Aposto que durante o seu processo de reconhecimento de cidadania italiana você já ouviu falar, em algum momento, sobre comunes. Especialmente se você quer fazer seu processo lá na Itália. Sabendo disso, nós vamos explicar um pouquinho sobre elas e o que são.
Veja só:
O que são Comuni?
Primeiramente, para quem não sabe, os comuni são consolidados pelo artigo 114 da Constituição da República Italiana. São comunidades locais independentes, algo parecido com os Municípios que temos aqui no Brasil. Quem “comanda” no Comune é o sindaco, como os Prefeitos.
O mais impressionante é que o sistema adotado pelas comuni é muito parecido com o que temos, Municípios com seus prefeitos e a própria Câmara dos Vereadores (lá funciona como comunis, sindeco, e o conselho comunal).
Um fato interessante é que os comunis não são províncias, como pode se pensar. Eles estão dentro delas! E o melhor: as províncias não interferem na autonomia dos comuni. Eles se comunicam sozinhos com o Estado Italiano e regiões já que possuem personalidade jurídica para isso.
Curiosidade! Em uma breve pesquisa, no início do segundo milênio, existiam 20 regiões, 109 províncias e pasme, 8.103 comunes! O mais chocante é que apenas 100 delas ultrapassavam o marco de 50 mil habitantes.
Mas Comuni não são cidades?
Algumas conseguem sim serem chamadas de cidade, mas nem todas possuem esse direito. Essa denominação é dada por decreto, feito pelo Presidente do país. Todos os comuni que são considerados cidade possui um Brasão, bem legal, né? Assim fica mais fácil de distinguir!
Ok Cid, mas como isso afeta o meu processo de cidadania italiana?
Bem, são os comunes que ficam responsáveis por fiscalizar os seus documentos (se está tudo em conforme), verificar se você mantém residência fixa e se ela está dentro dos parâmetros da legislação italiana, além de outras partes da burocracia presente no processo de reconhecimento.
Então, sim, escolher o comune certo pra você é super importante! Há quem diz que os melhores para fazer seu processo são os que possuem de 5 a 10 mil habitantes! Pois os trâmites do processo não irão demorar e você passa por todo o procedimento de forma bem tranquila.
Mas vamos para os 15 principais comunes da Itália
- Bérgamo
- Bréscia
- Bolonha
- Cagliari
- Catânia
- Florença
- Roma
- Milão
- Nápoles
- Gênova
- Luca
- Pádua
- Siena
- Verona
- Palermo
Interessado em fazer seu processo na Itália e não sabe por onde começar? Nossos especialistas estão aguardando o seu contato, clique na imagem abaixo e corra atrás de seus sonhos!
Respostas de 2
Tudo bem comigo e com vc? Espero que tudo esteja bem também.
Então, eu encontrei todas as minhas certidões brasileiras.
SÓ ME FALTA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO MEU BISNONNO ITALIANO, que é de San Polo di Piave, Treviso, Vêneto, para começar o procedimento de correções das certidões brasileiras.
Todos os familiares antes e depois dele são do mesmo Comune.
Meu Bisavô é ANTONIO CULIN, nasceu aproximadamente em 1881 / 1882.
Meu Antenato veio para o Brasil ainda criança. Uns 8 anos aproximadamente
Veio com os pais, irmãos, tios e primos. (tenho a lista de passageiros italianos no Vapor)
Chegaram no Brasil e foram para a região onde minha família mora até hoje. (tenho a lista de entrada na hospedaria)
Todos os familiares antes e depois dele são do mesmo Comune.
Agora, preciso da certidão de nascimento dele para começar a fazer as correções das certidões no Brasil, pois o sobrenome dele é diferente.
Em nenhuma certidão brasileira consta o sobrenome original da minha família Italiana.
Eu gostaria mesmo de saber se em San Polo di Pìave se faz o reconhecimento da cidadania Italiana. Você sabe me informar?
Ou qual o melhor Comune mais próximo?
Olá, Rosangela! Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para tirar todas as dúvidas em relação a sua cidadania! 🙂