O que fazer em Roma
Cena do Filme “Férias em Roma” com a atriz Audrey Hepburn.

Ah, Roma… também conhecida como Cidade Eterna, Cidade Milenar, Cidade das Sete Colinas, grande capital da Itália e o centro mundial do catolicismo. 

Enfim, um lugar com muitos adjetivos e, consequentemente, com muitas coisas fantásticas para se ver e fazer por lá!  

Pensando nisso, a equipe de especialistas em Europa da Cidadania4u decidiu montar este guia com os principais pontos turísticos e lugares para visitar quando você estiver dando aquela passadinha pela capital do país da bota

Então, vamos conhecer o que Roma tem de melhor a oferecer? 

A história de Roma

Para entrar de vez no clima místico e histórico que permeia a cidade de Roma, primeiramente, temos que conhecer um pouco mais a fundo sobre sua história. 

Assim, vamos voltar ao passado e revistar a famosa obra do poeta Virgílio, Eneida, na qual ele descreve que o povo romano surge a partir de Enéias, herói troiano que fugiu para a Itália após sua cidade ser destruída pelos gregos. 

E, seguindo a narrativa da lenda, os gêmeos Rômulo e Remo foram jogados no Rio Tibre, por ordem de Amúlio, que queria usurpar a sucessão do trono de Alba Longa, cidade fundada pelos filhos de Enéias. 

Contudo, as duas crianças, também descendentes do herói troiano, sobreviveram e passaram a ser amamentadas por uma loba, até, enfim, serem encontradas por camponeses italianos.

O que fazer em Roma: Luperca, estátua de bronze em homenagem a Rômulo e Remo.
O que fazer em Roma: Luperca, estátua de bronze em homenagem a Rômulo e Remo.

Logo os meninos se tornaram adultos e, além de se vingarem de Amúlio, receberam a missão de fundar a cidade de Roma em 753 a.C.

Porém, após alguns desentendimentos, Rômulo assassinou Remo e, dessa forma, se tornou o primeiro rei da Cidade Eterna.  

Por outro lado, de um modo menos mitológico, a história conta que a cidade de Roma surgiu da junção de 7 pequenas aldeias que ficavam situadas à margem do Rio Tibre. 

Onde fica Roma?

Como já mencionamos anteriormente, Roma é a capital da Itália (um dos melhores lugares da Europa para visitar) e está localizada na região do Lácio, local histórico situado na parte central do país. 

Um fato curioso é que a Cidade Eterna é a Comune mais populosa do país da bota, além disso, a região também é a terceira cidade mais povoada da União Europeia. 

Com uma população de um pouco mais de 4 milhões de habitantes, Roma é considerada o “grande berço da civilização ocidental e cristão” por abrigar o Vaticano dentro dos seus limites territoriais. 

O que fazer em Roma (Itália)?

É bastante comum pensar que Roma, por ser o local da gênesis do cristianismo, é uma cidade mais pacata e, de certa forma, conservadora, certo? 

Contudo, não podemos nos deixar levar pela aparência, já que a Cidade Eterna, além de ser um dos maiores polos artísticos do mundo, também possui muita efervescência em sua vida noturna

Assim, é possível se divertir na cidade de diversas maneiras, desde aproveitar todo o line-up cultural que ela oferece, até se divertir nos bares, pubs e casas noturnas espalhadas por seus arredores

Nesse sentido, a dica mais importante sobre o que fazer em Roma é aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

Mas curta a cidade ao ar livre! Pois o visual arquitetônico e natural da região é uma parte essencial do passeio. 

Pontos Turísticos

Não só Roma, mas a região da Itália inteira possui pontos turísticos incríveis, que são visita obrigatória para quem deseja conhecer o país verdadeiramente. 

Porém, a Cidade Eterna abriga algumas das obras e monumentos mais icônicos da história da civilização ocidental, como o Coliseu e o Fórum Romano. 

Dessa forma, listamos 5 pontos turísticos em Roma que são imperdíveis!

E que, com certeza, irão te mostrar o verdadeiro motivo que faz dessa cidade uma das mais importantes de toda a Europa. 

Coliseu

Uma coisa sobre visitar o Coliseu é certa: as fotos e vídeos que vemos na internet não passam nem perto de demonstrar a real grandeza que esse monumento histórico possui pessoalmente. 

Assim, é mais do que fundamental dar uma passada por lá e conhecer esse anfiteatro construído ainda na era clássica de Roma

Atualmente, a sua fachada possui uma quantidade considerável do mármore original utilizado em sua construção. 

Além disso, no período da noite, o monumento é contemplado com uma bela iluminação, o que permite que ele seja observado de vários pontos da cidade. 

O que fazer em Roma: Coliseu.
O que fazer em Roma: Coliseu.

Panteão

Umas das obras primas da arquitetura italiana, o Panteão é o edifício mais conservado entre os monumentos que compõem a Roma antiga. 

A construção também é conhecida por “O Panteão de Agripa”.

Pois, foi construído no mesmo local onde se encontrava o verdadeiro Panteão de Agripa, que foi destruído em um incêndio no ano de 80 d.C. 

Além disso, o interior do edifício foi contemplado com duas capelas.

Assim, é possível acompanhar a celebração de missas e casamentos no Panteão até hoje. 

O edifício fica situado nas estreitas ruas do bairro de Trevi.

Ou seja, próximo ao já citado Coliseu e da Piazza Navona, que é um outro ponto turístico em Roma que falaremos mais logo adiante. 

O que fazer em Roma: Panteão.
O que fazer em Roma: Panteão.

Fórum Romano e Palatino

O Fórum Romano é considerado o milenar centro da vida pública romana que abriga diversos edifícios importantes para a história do país. 

Atualmente, o local é uma grande oportunidade para voltar ao passado e constatar como era a vida na antiga Roma.

Assim, é possível ver como as antigas Basílicas se erguiam, como as oferendas eram colocadas nos templos e ouvir os passos dos antigos soldados romanos que marchavam ao longo da Via Sacra. 

Já o Monte Palatino é a colina central de Roma, onde ficam situados alguns importantes monumentos, museus e obras de artes. 

Um outro ponto positivo: para visitar o Fórum Romano, o Monte Palatino e o Coliseu, basta comprar um único ingresso! 

Dessa forma, conhecer o Fórum Romano é fundamental para quem se interessa pela história do Império Romano e deseja conhecer de perto o local onde a vida política da cidade pulsava. 

O que fazer em Roma: Fórum Romano.
O que fazer em Roma: Fórum Romano.

Fontana di Trev

A Fontana di Trevi, se não é a fonte com a arquitetura e obras artísticas mais bonitas do mundo, com certeza está entre as três mais! 

Além da sua beleza estrutural, esse importante monumento da cidade de Roma possui uma história interessantíssima e por isso deve ser considerado um dos pontos turísticos mais importantes da Itália. 

A Fontana di Trevi teve a sua gênese ainda com o líder católico Papa Nicolau V, que, em 1453, teve a ideia de revitalizar a rede de canais que formavam o aqueduto da região. 

Assim, em 1629, o papa Urbano VIII, contratou o escultor Gian Lorenzo Bernini para renovar a estrutura do aqueduto e transformá-la em uma obra de arte.  

Uma outra curiosidade que torna a Fontana di Trevi um lugar mágico, é a lenda que, ao jogar moedas na fonte, alguns desejos pessoais são realizados: se você joga uma moeda, retornará a Roma. Se você jogar duas moedas, encontrará um grande amor. E se jogar três moedas, casará com essa pessoa.  

Para fomentar ainda mais essa lenda, os filmes “A Fonte dos Desejos” (1954) e “La Dolce Vita” (1960) apresentaram para o mundo um pouco da história fantástica e da beleza que a fonte romana possui. 

Assim, a cada ano, o governo italiano recolhe cerca de 1 milhão de dólares em moedas que são atiradas por turistas que tentam a sorte por lá. 

Ah, o dinheiro recolhido é doado para instituições de caridade! 

O que fazer em Roma: Fontana di Trev.

Piazza Navona

E já que estamos falando em fontes bonitas, com absoluta certeza devemos indicar uma visita à Piazza Navona, a praça barroca mais bonita de Roma.  

O local abriga 3 fontes importantíssimas: a Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e a Fontana del Nettuno. 

Assim, até meados do século retrasado, o deságue das fontes era fechado no período do verão, o que possibilitava a formação de um lago na parte central da Piazza Navona. 

Atualmente, a praça está rodeada por diversos restaurantes, além de ser uma área com uma agitação cultural interessante e divertida. 

Como a Piazza Navona foi construída em cima de um antigo estádio de esportes romano, ainda é possível realizar um passeio subterrâneo pelo local para conferir as estruturas do monumento. 

Mais lugares para visitar em Roma

  • Castel Sant’Angelo; 
  • Galleria Borghese; 
  • Piazza di Spagna; 
  • Basília de Santa Maria Maggiore; 
  • Campo das Flores; 
  • Museu Capitolino; 
  • Basílica de São Clemente; 
  • Giardino degli Aranci; 
  • Basílica de São Pedro; 
  • Museus do Vaticano. 

Pontos turísticos em Roma menos populares

  • Criptas dos Capuchinhos; 
  • Catacumbas de Roma; 
  • Pirâmide de Céstio; 
  • Piazza del Popolo; 
  • Piazza Venezia. 

Melhor época para ir a Roma

Depois de conhecer esses pontos turísticos e lugares maravilhosos que fazem parte do cenário da Cidade Eterna, você deve estar se perguntando:

Qual a melhor época para ir a Roma e curtir tudo isso?”. 

Bom, tudo depende do que você considera como “melhor época”, já que essa cidade italiana pode oferecer diferentes opções de climas

Por exemplo, os meses de abril, maio e junho são conhecidos por ser a época da primavera europeia

Neste período do ano, o clima é ameno, não coincide com as férias e não há sinais de grandes chuvas pela região. 

Já, de outubro até março, as chuvas em Roma são intensas e a temperatura chega a ficar por volta dos 0ºC. 

Em agosto, a Itália entra em férias e encontrar hospedagem e curtir as atrações turísticas fica um pouco mais complicado devido ao grande número de pessoas que viajam pelo país. 

Informações adicionais

A praia italiana mais próxima da cidade Roma é Ostia, que é um lugar bastante simples de se chegar. 

Já que a cada 15 minutos, várias linhas de trem saem de Roma em direção ao litoral, realizando uma viagem de apenas 45 minutos. 

O que fazer em Roma: Ostia.
O que fazer em Roma: Ostia.

E por fim: Buon viaggio!

Agora que você já sabe que Roma é um dos lugares mais incríveis da Itália, saiba também que existe uma maneira muito simples de viajar (ou até mesmo de morar) por vários países do velho continente: conquistando a sua cidadania europeia! 

E a Cidadania4u é especialista em facilitar todo o processo para que você adquira a dupla cidadania, italiana ou portuguesa, mais rapidamente e com menos burocracia.  

Se interessou?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como dar o primeiro passo em direção à Europa!