Ao caminhar pelas ruas, costumamos ver anúncios a procura de cachorros perdidos, assim como gatos e possivelmente alguns pássaros domésticos. O que os habitantes de Trento não esperavam ver era que um urso se perdeu na cidade, e está sendo procurado pelas autoridades locais.

Tendo escapado de um centro de biologia, o urso está à solta no norte do país. As autoridades italianas estão à procura do espécime para leva-lo de volta para sua jaula. Entretanto, o animal que foi identificado como M49, tem levantado diversas polêmicas.

Por ser responsável por vários incidentes, que vão desde danos ao patrimônio, invasão de áreas públicas e privadas, assim como mortes de rebanhos bovinos e equinos, estima-se que o urso tenha causado um dano de 31 mil euros. Capturado na zona de Val Rendeva, o urso foi levado ao Centro de Vida Selvagem de Casteller, onde mais uma vez, escapou durante a madrugada.

UM URSO DIFÍCIL DE CONTER

O animal que tem 3 anos de idade está sendo procurado por uma patrulha florestal e com o apoio de cães. Pelo fato de nessa última escapada, o urso ter conseguido escalar uma parede de 3 metros de altura sem dificuldade, os policiais se preocupam com a possibilidade do mesmo entrar em casas, criando portanto, um problema de segurança pública.

Alguns cidadãos, com medo do animal, defendem o abate do urso, mas o Ministro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa, se mostrou contrário ao abatimento do animal.

M49, como é chamado, nasceu da reprodução acompanhada por especialistas, no projeto Life Ursus, que busca preservar e reintroduzir as espécies endêmicas da Eslovênia.

Em 2014, um caso semelhante aconteceu, quando a ursa Daniza foi morta durante a tentativa de capturar a mesma nas ruas. Como o animal representava riscos, tal qual M49, foi atacado em retaliação ao ferimento de um trabalhador rural. A questão é que a ursa só feriu o trabalhador para proteger seus filhotes.

UMA QUESTÃO QUE PRECISA DE CALMA

Claro que é uma questão complicada. De um lado, temos a ideia de que um animal gigante como um urso, pode invadir nossas casas, e desejamos a solução dessa questão rapidamente. De outro lado, temos a proteção de uma espécie em risco de extinção, tal qual, a ciência de que estes são seres irracionais, que têm tanto medo de nós quanto nós deles.

E é em meio a essa discussão que os oficiais do estado se veem imersos. Esperamos que toda essa situação se resolva de forma amigável e sem problemas, quer seja para os cidadãos italianos, quer seja para o urso M49, que com apenas 3 anos de idade, já se meteu em mais apuros que muitos de nós.

Acompanhe conosco aqui da Cidadania4u todos os detalhes dessa história! E não deixe de comentar: qual a sua opinião sobre esse fato?

Se você tem alguma necessidade burocrática diante do consulado italiano, não deixe de falar conosco no contato@cidadania4u.com.br para iniciar seu pedido. Nossos especialistas darão uma olhada no que você precisa, desde o reconhecimento da sua cidadania até a regularização do seu AIRE, e te passarão todos os detalhes de como podemos te ajudar.

Esperamos seu contato desde já!

Um grande abraço e até mais!