Cidadania italiana: vias possíveis

Vamos descobrir cada uma delas?

Atualmente existem duas formas de reconhecer sua cidadania italiana

1

2

Via Administrativa

Via Judicial

1.  Judicial Materna 2. Judicial Contra as filas do Consulado

1. Reconhecimento por descendência 2. Administrativa no Brasil 3. Administrativa na Itália 

Judicial Materna

Mulheres não transmitiam a cidadania até 1948. Então, se o seu dante causa for uma mulher italiana, esse é o processo certo pra você! Claro, serão necessários alguns documentos, sendo a CNN (certidão negativa de naturalização) um deles.

Contra filas do Consulado

Você já deve ter visto que a lei italiana estabelece até 2 anos para que você reconheça sua cidadania. Mas isso não acontece já que os Consulados não respeitam esse prazo.  Cientes disso, nós entramos com uma ação no Tribunal de Roma.

Via Administrativa no Brasil

Cada consulado possui suas próprias regras, mas o que todos tem em comum é a solicitação, que chamamos de circunscrição consular.  Você entrará para a fila de espera e apresentará todos os documentos, depois é só aguardar sua convocação!

Via Administrativa na Itália

A melhor opção em questão de tempo, ela demora cerca de 3 meses para ser finalizada.  Você só precisa comprovar residência no país (sem sair do Comune escolhido) e esperar a passagem do Vigile!

Por descendência

Não temos muito o que dizer aqui, né? Como o nome já diz, basta ser descendente de um italiano.  Se o seu caso não tiver nenhum obstáculo, você pode iniciar seu processo agora mesmo!