Com o passar do tempo, quer seja por mudanças nas tecnologias existentes nos consulados, contratação de pessoal, ou mesmo, mudanças burocráticas e legais na Itália, os consulados modificam suas políticas no que concerne aos documentos exigidos para certos procedimentos, forma de requisição e limitações. Saiba detalhes mais abaixo!

Estar ciente e completamente atualizado no que concerne à situação dos consulados é algo de extrema importância, principalmente quando você ainda precisa de serviços como o de reconhecimento de cidadania, renovação de passaporte e outros.

Como os sites oficiais nem sempre possuem uma interface de fácil acesso e compreensão, pensamos em fazer um compilado com as principais mudanças que aconteceram nesse ano de 2018, para o caso de você estar desejando ter algum serviço e esteja com alguma dúvida sobre os detalhes do mesmo.

Abaixo, os principais detalhes sobre os consulados italianos sob a ótica de quem mais os conhece: nós da Cidadania4u!

PORTO ALEGRE – Situação dos Passaportes

Uma dúvida que costumamos receber frequentemente é sobre o consulado italiano de Porto Alegre e como renovar o passaporte no dito consulado. Esse ano houve uma grande mudança no funcionamento do citado consulado, migrando do sistema Prenota Online para o sistema de agendamento via e-mail.

Para agendar atualmente, é necessário enviar um correio eletrônico para passaporti.portoalegre@esteri.it solicitando o agendamento em si. Você pode conferir a postagem em detalhes, assim como instruções esmiuçadas para o envio do e-mail clicando no link aqui.

O texto acima linkado foi enviado por Nicola Occhipinti, que é o Consul Geral. A decisão causou uma série de reclamações, as quais discutem desde problemas de demora na resposta para o agendamento ou mesmo ausência de resposta total. O problema da caixa de entrada cheia também foi citado e, a respeito dele, o consulado não se manifestou até o presente momento.

SÃO PAULO – Situação dos Passaportes

Outro consulado que optou pela saída do sistema Prenota Online nesse ano foi o de São Paulo. A migração do serviço, entretanto, foi para o aplicativo WhatsApp. O consulado que fica na Avenida Paulista criou um novo sistema para conseguir emitir o passaporte, e sobre ele, falamos passo a passo logo abaixo:

  1. Primeira fase – Uma vídeo chamada pelo WhatsApp para fixar a data para visita ao consulado;
  2. Segunda fase – O dia que fora agendado em si e apresentação dos documentos listados no site;
  3. Terceira fase – Recebimento do passaporte.

O detalhe de maior diferença, como deu para notar, foi a questão da Video chamada. Nela, o núcleo familiar pode fazer o agendamento em conjunto. Compreende-se como núcleo familiar o cônjuge e o filho ou filha menor. O número de pessoas a comparecer como núcleo familiar não pode ultrapassar 4.

Quanto aos filhos maiores de idade, esses devem proceder para uma outra chamada, a fim de possuir seu próprio agendamento.

As únicas exceções à regra que serão permitidas são aqueles familiares (particularmente os idosos ou pessoas com deficiência) que não podem usar o sistema WhatsApp ou têm dificuldade em fazê-lo.

Confira mais detalhes sobre o agendamento e seus pormenores clicando aqui. (infelizmente ainda não existe uma versão em português sobre os detalhes em si, mas o Google Tradutor pode te ajudar bastante nessa empreitada).

RIO DE JANEIRO – Filhos Diretos

Responsável pelos agendamentos de cidadania do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o Consulado Italiano do Rio de Janeiro criou este ano uma nova fila de agendamentos para o serviço: a Cidadania de Filhos Diretos. Sendo algo semelhante à prática de usar a “pasta da família”, a qual você pode encontrar mais detalhes aqui,  o agendamento de filhos diretos depende de:

  • O agendante precisa ser um italiano nato, nascido na iIália;
  • Ou, precisa que um de seus progenitores tenham sua cidadania reconhecida no próprio consulado do Rio de Janeiro.

A criação dessa fila ajuda, e muito, na fluidez da prestação do serviço por parte do consulado, colocando os casos de maior facilidade de resolução numa fila “preferencial”, desafogando um pouco o sistema que é conhecida pelo seu fluxo intenso de solicitações.

Essa mudança, diferente das duas acima listadas, foi deveras aclamada e foi recebida com muita alegria pelos descendentes de italianos.

O mesmo ocorreu com o Consulado de São Paulo, a diferença é que esse instituto pode ser aplicado apenas em situações muito específicas que falaremos num post futuro.

BELO HORIZONTE – Cidadania

De notificação bem abrupta, o consulado italiano de Belo Horizonte mudou alguns detalhes importantes a respeito da forma que reconhece a cidadania de descendentes agendantes. A partir do mês de Dezembro, será necessário que toda a documentação, não somente a do interessado, esteja traduzida por tradutor juramentado e devidamente apostilada.

Essa requisição aumentou exacerbadamente o custo do processo, tornando-o quase inexequível em algumas situações. A partir de janeiro de 2019 existem ainda mais modificações já previstas: para comprovar residência em Minas Gerais, os requerentes deverão apresentar certidão eleitoral constando endereço, bem como, a de quitação com no mínimo 02 (dois) anos de domicílio neste Estado.

O agendamento continuará conforme informação acima. Contudo, será possível o agendamento familiar com parentesco de primeiro grau (no máximo de três pessoas), exemplo: Pais/filhos, irmão/irmã.

Com essas mudanças anunciadas a menos de 2 meses do fim do ano várias pessoas passaram a correr para conseguir o agendamento o quanto antes, tornando cada vez mais difícil o sucesso.

RECORRA A QUEM ESTÁ SEMPRE ATUALIZADO

Com as modificações cada vez mais frequentes na forma de agir do consulado italiano, existe uma grande insegurança em meio a comunidade italiana no Brasil. Para resolver isso, grande parte destes procura uma assessoria confiável e que possa realmente ajudar a sanar as dúvidas e auxiliar no processo de requerer serviços do consulado.

Lembre-se que, para estar realmente seguro, confie seu pedido apenas à uma empresa de reconhecimento no mercado e que realmente tenha um perfil de atualização e comprometimento frente às normas consulares.

Bons exemplos dessas virtudes são as empresas do Grupo4u: a Cidadania4u e a Prenota4u!

Caso tenha qualquer dúvida a respeito de nossos serviços, fale conosco pelo contato@prenota4u.com.br. Podemos te ajudar em todos os procedimentos acima descritos e muitos outros! (:

Nossos atendentes estão agora mesmo esperando seu contato!

Até breve!