banner black friday

A dupla cidadania polonesa é um sonho para muitas pessoas que desejam viver e trabalhar na União Europeia. 

Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre como conseguir cidadania polonesa e te contar quais as maiores vantagens em reconhecer essa cidadania tão incomum. Vamos ver?

Quem tem direito à cidadania polonesa?

Todo descendente direto de poloneses que migraram para o Brasil após a década de 1920 pode ter direito à cidadania polonesa. Isso acontece pois até pouco tempo a Polônia como conhecemos hoje ainda não existia, e a legislação acerca do assunto vem mudando e passando por verificações desde então. 

O que podemos dizer é: se você tem origem polonesa, basta apresentar a documentação no momento em que você estiver solicitando a dupla cidadania.

Como conseguir cidadania polonesa

Da mesma forma que vimos acima, para conseguir a cidadania polonesa você precisa ser descendente de um polonês. Pode parecer fácil, mas como o país só adquiriu sua independência em 1918, suas políticas ainda não estão definidas e passam por mudanças constantemente.

Pensando na melhor forma para você entender a como dar entrada no seu processo, nós criamos um passo a passo explicativo. Continue a leitura.

Passo a passo para dar entrada ao processo de solicitação de cidadania polonesa

Sendo um processo de cidadania, tenha em mente que é um processo burocrático, que envolve custos, pesquisas e muito planejamento. Então, seu primeiro passo é conferir se você realmente possui direito à cidadania polonesa. 

Felizmente, nós da Cidadania4u fornecemos o serviço de Pesquisa e Investigação Genealógica, deixando a parte burocrática em nossas mãos e economizando tempo no seu processo. Mas não é por mágica!

Por sermos uma empresa referência neste ramo, já temos uma ideia de onde encontrar os documentos e até quanto tempo vai demorar para que isso aconteça, sem ilusões.

Confirmada sua ascendência polonesa, você precisa separar os documentos, coisa que já fazemos na Pesquisa Genealógica. Montada sua pasta com todos os papéis necessários, basta apresentá-la perante o governo polonês e esperar o resultado da sua solicitação. Com sorte, você será o mais novo cidadão brasileiro-polonês!

Quais os documentos necessários para conseguir a cidadania polonesa?

Talvez a parte mais importante deste artigo, os documentos necessários para conseguir a cidadania polonesa são: 

  1. do ancestral polonês

1.1 passaporte, carteira de identidade polonesa ou caderneta militar (estes são os “melhores documentos”, porém outros podem ser utilizados);

1.2 certidão de nascimento, casamento ou óbito, se aplicável;

1.3 certidão de naturalização brasileira, se existir;

1.4 certificado de dispensa ou serviço militar brasileiro;.

  1. do requerente

2.1 passaporte ou documento de identidade;

2.2 certidão de nascimento ou casamento.

Quanto custa reconhecer a cidadania polonesa?

Ah! Finalmente a pergunta que todos estavam ansiosos. 

Atualmente, não é possível dar entrada no processo via consulado/embaixada.

Para dar entrada em seu pedido de confirmação de cidadania polonesa, você precisará de um representante sediado na Polônia, que irá conduzir seu processo. Os valores cobrados variam, mas os valores praticados giram em torno de 1000 Euros. Logo, se encontrar alguém cobrando algum valor muito acima ou muito abaixo, desconfie!!!

Vantagens da cidadania polonesa

Falar sobre o processo é necessário, mas admitimos que é cansativo. Vamos conversar sobre o que realmente importa: as vantagens de ser um cidadão polonês. 

A cidadania polonesa pode trazer diversas vantagens para seus portadores, como:

    1. Direito de morar e trabalhar livremente em qualquer país da União Europeia, devido à Polônia fazer parte do bloco.
    2. Isenção de visto de turista para os EUA. Ou seja, não será mais necessário perder tempo (e dinheiro!) com agendamentos ao consulado americano, e ainda correr o risco de ter o visto negado! 
    3. Possibilidade de morar nos EUA como investidor. É possível aplicar para o visto E2, que permite abrir um negócio nos EUA, com um custo reduzido, se comparado com o passaporte brasileiro.
    4. Acesso aos serviços públicos e de saúde da Polônia, bem como a possibilidade de votar nas eleições do país.
    5. Possibilidade de obter passaporte polonês, que é um dos mais poderosos do mundo em termos de liberdade de visto. Isso significa que os portadores do passaporte polonês têm acesso a mais de 170 países sem a necessidade de visto prévio.
    6. Possibilidade de se beneficiar do sistema educacional da Polônia, que é bem conceituado internacionalmente, com diversas universidades de renome.
  • Permitir que os portadores possam reivindicar a restituição de propriedades perdidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Para pessoas com ascendência polonesa, a cidadania pode ser uma forma de se reconectar com as raízes e a cultura de seus antepassados, afinal, a cidadania também pode ser considerada uma herança, algo que vimos recentemente na história do André, Flávio, Carla e da família Trevisano.

Ainda não os conhece? Veja um dos nossos cases de sucesso:

Principais dúvidas sobre o processo de cidadania polonesa

Onde realizar o processo de cidadania?

Este procedimento é realizado por meio de um representante sediado na Polônia.

Precisa apresentar os documentos pessoalmente?

Não. O processo é todo feito à distância. No entanto, uma vez confirmada a cidadania, será necessário comparecer ao consulado ou embaixada da Polônia para dar entrada no passaporte.

Meu filho tem direito à cidadania polonesa?

Em linhas gerais, a cidadania polonesa é transmitida por direito de sangue (ius sanguinis), ou seja, é transmitida de pai/mãe para filho(a). No entanto, cada caso é um caso e precisa ser analisado individualmente, com o auxílio de um representante.

Quanto tempo demora?

Ultimamente um processo de confirmação de cidadania polonesa tem levado de 10 a 12 meses. No entanto, cada processo é único e os prazos podem eventualmente variar.

________________________________________

Artigo escrito pelo especialista em cidadania polonesa Eduardo Joelson da empresa Passaporte Polonês.