A dívida da Itália é a maior de toda a zona do Euro, alcançando assustadores 2,3 trilhões de euros. É maior que a da Alemanha e da França. Na comparação com seu PIB, a dívida chega a 132%. O que faz com que um resgate, semelhante ao da Grécia, ser totalmente impossível se o país vir a declarar falência em algum momento. Por conta disso, a União Europeia resolveu aplicar medidas disciplinares contra Itália.

Sendo a terceira maior economia da zona do Euro, perdendo apenas para a Alemanha e para a França, a Itália é um dos países mais ricos da União Europeia, com um Produto Interno Bruto que chega aos 1,8 trilhão de euros. Entretanto, quando falamos da dívida do país, a Itália está em primeiro lugar, com um montante que perpassa o próprio valor de seu PIB.

Os juros da dívida do país estão aumentando, o que faz com que sua dívida total se torne ainda maior, e quase impossível de ser quitada. Hoje, ainda que tudo o que o país produza seja destinado para o pagamento da dívida, o montante não seria capaz de quitar o valor.

O RISCO DE INSOLVÊNCIA CHAMA ATENÇÃO E A UNIÃO EUROPEIA APLICARÁ MEDIDAS DISCIPLINARES CONTRA ITÁLIA

Até então, isso não estava causando nenhuma espécie de atrito entre a Itália e os outros países membros, já que países como a Espanha também possuem dívidas acima do PIB (103%), ou mesmo a França, que quase passa dos 100% de seu PIB com 96%.

Mas, quando o risco de insolvência da Itália começou a ser notado, acionaram o Tratado de Maastricht, que não permite os países membros da UE de terem uma dívida maior que 60% do PIB.

O EFEITO CASCATA E A DÍVIDA PÚBLICA ITALIANA

Ainda que a dívida esteja limitada às fronteiras italianas, pode colocar em risco toda a estabilidade do Euro. A enorme dívida pública passa então a ser um risco para todos os países que adotam a moeda.

Se a Itália tiver problemas semelhantes aos que a Grécia teve, não poderá ter a sorte de ser resgatada como a Grécia foi, já que a economia italiana é quase 10 vezes maior.

Se a tendência de insolvência italiana se mantiver, tendência essa demonstrada pelos pagamentos abaixo do crescimento dos juros, a Itália não conseguirá conseguir obter dinheiro nos mercados internacionais, tendo de declarar o tão temido estado de crise. Dessa forma, sansões da União Europeia é um cenário um pouco assustador.

SINAIS POSITIVOS EM MEIO À TURBULÊNCIA E AS SANSÕES DA UNIÃO EUROPEIA

Embora essa situação esteja caindo na mídia agora, ela não é nada nova. No início do euro, em 1998, o governo italiano já tinha um endividamento alto para adotar a moeda. A dívida pública, quando o país ingressou na zona do Euro, já passava dos 60% acordados. Em verdade, passava do dobro, alcançando 121%.

A atual performance da economia italiana é boa, e o PIB deve crescer 1,5% ainda este ano. Com reformas no mercado de trabalho e um novo sistema de impostos, os economistas têm uma visão otimista, mesmo diante de todo o caos que se forma em torno do país!

Quanto às sansões da União Europeia que podem ser aplicadas: não temos muitas informações até o presente momento, já que não houve nenhum tipo de manifestação específica nesse cerne.

FIQUE ATENTO ÀS MOVIMENTAÇÕES ITALIANAS CONOSCO!

Bem, como cidadão italiano, quer esteja no Brasil, na Itália ou em qualquer outro lugar do mundo, deve estar sempre atento a todas as informações políticas, sociais e econômicas da Itália.

Se deseja manter-se informado sobre o que acontece de relevante na Itália, sejam sobre as medidas disciplinares contra Itália ou outros assuntos (como turismo), pode contar conosco aqui do Cidadania4u! Estamos sempre de olho nas movimentações políticas e sociais da Itália para vir aqui te contar sobre tudo em detalhes!

Se precisar de assessoria em assuntos administrativos perante o governo italiano, fale conosco da mesma forma, no contato@cidadania4u.com.br.

Podemos te ajudar em processos de reconhecimento de cidadania por matrimônio, atualização de documentos, tradução, apostilamento, vistos e muito mais! Conte com nossa equipe de profissionais sempre que necessário! Prestaremos um serviço de qualidade e com a eficiência que espera! 😀

Nos falamos em breve! Até mais (: