Não é de hoje que nós sabemos que Curitiba tem uma das maiores populações de descendentes de italianos de todo o Brasil, não é mesmo? Assim sendo, todos os interessados em obter a cidadania italiana em Curitiba devem seguir alguns passos específicos. Confira detalhes mais abaixo.

Antes de tudo, vale destacar que estamos sempre comentando aqui no blog sobre os principais detalhes sobre o reconhecimento da cidadania italiana. Hoje, trazemos informações sobre o consulado de Curitiba e sua peculiaridade: a Fila de Espera do Consulado.

Primeiramente, todos os descendentes que estão interessados em obter a cidadania italiana, precisam entrar nessa fila ou lista de espera. Isso vale tanto para Curitiba quanto para São Paulo.

Nesse sentido, confira abaixo o texto que preparamos para você tirar todas as suas dúvidas quanto ao processo:

Fases do processo de cidadania

cidadania italiana em curitiba
Passaporte italiano em mãos.

 

Desde já, se vamos falar sobre como funciona a cidadania italiana em Curitiba, também precisamos falar quanto tempo demora. Já que, essa é uma informação extremamente relevante para aqueles que iniciam seus processos de reconhecimento.

Nesse sentido, cada documentação tem suas necessidades específicas e particulares, e os processos também possuem uma trajetória própria. Portanto, não podemos dizer, sem analisar seu caso, um prazo único. Podemos dizer, entretanto, que no Brasil a média vai de 06 a 12 anos, a depender do consulado.

O processo se divide em 3 fases principais:

  • Reunião de documentos necessários: Aqui, os documentos são levantados, quer seja na Itália ou no Brasil. Nessa etapa, supõe-se que você, descendente de italianos, já tenha em mãos a sua árvore genealógica. Ou seja, antes de chegarmos a essa fase do processo, é necessário fazer todo o estudo de sua genealogia, fazendo a documentação de sua ancestralidade;
  • Preparação das certidões: Assim, com a documentação em mãos, é hora de preparar todas elas para a apresentação no consulado. Nessa fase, a nossa equipe aqui da Cidadania4u vai estudar todos os seus documentos, fazer retificações (caso necessárias), a juntada das certidões em inteiro teor, tradução e apostilamento. Tudo isso, seguindo as regras estritas do poder administrativo da Itália. E todos esses passos, você pode conferir direto na palma de sua mão, no Aplicativo da Cidadania4u;
  • Desenvolvimento do processo: Por fim, vem o momento de apresentação de toda a documentação no Consulado Italiano de Curitiba, caso você deseje fazer seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana em Curitiba, ou mesmo em outros consulados, caso você tenha residência nas respectivas jurisdições. De uma forma ou de outra, a Cidadania4u está aqui para te ajudar em todos os passos que sejam necessários em solo brasileiro (:

Parece bem simples, certo? Mas cada uma dessas fases exige imensa atenção e cuidado, para que tudo caminhe como o esperado, e para que não exista a necessidade de retrabalhos.

Também é extremamente importante se informar no próprio site do Consulado Italiano de Curitiba.

Cidadania Italiana em Curitiba: como é possível entrar na fila de espera?

Primeiramente, é necessário ir diretamente ao site do consulado de Curitiba e baixar a ficha de requerimento. Baixando a ficha do requerimento da cidadania italiana em Curitiba, basta preencher a mesma (uma para cada pessoa maior de 18 anos). OBS: Os menores de 18 anos podem ser inclusos no requerimento do genitor.

Este requerimento da cidadania italiana em Curitiba deve ser enviado por carta registrada, com aviso de recebimento, o endereço é o que segue logo abaixo, confira:

Consulado Italiano de Curitiba

  • Setor Cidadania
  • Rua Marechal Deodoro No. 630
  • Centro, Curitiba – PR
  • CEP: 80010-912

Esse é o panorama geral do processo de reconhecimento da cidadania italiana em Curitiba. Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar.

Entre em contato conosco para entender melhor o seu caso! Clique abaixo:

cidadania italiana em Curitiba