Que a Itália possui o formato de uma bota nós já sabemos, mas você sabe como é a bandeira da Itália? 

No artigo de hoje, nós vamos entender qual o significado, qual foi a primeira e descobrir algumas curiosidades sobre a bandeira italiana. Vamos lá?

Como é a bandeira da Itália?

Se você já viu alguma foto da bandeira da Itália (ou até pessoalmente), já percebeu que ela é composta por três faixas verticais, de mesmo tamanho e proporção. Suas cores são verde, branco e vermelho, uma bandeira simples, sem nenhum brasão ou escudo.

bandeira italiana

Qual o significado das cores da bandeira da Itália?

Assim como as cores do Brasil tem seu significado, as cores da bandeira da Itália também possuem. Contudo, apesar de realmente existir um motivo para a seleção dessas cores, não há um conceito universal sobre o sentido delas.

De qualquer forma, vários historiadores chegaram a seguinte definição; 

  1. verde: planícies e colinas do país;
  2. branco: geleiras dos Alpes, norte da Itália;
  3. vermelho: sangue dos heróis que foi derramado durante as guerras de independência.

Existem, também, o significado de um ponto de vista religioso: 

  1. verde: esperança;
  2. branco: fé
  3. vermelho: caridade.

Qual foi a primeira bandeira da Itália?

A Itália como conhecemos hoje só passou a existir como um país propriamente dito depois da dissolução da Península Ibérica. A bandeira, um ato depois de sua “independência”, por assim dizer, nasceu em 1861.

A primeira bandeira adotada pelo Reino da Itália já continha 3 cores, porém com um escudo no centro.

Entenda a história da bandeira e evolução da bandeira da Itália

A bandeira da Itália tem uma rica história e evolução que se origina no período em que a Península Itálica era dividida em vários reinos e repúblicas, antes de sua unificação em 1861. 

Durante esse tempo, muitos estados adotaram bandeiras tricolores nas cores verde, branca e vermelha, sendo que a primeira notícia do uso dessa bandeira foi pela República Cispadana em 1796.

A bandeira tricolor foi uma variação do tricolor revolucionário francês, substituindo o azul pelo verde, que representava a natureza ou esperança. Em 1797, a República Cisalpina adotou uma bandeira muito semelhante à atual.

Posteriormente, em 1802, os deputados da República Cisalpina, liderados por Napoleão Bonaparte, instituíram a República Italiana, que adotou uma bandeira tricolor verde, branca e vermelha, embora bem diferente da bandeira da Itália que conhecemos atualmente.

A bandeira tricolor reapareceu diversas vezes em diferentes estados e contextos, sendo adotada oficialmente em alguns deles, como no Reino da Sardenha em 1848. Com a proclamação do Reino da Itália em 1861, a bandeira foi mantida, mas somente em 1925 foi definido por lei o modelo oficial da bandeira nacional.

Brasileiros precisam de visto para visitar Cancún?

Curiosidades sobre a bandeira italiana

  1. A bandeira da Itália é muito semelhante à bandeira do México, que tem as mesmas cores em uma configuração ligeiramente diferente.
  2. A bandeira italiana é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não apresentam símbolos, escudos ou outros emblemas.
  3. Durante a Segunda Guerra Mundial, a bandeira italiana foi alterada pelo governo fascista de Benito Mussolini, que adicionou o brasão de armas da Casa de Saboia. Essa versão da bandeira foi abolida após a queda do regime fascista.
  4. Também na Segunda Gerra Mundial, a Itália foi dividida em dois estados: o Reino do Sul, que era leal aos Aliados, e a República Social Italiana, um estado-fantoche nazista que utilizava uma bandeira diferente da bandeira oficial da Itália.
  5. A bandeira italiana é conhecida em italiano como “il Tricolore”, que significa “o Tricolor”. Esse apelido é usado para evitar confusão com outras bandeiras tricolores do mundo.

Fique por dentro 

Esse foi o nosso artigo sobre a bandeira da Itália. Aqui nós aprendemos um pouquinho mais sobre esse país tão pequeno, mas que exerceu grande influência na geopolítica mundial. 

Se você quer ficar por dentro de tudo relacionado a Itália, Portugal e outros países europeus, assine a nossa news!