Aqui no Brasil temos uma vasta gama de marcas de oralidade, e uma grande parte dessas vêm direto da Itália. Com isso, nada mais justo que promovermos oficialmente comemorações e estudos da Língua, certo? É isso que a cidade de Florianópolis está fazendo, instituindo oficialmente a Semana da Língua Italiana.

De acordo com essa lei, a semana vai ter por objetivo, valorizar o patrimônio histórico e artístico cultural do Brasil e da Itália, e o que resultou do encontro de ambas as culturas. Além disso, pretende-se difundir a língua italiana, que hoje é uma das mais ensinadas no mundo.

Desde abril de 2019 a língua italiana é a quarta mais estudada de todo o mundo, mostrando que, possuir o conhecimento é sim um diferencial para o currículo de todos. No Estado de São Paulo, diversas escolas estão dando aulas gratuitas de italiano para as crianças.

E VOCÊ, JÁ COMEÇOU SUAS AULAS DE ITALIANO?

Para o cônsul-geral italiano de São Paulo, Filippo La Rosa, “o italiano não é somente o idioma dos avós, mas também o idioma do design, do automobilismo, do Canto Lírico, do direito, da igreja católica. Tem um viés profissional e as pessoas procuram o italiano por isso hoje em dia”.

Nada mais justo que, ao enxergar esse interesse não só da sociedade em si, como do mercado, que valorizar o conhecimento da língua com uma semana de eventos. Florianópolis é a primeira cidade do mundo a institucionalizar um período completamente dedicado à língua através de uma lei.

A proposta foi enviada à Câmara Municipal, aprovada e sancionada pelo prefeito, Gean Loureiro.

Com esses investimentos, tanto os de Florianópolis quanto os de São Paulo, vemos que as culturas do Brasil e da Itália, ainda que tenham crescido bastante em comunhão, têm muito a agregar uma a outra.

SABIA QUE O CONHECIMENTO DE ITALIANO É REQUISITO NA NATURALIZAÇÃO?

O certificado de conhecimento italiano B1 hoje é obrigatório para obter a cidadania italiana por matrimônio. Essa mudança foi instituída pelo Decreto Salvini, que está em vigor desde dezembro de 2018. Esse certificado precisa ser protocolado junto ao pedido da naturalização.

Portanto, se você está desejando começar o seu processo de cidadania italiana por casamento, que seria a naturalização, lembre desse requisito, tá bem? Qualquer dúvida, fala conosco aqui da Cidadania4u e poderemos te ajudar quanto a isso!

O Nível B1 deve atender os critérios do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, e apenas algumas instituições são capaz de comprovar esse conhecimento.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas no contato@cidadania4u.com.br e saiba como podemos te ajudar!