Conquistar uma bolsa de estudos na Itália com certeza abrirá muitas portas para a sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Além da experiência única de estudar no exterior, em um país com uma cultura vasta, paisagens incríveis e uma ótima infraestrutura.  

Continue lendo para conhecer as opções disponíveis!

Quais são as opções de bolsa de estudos na Itália?

Se você tem cidadania italiana ou pretende morar no país para desenvolver sua vida e carreira através dessa experiência internacional, provavelmente já deve ter pensando em concorrer para uma bolsa de estudos na Itália. 

Esse tipo de auxílio financeiro é fundamental para arcar com as despesas de habitação, mobilidade, alimentação e, claro, a taxa anual das universidades. Mesmo que você consiga uma vaga em uma universidade pública (estatal), ainda assim vai precisar pagar a anuidade, pois as faculdades públicas italianas não são totalmente gratuitas como as daqui do Brasil. 

Claro que os valores podem mudar bastante entre uma instituição particular para uma estatal, porém, ainda assim, conseguir uma bolsa de estudos na Itália vai te ajudar em ambas as situações. Ah, e outro detalhe importante é que com a cidadania italiana, é possível aproveitar benefícios e valores diferenciados para aprender nas instituições mais tradicionais e renomadas do país.

Então, para conseguir fazer o curso que deseja, veja abaixo algumas indicações de bolsas de estudos na Itália. 

Programa MAECI

MAECI é a sigla para Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale — ou em português, Ministério das Relações Exteriores. Este é um programa de bolsas de estudos na Itália para estrangeiros e estudantes com cidadania italiana que moram no exterior. 

O princípio do MAECI é promover a ciência, a cultura e o idioma italiano. Nele, você pode se candidatar para bolsas de diferentes tipos, como: 

  • cursos avançados de língua e cultura italiana;
  • aulas nas áreas de artes, música e dança;
  • mestrado e doutorado;
  • projeto de pesquisa em cotutela.

Se você quer estudar na Itália, esse programa é uma opção que você precisa ficar atento! Os editais geralmente são disponibilizados no mês de maio. Quem é selecionado para as bolsas de estudo na Itália com o programa MAECI consegue a isenção das taxas de matrícula na universidade. 

Além disso, há seguro de saúde e um subsídio de 900 euros todos os meses para o estudante pagar os custos de vida. No entanto, o MAECI não cobre o valor da passagem aérea e do visto.

Erasmus Mundus

Outro tipo de bolsa de estudos na Itália que você pode se candidatar é o Erasmus Mundus. Um programa que, na verdade, oferece esse benefício para universidades em toda a União Europeia. Geralmente, ela cobre os valores de:

  • anuidade da instituição de ensino;
  • custos da viagem;
  • transporte;
  • alimentação;
  • e acomodação do estudante. 

Se você ainda está na faculdade e deseja fazer uma pós-graduação na Itália, pesquise se a sua universidade no Brasil tem parceria com alguma na Itália que faça parte do programa Erasmus. 

Bolsa Unibo (Universidade de Bolonha)

A Universidade de Bolonha, é um dos pontos turísticos da Itália por ser a mais antiga do país e do ocidente, oferece um auxílio chamado Unibo Action 1 e 2 para os estudantes de graduação e pós-graduação. Basicamente, a diferença entre elas são que:

  • a Unibo Action 1 disponibiliza isenção total das taxas da instituição,
  • a Unibo Action 2, oferece um recurso anual de 11.000 euros para o estudante pagar a universidade.

Para ser selecionado você precisará fazer as provas:

  • SAT (Scholastic Aptitude Test);
  • GRE (Graduate Record Examination);
  • e TOLC (Test On Line CISIA). 

Bolsa FAPESP

Existe uma bolsa para estudar na Itália (e em diversos outros países) fornecida por uma agência de fomento chamada FAPESP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

Esse auxílio financeiro permite que bolsistas de Mestrado ou Doutorado passem um tempo estudando no exterior. Como existem parcerias com instituições italianas, os estudantes podem se candidatar para fazer o curso no país com a ajuda dessa bolsa. 

Como estudar na Itália?

Para concorrer a essas bolsas de estudos na Itália e ser selecionado, é muito importante que você tenha domínio sobre o idioma italiano — alguns cursos também exigem determinados níveis de inglês —, a documentação em dia (passaporte, vistos, seguro de vida, etc) e um bom histórico e resultados nas provas exigidas para a universidade escolhida.  

É fundamental que você pesquise bem os editais de cada uma das instituições educacionais que pretende se candidatar para entender todas as etapas e prazos de inscrição, envio de documentos, entrevista e demais processos. Mantenha-se sempre atualizado sobre as bolsas de estudos na Itália para não perder nenhuma oportunidade!

Veja também como fazer MBA em Portugal e conheça novas possibilidades de pós-graduação na União Europeia para se destacar cada vez mais na sua carreira.