Mesmo sendo um país pequeno, de apenas 92.212 km², Portugal tem pontos turísticos impressionantes. Além de monumentos históricos, como palácios da época da monarquia, das grandes navegações e do imperialismo português, há também paisagens incríveis e modernas, praias e comércios que precisam ser incluídos no seu roteiro de viagem.

Veja, neste artigo, uma lista de oito locais para conhecer durante sua estadia no país!

 

Quais são os pontos turísticos de Portugal que você precisa conhecer?

Tanto para quem gosta de cidades históricas, com bons restaurantes e exposições, quanto para quem curte regiões mais jovens e badaladas, Portugal é um excelente destino. O país tem tudo isso e muito mais! 

Para os mais “festeiros”, Lisboa e Porto são ótimas opções. Mas se você prefere relaxar em uma praia e curtir a natureza, não deixe de visitar a região do Algarve, as ilhas dos Açores e da Madeira. 

O país é diverso e cheio de belezas. Confira abaixo alguns exemplos dos pontos turísticos de Portugal que você deve visitar!

 

1. Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge, localizado em Lisboa, é um dos pontos turísticos de Portugal mais visitados pelas pessoas. A construção é um registro histórico e que traz a sensação de revisitar o passado do país.

Além de admirar a beleza do castelo, os visitantes podem subir em uma das torres e observar a vista privilegiada das paisagens lisbonenses.

 

2. Praça do Comércio

Também situada em Lisboa, a Praça do Comércio fica ao lado do Rio Tejo e tem muita relevância histórica para o país, pois era o centro do comércio marítimo de Portugal. Por lá, passavam mercadorias de todas as partes do mundo e, inclusive, das colônias portuguesas. 

O local é repleto de estabelecimentos como:

  • setores governamentais;
  • centros culturais;
  • museus;
  • bares;
  • restaurantes – ideais para os turistas degustarem um pouco da culinária portuguesa.

praça do comércio - portugal

3. Palácio Nacional da Pena

Outro castelo que vale a pena visitar é o Palácio Nacional da Pena, localizado em Sintra. Ele é considerado uma das sete maravilhas de Portugal e os turistas podem conhecê-lo por dentro, admirar toda a sua arquitetura e desfrutar do parque que o rodeia.

 

4. Torre de Belém

A Torre de Belém, em Lisboa, é um ponto turístico de Portugal praticamente obrigatório para os visitantes. Além de visitar o monumento e conhecer sua história, faça um passeio pela região e conheça outros locais por lá, como os restaurantes e cafés. Não deixe de provar o famoso pastel de Belém!

torre de belém - portugal

5. Palácio Nacional de Mafra

Um dos principais pontos turísticos de Portugal é o Palácio Nacional de Mafra, que fica a 25Km de Lisboa. Esse é o maior monumento barroco do país e levou quase quinze anos para ser construído! Ele reúne uma igreja, um convento e um palácio.

Ande pelas salas luxuosas pelas quais passavam figuras da corte do Rei D. João V e visite a Basílica feita em mármore. E para aqueles apaixonados por literatura, o principal ambiente com certeza será a biblioteca do Palácio, que é tão incrível quanto a presente no filme da Bela e a Fera.

Observe e aprecie as diversas estantes que guardam mais de 36.000 livros. Inclusive, há a possibilidade de ver pessoalmente uma das primeiras edições de ”Os Lusíadas” de Luís de Camões no local. Uma verdadeira relíquia conservada na biblioteca.

palácio nacional de mafra - portugal

6. Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira, localizada em Sintra, é um conjunto de grutas, jardins e um castelo com um ar misterioso. Esse é mais um palácio de beleza incrível que você não pode deixar de incluir no itinerário, já que é considerado um dos melhores pontos turísticos de Portugal.

 

7. Passeio de Barco no Rio Douro

Quem visitar a cidade costeira do Porto precisa fazer o passeio de barco no Rio Douro! Essa é a chance de conhecer paisagens incríveis, repletas de vinícolas das melhores quintas de vinho português. Inclusive, aproveite que estará no coração da produção dessa maravilhosa bebida e não deixe de prová-la!

porto rio douro portugal

8. Praia da Ponta da Piedade

Mais uma das maravilhas de Portugal são as suas praias. Apesar do território do país ser pequeno, ele conta com impressionante diversidade litoral. Há praias de areia branca fininha, outras com as melhores ondas para quem gosta de surfar e falésias altíssimas que protegem a baía e são fenômenos naturais de tirar o fôlego!

A região do Algarve é ótima para conhecer as praias do país e se divertir pelos resorts de golfe. 

Um dos locais que você pode visitar é a cidade de Lagos e fazer o passeio de barco até à Ponta da Piedade, considerada um dos pontos turísticos de Portugal mais bonitos.

ponta da piedade portugal

O que achou das sugestões? Qual você gostaria de visitar? Deixe seu comentário! 

Há muitos outros pontos aos quais visitar, nos diga nos comentários se tem algum que você acha que também deveria estar nessa lista! 

Aproveite para continuar lendo o blog e descubra como conseguir a cidadania portuguesa.