Como já comentamos aqui no blog do Cidadania4u, estamos em um momento de comemoração. Afinal de contas, a Itália está saindo da quarentena e retornando a um estado de mais paz. Por isso, vamos trazer um texto bem mais histórico e menos atual ao nosso blog, e vamos falar sobre uma curiosidade – a Ilha de Poveglia!

Como essa Ilha conversa com a Pandemia? Bem, se você já acompanhou a história da Itália, deve saber que essa não é a primeira vez que uma doença altamente contagiosa atinge o país. Entre os séculos 18 e 19, que foram marcados pela Epidemia de Tifo, Cólera, Tuberculose e Varíola, a Itália sofreu bastante.

E exatamente por isso, espalhados pelo país, existem diversos abrigos para pessoas doentes. O mais famoso deles, a Ilha de Poveglia, onde funcionava um local de internação onde pessoas que poderiam ser contagiosas ficavam hospedadas.

UM CASTELO ASSOMBRADO PELAS DOENÇAS DO PASSADO

Seria Poveglia um local assombrado? Essa é a teoria das pessoas que vivem nas proximidades. Depois da desativação do lugar enquanto um hospital para pessoas contagiosas, a ilha se tornou um manicômio, e supostamente, hoje seria cheia de fantasmas de pacientes falecidos no antigo instituto psiquiátrico.

Com grande parte de suas estruturas em ruínas, e com a vegetação invadindo as salas, o cenário se tornou quase que análogo ao de um filme de terror – e isso atrai visitantes de todo o mundo. Turistas que passam de barco por aqui, e alguns corajosos que ousam entrar nas estruturas, realmente comentam sobre a energia carregada.

Como dissemos, a Itália possui diversas estruturas como estas, que auxiliaram o país a passar pelos momentos de dificuldades. Outro exemplo seria “Lazzaretto”, na Ilha Manoel, em Malta.

Esse aqui foi usado especificamente para pacientes vítimas de Cólera. A estrutura é belíssima, e se mistura com a paisagem do arquipélago.

UM PAÍS CONHECIDO PELA SUA FORÇA PERANTE AS INTEMPÉRIES

O povo italiano é forte, e desde sempre, foi capaz de se organizar para lidar com qualquer intempérie! Esses marcos que vemos pelo país são exemplo disso, assim como o recente sucesso na luta contra o Corona Vírus.

Nós, descendentes de italianos, que vivemos aqui no Brasil, temos em nossas veias a mesma força, e juntos passaremos por essa pandemia, fortes como nunca!