, fazendo dessa uma opção muito mais viável para a grande maioria das pessoas.

Assim, é fundamental que você analise as suas condições e veja qual a opção mais viável para você. Seja no Brasil ou na Itália, o fato é que se você é descendente ou se casou com um cidadão italiano você precisa retirar a sua cidadania.

Mais do que um dever esse é um direito, o qual foi concedido a você desde o nascimento dos seus antepassados, e que hoje pode ser extremamente importante na hora de viajar para a Itália ou mesmo para os países da Europa.

Essa é também a oportunidade de passar o direito a cidadania para os seus filhos, os quais também poderão aproveitar dos inúmeros benefícios ofertados.

Por mais demorado que possa ser, não perca a oportunidade e solicite o quanto antes a sua cidadania italiana, pois, essa pode ser uma forma de busca uma vida melhor nos países da Europa, ou ainda de facilitar os seus passeios, podendo permanecer em qualquer país europeu o tempo que precisar.

Esperamos ter esclarecido aqui as suas principais dúvidas sobre como tirar a cidadania italiana sem precisar sair do Brasil, seguindo todos os procedimentos necessários e garantindo os documentos que precisarão ser apresentados.