Dos mesmos criadores de AIRE, Stato Civile e Antenato, vem aí mais um termo que gera dúvidas em todos os oriundi: Fast It. Dessa vez, o termo vem do inglês, o que deixa as coisas ainda mais confusas para muitos cidadãos italianos. Então, afinal de contas, o que é esse sistema, para que serve e como posso utilizar?

Antes de tudo, vinculando-se ao AIRE, o Fast It é um sistema online filiado à Itália. Assim, sua proposta por definição, é prestar serviços telemáticos da Farnesina para italianos que vivem no exterior. Isto é, por meio de um cadastro online. Assim, esse procedimento permite a prestação dos serviços consulares de registro de AIRE. Bem como, alteração do endereço, assim como consulta totalmente à distância.

A instalação de tal sistema faz parte de um padrão já estabelecido pelo nosso sistema consular. Como por exemplo, no caso do agendamento de passaportes em São Paulo. O qual sofreu modificação, já que agora é realizado via WhatsApp.

Fast It: como utilizar?

Projetado para fornecer serviços e informações aos compatriotas italianos através da internet, o portal pode localizar seu consulado competente ou o mais próximo de você. Isto é, através do acesso às páginas de informações e o guia de serviços consulares. Assim como, pode realizar o registro do AIRE, atualização, entre outros serviços que falamos mais acima.

O uso da plataforma Fast It exige um registro, que pode ser feito no link aqui associado. Após esse registro, você receberá um e-mail de ativação. Lembre sempre de verificar a pasta de lixo eletrônico ou spam, caso não esteja achando o correio eletrônico em sua caixa principal.

Se o seu interesse é registrar o AIRE, basta seguir para o Portal de Serviços e seguir os passos lá dispostos, que envolvem desde o envio de alguns dados específicos como o envio de alguns documentos digitalizados.

Logo após, com a certeza de que todos os dados foram inseridos perfeitamente e sem nenhum erro, seu formulário é enviado para o consulado. Nesse caso, um operador no local analisará seu processo, deferindo ou não seu registro.

No site você pode conferir todos os passos de andamento de seu protocolo, quer esteja ele somente submetido; em processamento; cancelado pelo usuário; enviado para o Município; recusado pelo operador; ou, definido. O sistema Fast It é realmente bastante complexo.

Como é a utilização desse sistema?

O sistema, em si, é bem acessível e rápido. A questão é que, para utilizar os serviços da plataforma, certo conhecimento técnico é necessário, como por exemplo: a respeito tamanho dos anexos enviados; da qualidade da digitalização; do preenchimento dos formulários; entre outros pormenores que podem causar o indeferimento de seu pedido de atualização ou cadastro de AIRE.

Evite dores de cabeça com esse tipo de burocracia! Fale com uma assessoria de qualidade como a da Cidadania4u e solicite serviços da plataforma Fast It sem mais delongas. Nossa equipe de especialistas se responsabilizará por fazer todo o solicitado caminhar como desejado!