Adorado pelo povo italiano por conta de suas políticas conservadoras, Salvini tinha grandes chances de ganhar as eleições, caso convocadas antecipadamente como havia planejado. Agora, após perder para a coalizão dos partidos de centro-esquerda, o líder da Extrema-direita diz que fará uma oposição saudável e mobilizara italianos para pedir eleições.

O antigo Ministro do Interior, Matteo Salvini, viu seu plano fracassar completamente e foi surpreendido por uma coalizão inesperada entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático. Salvini é conhecido por liderar manifestações, e esta que se opõe ao novo governo que, de acordo com ele, nasceu “das sombras em Bruxelas”, acontecerá em 19 de Outubro.

De acordo com o mesmo, as manifestações serão voltadas ao orgulho. Um “dia pacífico para o orgulho italiano” e de marcha contra o governo de centro-esquerda. Esta será a principal manifestação, e acontecerá em Roma, mas de acordo com a agenda de Salvini, outras menores manifestações devem acontecer em cidades pequenas.

SERIA ESSE MAIS UM DESDOBRAR INESPERADO?

A política italiana é e sempre foi algo muito frágil e instável, sendo comparada à nossa vizinha aqui da América do Sul: a Argentina. De acordo com especialistas, a Argentina quase sempre está em crise econômica, assim como a Itália está quase sempre em crise política. É o estado normal das nações, dando uma verdadeira sensação de déjà vu acompanhar as movimentações dos países.

Na Itália, lembramos que foram 61 governos desde o pós-guerra. A coalizão que se forma agora entre o Movimento 5 Estrelas e o PD pode durar apenas alguns meses, ou durar até o fim do mandado. Não há como saber.

O que sabemos é que os italianos já estão, de certa forma, acostumados e desacreditados com a política por conta do recorrente caos que acomete os habitantes desse país.

Em um discurso transmitido pelo Facebook, Salvini falara: “Eu não estou bravo por conta dos meus interesses pessoais, estou bravo porque há uma usurpação da democracia acontecendo agora”.

Vale lembrar que essa crise política se instaurou no país por conta do rompimento que Matteo Salvini ocasionou à coalizão com o M5S. Cabe agora aguardar as movimentações que acontecerão na Itália no comecinho de Outubro para que saibamos quais possíveis consequências podem nascer delas.

PREZEMOS PELA NOSSA ITÁLIA E PELO FUTURO DELA

O poder e o tamanho da economia da Itália são notáveis. O país está na lista das grandes economias do mundo, mas infelizmente, os governantes que acabam tomando o poder no país costumam ter pouca relevância internacional, sendo frequentemente alvo de piadas por conta da fragilidade e da forma que lideram o país.

Para que a Itália volte a ter uma voz forte no cenário global, precisamos de um cenário político mais estável. Como você, enquanto cidadão italiano, acha que podemos encontrar esse estado de estabilidade? Comenta aqui abaixo nessa postagem e conta pra gente o que você pensa!

Nós da Cidadania4u estamos aqui, lado a lado contigo para estudar o que acontece na Itália e te passar todas as informações que precisa. Conte conosco tanto no que concerne a isso quanto aos processos burocráticos que lhe sejam necessários perante o governo italiano. Nisso, falamos desde o reconhecimento de sua cidadania, atualização de AIRE, registro civil e afins.

Fale com nossos especialistas no contato@cidadania4u.com.br e tenha acesso a um atendimento personalizado 😀

Nos falamos em breve. Um grande abraço e até mais!

 

Imagem: France 24