Se você já prestou algumas visitas à Itália, deve ter conhecido os populares grandes centros, como Milão, Roma, Florença e Veneza. Estes que são os centros históricos mais procurados e mais turísticos. Mas, já ouviu falar na surpreendente cidade de Matera? Este destino, de certo, é um dos menos conhecidos de toda a Itália, e além de muito charmoso, tem uma história única.

Se está procurando um destino super diferenciado na Itália, que tal apostar e conhecer A Cidade Subterrânea italiana? Ou, la Città Sotterranea, como é conhecida por lá. Matera é considerada um dos grupamentos urbanos mais antigos do mundo, tendo sido praticamente intocada desde sua fundação.

É aqui que está a parte mais incrível de sua história: a cidade passou mais de 10 mil anos completamente inabitada. Através de sua arquitetura única, os prédios conseguem falar isso. É tudo muito medieval, antiquado. As casas esculpidas em pedra mostram como essas construções são deveras antigas, mas super bem conservadas.

UM OUTRO ICÔNICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ITALIANO

Tendo sido tombada como Patrimônio da Unesco desde 1993, Matera se mantém homogênea e inconfundível. Mas isso não a fez parar no tempo, já que o turismo tem movimentado a região na última década.

Além de bela, a cidade também é conhecida por ter sido um verdadeiro centro intelectual no passado longínquo da Itália. Foi nesse pequeno centro que foi inventada a primeira cisterna, que é um sistema milenar de armazenamento e distribuição de água para a população.

Caso visite a região, procure os passeios que te levarão a um desses reservatórios subterrâneos, que ficaram escondidos no subsolo dessa cidade por milhares de anos.

UMA CÁPSULA DO TEMPO DA HUMANIDADE

Ao que tudo indica, Matera continuará do jeito que está por muitos anos porvir. Ficando do lado de Plovdiv, na Bulgária, esse centro foi considerado a Capital Cultural da Europa em 2019. As peculiaridades da cidadela trazem uma compilação de diversas eras de nossa espécie.

Vemos aqui na região desde construções da pré-história, vilas do período neolítico que se desenvolveram para as Idades do Bronze e do Ferro, e foram habitadas pelos humanos no período dos Romanos, depois na Idade Média e assim por diante.

Foi aqui em Matera que o conhecidíssimo filme “A Paixão de Cristo”, dirigido por Mel Gibson, foi gravado. À época, a cidade recebeu um boom de turismo, mas esse acabou se diluindo com o passar dos anos. Que tal nós reacendermos esse fluxo de turistas para essa mágica cidade?

VISITE MATERA E VALORIZE A HISTÓRIA ITALIANA

Nós aqui da Cidadania4u vivemos para valorizar o passado da Itália, as nossas raízes, assim como, estar sempre presente na construção de um incrível futuro para a nossa sociedade. Se você também é cidadão italiano, junte-se a nós nessa missão! Um dos passos mais importantes seria o reconhecimento de sua cidadania italiana.

É através disso que você é capaz de usufruir de todos os benefícios de ser um cidadão europeu, onde gozará dos direitos de morar em países da União Europeia, trabalhar por lá, entre outros incríveis direitos.

Conte conosco nesse processo! Reconheça a história das raízes de sua família junto com a Cidadania4u! Nossa equipe de especialistas em cidadania italiana está esperando seu e-mail no contato@cidadania4u.com.br! Aguardamos o seu contato desde já, ok?

Um grande abraço, e nos falamos em breve! 😀