Em menos de um ano, já vimos drásticas mudanças no processo de reconhecimento e requerimento da cidadania italiana. E aparentemente, estas não serão as últimas modificações nos procedimentos. Essa semana, foi protocolada uma proposta que sugere testes para o reconhecimento da cidadania.

De acordo com Vito Petrocelli, senador e presidente do comitê para assuntos de Relações Exteriores no Senado Italiano, é necessário que sejam feitos testes para que os descendentes concluam os processos de reconhecimento e reaquisição da cidadania italiana.

Este teste, assim como o que envolve o processo de naturalização por matrimônio, tem relação com o conhecimento da língua italiana e da cultura local. O parlamentar que é parte do Movimento 5 estrelas (aliado do atual governo), apresentará o texto base de suas mudanças ao Senado e tem os dedos cruzados para a aceitação dos gestores.

AINDA MAIS COMPLICAÇÃO PARA O PROCESSO DE REQUERIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA?

A proposta, que deve ser apresentada ao Senado ainda nesse ano, deve ter seus efeitos em vigor apenas a partir dos anos que seguem, não afetando os que já estejam em andamento (pela regra ex nunc, as modificações do processo só devem surtir efeito nos que iniciarem o reconhecimento depois do decreto).

“Há pessoas que têm poucos e distantes ascendentes italianos, mas que nunca colocaram os pés na Itália e que não falam italiano. É preciso verificar a persistência de suas ligações com a Itália, que não pode ser baseada apenas na descendência”, disse Petrocelli.

A proposta será apresentada ao Senado logo logo, e afetará apenas a cidadania por Jus Sanguinis, que é a de “direito por sangue”. Esta fomentadora de cidadania é a mais recorrida pelos brasileiros, que inclusive carregam o título de maior população descendente de italianos de todo o mundo!

“Estamos conscientes que esta é uma oportunidade para fazer uma mudança em questões que aguardam uma solução por um longo tempo”, falou por fim, Vito Petrocelli.

Resta a nós, descendentes de italianos, ver e acompanhar essas notícias com certo temor, já que isso tem direta relação com a nossa vida aqui no Brasil!

ESTA É A HORA DE COMEÇAR O RECONHECIMENTO!

Como deu para perceber, estamos diante de um padrão vindo do poder administrativo italiano. Cada vez mais, as portas para o reconhecimento da cidadania se tornam mais distantes e precisam passar por caminhos cada vez mais tortuosos.

Se você ainda não tem sua cidadania italiana reconhecida, este é o momento de dar uma guinada na procura de sua documentação, preparação da mesma e iniciação de seu processo perante o consulado italiano. Se estiver preocupado com os prazos, não precisa perder a cabeça.

Fale conosco da Cidadania4u e tenha acesso a nossa assessoria! Podemos te ajudar tanto no que concerne ao seu agendamento perante a entidade consular, assim como, na retificação de seus documentos, procura de certidões, tradução juramentada e apostilamento.

Nossa equipe de especialistas em cidadania italiana fica de prontidão desde já, aguardando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br 😀

Nos falamos brevemente! Um grande abraço e até mais 🙂