É fato que a pizza faz parte de todas as culturas e etnias do globo, mas o que você não sabe é como se comemora o dia mundial da pizza e como se deu sua origem. No artigo de hoje nós vamos te contar isso e muito mais!

Dos egípcios à nossa mesa num dia de jogo do seu time favorito, vamos abordar todos os caminhos que a pizza passou para que esteja hoje presente não só em nossas mesas, mas nas mesas do mundo inteiro. Vamos lá?

Quando é o dia mundial da pizza?

Sim! Para aqueles que não sabem, nossa querida e deliciosa pizza possui um dia especial: o dia 10 de Julho. Essa comemoração é recente, tendo início em 1985 aqui no Brasil, o que não se pode dizer da nossa amiguinha redonda, que é muito mais velha. 

Não é em vão que na Itália esse é o dia do padroeiro das pizzarias, Sant’Antonio Abate. Afinal, a pizza, além do macarrão, é o símbolo do país.

Como se comemora o dia mundial da pizza?

Aposto que você estava super curioso por essa parte, não é? Pois bem, então vamos te contar como se comemora o dia mundial da pizza aqui no Brasil!

Em alguns lugares como São Paulo, as pizzarias abrem às 12h, horário incomum, e oferecem obrigatoriamente o sabor mais tradicional da Itália: Margherita. Diz a lenda que os ingredientes dessa pizza foram em homenagem a bandeira do país: tomate (vermelho), mussarela (branco) e manjericão (verde); tudo feito em homenagem à rainha vigente da época, Margherita di Savoia. 

Claro que esse não é o único sabor oferecido, também contam com a italo-brasiliana, que contém o queijo dos dois países e a speciale, finalizada com presunto cru italiano. Esse é um evento compartilhado por mais de 10 restaurantes da capital paulista.

Qual é a origem da pizza?

Como muitas outras coisas, a origem da pizza é mais um dos vários mistérios da humanidade. Existem aqueles que acreditam que ela tenha começado a existir com os egípcios, há mais de 6 mil anos; outros já pensam que tudo começou com os romanos, antes de sua Era Cristã. A verdade é que muitos povos tinham o hábito de assar suas massas, e a variação de tempero foi aperfeiçoada ao longo do tempo. 

Entretanto, foi o nome dado pelos romanos que mais se parece com o nome dos dias de hoje, piscea. Os nobres comiam o “pão de Abraão”, uma massa feita de farinha, água e sal que era assada, acrescentada de ervas e alho.

5 curiosidades sobre a pizza

Já falamos sobre a origem da pizza, já mostramos um pouquinho de como se comemora o dia internacional dela aqui no Brasil, e agora vamos te contar algumas curiosidades sobre a pizza! 

  1. Uma curiosidade muito importante e que poucos sabem, é que por mais que a ideia da pizza seja italiana, não são os italianos que mais comem pizza no mundo. Sim, pode acreditar, esse título é nosso! Por exemplo, você sabia que são consumidas mais de 1 milhão de pizzas todos os dias só no Brasil? São Paulo é considerada a segunda maior consumidora da redondinha do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque. A verdade é que não somos os únicos a ter esse título. Nós o dividimos com os estadunidenses, nos tornando assim os dois países que mais consomem pizza em todo o globo terrestre;
  2. A maior pizza do mundo foi feita na Itália (quem diria, não?), com 40 metros de diâmetro! Ela era tão grande que até recebeu nome, Ottavia, em homenagem ao imperador romano;
  3. Por mais que não se saiba da origem exata da pizza, a que conhecemos atualmente tem uma data! Em 1738 foi criada a primeira pizza, em Nápoles. 
  4. Mesmo que o nome seja o mesmo, a pizza italiana é diferente da pizza brasileira. A nossa é mais robusta, pesada em termos de massa (bordas com queijo cremoso, sem contar a variedade de recheios, temos até filé mignon!), já a italiana é mais fina, leve, sendo servida até de lanche nas lanchonetes do país. Além disso, por conta da massa mais fina com borda crocante, há poucas opções de sabores.
  5. Reza a lenda que a expressão “tudo acaba em pizza” teve origem na década de 1950 envolvendo a diretoria da Sociedade Esportiva Palmeiras. Diz a história que após discussões intensas entre a diretoria do clube paulista, todos acabaram indo para uma pizzaria no Brás. Depois de muitos vinhos e muitas pizzas, as pessoas envolvidas na “briga” acabaram por deixar de lado toda a confusão sem maiores consequências. Daí que vem o ditado popular “tudo acaba em pizza”: algo que parte do nada e não acaba em lugar algum.

Por que a pizza é tão amada no Brasil?

Como um belo brasileiro, tenho certeza que você já provou um pedacinho de pizza ao longo de sua vida, e se disser que não, é mentira! 

A pizza para nós é mais que uma comemoração, já se tornou tradição, parte do nosso cotidiano. Desde a menor celebração até dias especiais como aniversários ou o dia que você recebeu sua primeira promoção, o resultado é claro: terá pizza. 

Nossa amiga redondinha está presente em vários momentos da nossa vida, e sempre pensamos nela (principalmente quando estamos com fome). Um perigo passar em frente a uma pizzaria quando não se tem nada no estômago, a tentação é enorme!

Mas o que faz a pizza tão importante para nós é que ela está na mesa de todas as classes, de todos os modos, de todos os preços. Ela é tão normal que se vende no mercado! E vamos admitir, essas são as melhores pois chegam cheias de recheio (a melhor parte). Sem falar das bordas! Cada pizzaria possui uma forma diferente, algumas ainda perguntam se queremos borda recheada ou não. Peculiaridade somente nossa, isso não existe na Itália. 

Por mais que a pizza tenha passado por vários povos, várias receitas, nós gostamos mesmo é do jeitinho brasileiro, afinal, não é por menos que somos um dos maiores consumidores de pizza no mundo.

Não fique de fora

Você viu a importância da pizza e como ela está infiltrada em nossa sociedade como um todo. Agora, o que você não pode fazer é perder nossos conteúdos quentinhos, recém saídos do forno. Para isso, não esqueça de assinar nossa news e fique por dentro de tudo que se passa na comunidade italiana e portuguesa aqui do Brasil!