Ao programar uma viagem para o exterior, a etapa que precisa de mais atenção é a de procurar todos os documentos necessários para que tudo ocorra bem. 

Quando essa viagem é para a Europa, e você já possui a cidadania italiana, esse processo fica bem mais fácil, pois o poder do passaporte italiano facilita sua entrada em diversos países do velho continente. 

E agora você deve está se perguntando: “Mas o que é preciso para tirar esse documento?”. 

Bom, o primeiro requisito é conquistar a cidadania italiana, pois ela te garante o acesso ao salvo-conduto europeu. 

Caso esse seja o seu caso, em suma, o passaporte italiano deve ser solicitado ou através da autoridade de residência ou em algum consulado situado em solos brasileiros

O que é preciso para tirar o passaporte italiano?

O passaporte não é um documento obrigatório, mas somente aqueles que tiverem a cidadania italiana podem emiti-lo. 

Como mencionado anteriormente, para tirar o passaporte italiano é preciso que, primeiro, você tenha a cidadania italiana.

Você pode solicitar o processo de dupla cidadania por diversas formas, seja por descendência, casamento, residência e entre outros, como explicamos no nosso Guia da Cidadania Italiana.

Como tirar o passaporte italiano: entenda como funciona

Como você verá, existem duas formas de emitir o passaporte italiano: a primeira é aqui no Brasil, através de um dos consulados italianos. Já a segunda é na Itália. 

Veja:

Emitir no Brasil através do consulado italiano

Como tirar o passaporte italiano: consulados no Brasil

Se você já possui a cidadania italiana e quer ter em mãos seu passaporte italiano é necessário que tenha seus dados atualizados e que tenha cadastro no AIRE na rede consular responsável pela sua área de residência.

O cadastro e a atualização do AIRE é um ato indispensável para a emissão e renovação do passaporte italiano. Após isso, será necessário agendar sua entrevista de emissão. 

Consulados como o de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte já utilizam o WhatsApp para essas entrevistas, por meio de videochamadas.

passaporte italiano como tirar

Emitir na Itália

Como já sabemos que para tirar o passaporte italiano é preciso ter a cidadania italiana, para solicitar esse processo na Itália é necessário que o solicitante esteja morando lá. 

Dessa maneira, o requerente deve ir ao departamento de polícia mais perto e fazer a solicitação.

Esse documento é emitido na Questura de Província ou no Ofício Passaporto do comissariato do comune.

Quanto tempo leva para tirar o passaporte italiano

Se falando de tempo para emissão, cada consulado aqui do Brasil trabalha de uma forma diferente, cada um tendo um prazo distinto para a emissão do documento. 

Por exemplo, os consulados italianos de São Paulo e Belo Horizonte enviam o passaporte através dos Correios, num prazo médio de 30 dias

Em contrapartida, outros já permitem que o requerente leve o passaporte no mesmo dia da entrevista, ou a retirada dias após, quando o solicitante more perto da sede consular. 

Isso acontece com o Consulado de Porto Alegre, no qual quando não for possível a retirada do passaporte no mesmo dia, o requerente até poderá delegar a retirada a um representante.

Onde tirar passaporte italiano: conheça os consulados no Brasil

Como falamos acima, se você pretende emitir o passaporte italiano aqui no Brasil, terá de comparecer em um Consulado Italiano para fazer a solicitação. 

Contudo, você já deve saber que uma rede consular não atende a mesma região geográfica. 

Mais adiante, explicarei melhor, vejamos:

Consulado Italiano do Rio de Janeiro

O Consulado Italiano do Rio de Janeiro atende dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Ou seja, a rede consular do Consulado Geral abrange todos os italianos do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, mesmo que a sede física não exista nos dois lugares. 

O que acontece é que no Espírito Santo existe um vice-consulado, que também oferece alguns serviços de cidadania, como veremos abaixo.

Consulado Honorário da Itália no Espírito Santo

Assim como no Consulado Geral do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, mais precisamente em Vitória, você consegue fazer todos os trâmites da cidadania italiana, como fazer seu cadastro e atualizar o AIRE, fazer agendamentos, tratar sobre aposentadorias e, claro, sobre o passaporte italiano.

Consulado Italiano de São Paulo

Assim como outros Consulados Gerais, o de São Paulo também atende outros estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

 E como acontece com o Vice-consulado do Espírito Santo, Cuiabá – MT também possui um. 

Isso acontece pois o número de pessoas atendidas pela mesma rede consular é muito grande, o que pode (e já acontece) causar uma maior demanda e consequentemente prolongar o tempo dos processos solicitados.

Consulado Italiano de Curitiba

O Consulado Geral Italiano de Curitiba atende os seguintes estados brasileiros: Paraná e Santa Catarina. 

Contudo, como já vimos que existem vice-consulados e redes consulares honorárias, o mesmo acontece aqui. 

Se você é atendido pelo consulado italiano de Curitiba e mora em outras cidades, veja quais outros lugares você poderá requerer suas solicitações por meio do site do Consulado, na aba Rede Consular.

Consulado Italiano de Belo Horizonte

Uma coisa rara entre os consulados italiano residentes no Brasil, o Consulado Italiano de Belo Horizonte atende apenas o estado em que reside, Minas Gerais. 

Contudo, mesmo não possuindo vice-consulados, ele contém Agências Consulares Honorárias, que você pode conferir no próprio site do Consulado, na aba Rede Consular.

Consulado Italiano de Porto Alegre

Como Belo Horizonte, o Consulado Geral de Porto Alegre atende somente um estado brasileiro: aquele que reside, o Rio Grande do Sul. Para maiores informações sobre a rede consular e quais os postos de atendimento para os sul-rio-grandenses, acesse o site do Consulado Geral.

Embaixada Italiana de Brasília

Diferente dos outros representantes da Itália aqui no Brasil, para os estados de Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Pará, Goiás e o Distrito Federal, o Órgão Consular que os atende é a Embaixada Italiana de Brasília

Documentos necessários para renovar o passaporte italiano

Assim como todo processo, independente de se tratar de cidadania italiana ou não, existe a necessidade de levar e comprovar o direito com a mostra de documentos.

E é claro, com o passaporte italiano não seria diferente. 

Você pode encontrar a lista de documentos para a emissão desse documento em qualquer um dos Consulados Italianos aqui do Brasil. 

Contudo, para não te dar o trabalho de ir atrás dessa lista, nós a trouxemos para você.

Observe: 

  1. Uma fotografia formato 3,5 cm x 4 cm, recente, sem data, a cores, frontal e com fundo branco;
  2. Documento de identidade válido, também para menores de 18 anos, que permita a identificação (carteira de identidade de emissão recente ou passaporte brasileiro);
  3. Passaporte vencido ou por vencer;
  4. Comprovante de residência no nome do requerente; 
  5. Comprovante do pagamento da taxa de emissão do passaporte; 
  6. Envelope com o endereço e nome do destinatário devidamente preenchidos, além dos selos para fazer o envio do documento. 

⚠️ Atenção: entre os documentos necessários, o valor da Taxa Consular varia de consulado para consulado. 

Onde tirar foto para passaporte italiano?

É necessário 2 fotografias iguais, recentes, coloridas, frontais, fundo branco, 45 mm de altura por 35 mm de largura

Caso você esteja se perguntando onde tirar a foto para o passaporte italiano, em cidades grandes, é possível que existam pessoas fornecendo esse serviço. 

Em outros casos, pode ser necessário pesquisar por locais que tirem e revelem fotos seguindo estes parâmetros, quer seja em shoppings ou galerias do centro da cidade.

Quanto custa para tirar o passaporte italiano? Preço e valor atualizado

O valor da taxa da emissão ou renovação do passaporte italiano é EUR 116,00. Em reais, o valor muda a cada três meses em função do câmbio da moeda, mas fica em torno de R$ 650.

Passaporte italiano para menor de idade

Já o pedido de passaporte italiano para menor de idade deve ser realizado pelos pais ou responsáveis legais da criança. 

Dessa forma, para emitir o visto conduto é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como: 

  • AMBOS os pais devem estar de acordo com a emissão do documento para o menor de idade; 
  • AMBOS os pais devem estar presente no dia agendado para a emissão do passaporte; 
  • Contudo, se por motivo de força maior, um dos pais não puder comparecer ao consulado, um formulário que alega que ele está de acordo com o pedido deve ser preenchido e entregue no dia da entrevista. 

Mas se um dos pais não concordar com a emissão do passaporte para o menor de idade?” 

Dessa maneira, o responsável a favor do passaporte para o menor de idade pode entrar com um pedido judicial justificando a necessidade do documento. 

E por fim, os documentos necessários

  • Formulário de solicitação de passaporte já preenchido, disponível para download no site do Consulado;
  • Autorização “Atto di Assenso”, apenas se um dos pais não puder comparecer; 
  • Duas fotos recentes 3×4, o documento de identidade original do menor e dos pais emitido há menos de 10 anos, juntamente com cópias simples; 
  • O passaporte original a ser renovado ou o boletim de ocorrência original (no caso de não ser o primeiro passaporte); 
  • Comprovante de residência em nome de um dos pais com menos de 3 meses de emissão, acompanhado por uma cópia simples; 
  • O pagamento da taxa de emissão; 
  • Envelope com remetente e destinatário, contendo selo suficiente para o envio do documento pelos correios.

Arrume suas malas e ganhe o mundo agora mesmo!

Como vimos nesse artigo, para emitir o seu passaporte italiano você precisa estar com todos os seus dados atualizados junto ao consulado. 

Caso você tenha mudado de endereço, tido filhos ou mesmo tenham ocorrido óbitos na família, o consulado deve ser informado. 

Se não for, eles se negarão a emitir o documento de viagem. 

Conte com a Cidadania4u para atualizar tudo e não se preocupe com essa burocracia! 

Clique no banner abaixo e aproveite a vida sem problemas!