Em parceria com o Projeto Portinari, a Embaixada da Itália em Brasília recebe, até domingo (27/03) a exposição Portinari ilustrador. A mostra inédita, que já está em exibição, conta com gravuras do artista Candido Portinari

A exposição conta com 28 obras originais, entre elas obras inéditas. Além de ilustrações de clássicos da literatura brasileira que você provavelmente já ouviu falar como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “O Alienista”, ambos do escritor Machado de Assis, além de “Menino de Engenho” do escritor José Lins do Rego.

Sala Nervi, um dos espaços mais nobres da Embaixada, foi escolhida para testemunhar a grandiosidade da obra do pintor e ilustrador. 

A instalação funciona como uma espécie de linha do tempo que auxilia o visitante a imergir na vida traduzida nas telas.

A exposição segue até o dia 27/03

Horário: segunda à sexta das 16 às 19h, aos sábados das 15 às 19h, domingo das 10 às 13h. 

Entrada: gratuita.

Quem foi Candido Portinari?

Um dos principais nomes do Modernismo no Brasil. Pintor brasileiro, ítalo-descendente, ficou conhecido internacionalmente por suas obras. Entre elas, a de maior destaque, a série “Retirantes”.

exposicao candido portinari
Retirantes, da série Retirantes, 1944-1945.

A relação de Portinari com a emigração faz parte de sua própria história. Ele nasceu em Brodósqui, em São Paulo, neto de avós italianos que emigraram para o Brasil

Aos 18 anos, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde pintou a primeira tela que venderia em 1921. 

Em 1922, Portinari expôs no Salão da Escola de Belas Artes, e no ano seguinte foi premiado com os três prêmios do Salão, com a obra “Retrato de Paulo Mazuchelli”.

O legado de Portinari carrega consigo temáticas sociais, históricas, religiosas, trabalhadores do campo, cultura popular, fauna e flora, etc.

Tratando-se do eixo histórico, algumas obras de destaque são:

  • Tiradentes;
exposicao candido portinari
Tiradentes (1948)
  •  A Chegada de D. João VI à Bahia;
exposicao candido portinari
A Chegada de Dom João VI à Bahia (1952)
  • O Descobrimento do Brasil;
exposicao candido portinari
O Descobrimento do Brasil (1956)
  • A Primeira Missa no Brasil;
exposicao candido portinari
A Primeira Missa no Brasil (1948)
  • Os afrescos da Biblioteca do Congresso em Washington;
exposicao candido portinari
Desbravamento da Mata (1941) 
  • Os Ciclos Econômicos, do Palácio Gustavo Capanema.

exposicao candido portinari
Estudo para uma das pinturas murais, da Série Ciclos Econômicos: [Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, RJ]: chapéu de palha.
Vale destacar que Candido Portinari possuía forte influência das vanguardas europeias. Sobretudo, no que caracteriza a transição do século XIX para o século XX. 

Mesmo sendo influenciado por essas vanguardas, o pintor imprime olhares que ressignificam as suas referências dentro de sua própria obra. Isto é, reunindo características das vanguardas europeias, como também da cultura brasileira, desde o folclore até a diversidade da população.

Exposição na Itália em 2022

João Candido, escritor e matemático brasileiro, filho de Portinari, promoverá através do Projeto Portinari uma exposição na Itália. Com o intuito de relembrar 60 anos sem o artista. Além disso, comemora-se esse ano também o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

O que para ele é extremamente importante por serem datas históricas. Além disso, indiscutivelmente permeia a obra do pai, já que o artista não é apartado de seu contexto histórico-social.

Afinal, o que é o Projeto Portinari?

O Projeto nasceu com o objetivo de documentar a obra de Candido Portinari. Idealizado pelo filho do pintor. O ano era 1979, marcado pelas Diretas Já, além da volta dos exilados. Nesse sentido, o desejo de resgatar a história era inerente ao Projeto. 

Hoje, o projeto conta com 30 mil documentos, entre eles 6 mil cartas trocadas entre grandes nomes da literatura e arte brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e outros. 

Além disso, o Projeto tem forte atuação social, com enfoque educativo por meio do seu Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social, de forma a democratizar o acesso à arte e às obras do artista.

Assim sendo, o projeto segue crescendo, inclusive com o objetivo de democratizar cada vez mais o acesso, por meio de ferramentas de visualização de painéis, como no caso de Guerra e Paz, alocado na sede da ONU em Nova Iorque, nos EUA.

exposicao candido portinari
Cerimônia de inauguração da exposição Guerra e Paz, Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Por: Cristina Granato (2010)

Se assim como Candido Portinari, você é descendente de italianos, há possibilidade de reconhecimento de cidadania. Quer saber mais?

Saiba que podemos te ajudar. Para mais informações sobre a cidadania italiana entre em contato conosco. Clique abaixo:

exposicao candido portinari