A dupla cidadania polonesa é um sonho para muitas pessoas que desejam viver e trabalhar na União Europeia. 


Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre como conseguir cidadania polonesa e te contar quais as maiores vantagens em reconhecer essa cidadania tão incomum. Vamos ver?


Quem tem direito à cidadania polonesa?


Todo descendente direto de poloneses que migraram para o Brasil após a década de 1920 pode ter direito à cidadania polonesa. Isso acontece pois até pouco tempo a Polônia como conhecemos hoje ainda não existia, e a legislação acerca do assunto vem mudando e passando por verificações desde então. 


O que podemos dizer é: se você tem origem polonesa, basta apresentar a documentação no momento em que você estiver solicitando a dupla cidadania.


Como conseguir cidadania polonesa


Da mesma forma que vimos acima, para conseguir a cidadania polonesa você precisa ser descendente de um polonês. Pode parecer fácil, mas como o país só adquiriu sua independência em 1918, suas políticas ainda não estão definidas e passam por mudanças constantemente.


Pensando na melhor forma para você entender a como dar entrada no seu processo, nós criamos um passo a passo explicativo. Continue a leitura.


Passo a passo para dar entrada ao processo de solicitação de cidadania polonesa


Sendo um processo de cidadania, tenha em mente que é um processo burocrático, que envolve custos, pesquisas e muito planejamento. Então, seu primeiro passo é conferir se você realmente possui direito à cidadania polonesa. Confirmada sua ascendência polonesa, você precisa separar os documentos, por meio de uma Pesquisa Genealógica. Montada sua pasta com todos os papéis necessários, basta apresentá-la perante o governo polonês e esperar o resultado da sua solicitação. Com sorte, você será o mais novo cidadão brasileiro-polonês!