Iniciar seu processo de cidadania italiana não é fácil. Antes de entrar com a solicitação no consulado você precisa ter sua pasta montada, mas como conseguir os documentos dos seus antepassados italianos? 

Para responder essa pergunta e outras que possam existir, nós da Cidadania4u decidimos trazer esse artigo para aclarar todas suas dúvidas. Continue a leitura e descubra como encontrar seus parentes na Itália!

Qual a documentação do Dante Causa é necessária para o processo de Cidadania Italiana?

Se você está começando seu processo de cidadania italiana, precisamos esclarecer algumas coisas. Com certeza você já ouviu os termos antenati e dante causa. Apesar de serem sinônimos, possuem suas diferenças.

Antenati é uma palavra em italiano que quer dizer ancestral. O seu Dante Causa também é seu ancestral, mas é um ancestral específico, é o italiano que te dá direito ao reconhecimento da sua cidadania italiana. Daí o nome “Dante Causa”, pois ele “dá a causa”. 

Agora que esclarecemos os termos, vamos ao que interessa: quais os documentos do seu ancestral italiano são necessários para iniciar seu processo de cidadania europeia. Essa pergunta possui uma resposta muito fácil, são apenas 4 tópicos (e às vezes nem todos eles são realmente necessários. 

São as certidões de: 

  1. Nascimento;
  2. Casamento;
  3. Óbito, em inteiro teor; e
  4. Certidão Negativa de Naturalização.*

Como você pode ver, a lista não é grande, mas encontrar esses documentos é o real desafio de todo o processo. 

Infelizmente, alguns deles são difíceis de se encontrar, isso acontece, pois por serem antigos não existiam registros civis nem cartórios, então resta a você procurar por arquivos nacionais e até paróquias. 

Acesse também:  Como trabalhar na Itália: Conheça as oportunidades!

É por isso que muitas pessoas decidem contratar nossos serviços de Pesquisa e Investigação Genealógica. Por sermos uma empresa referência se tratando de cidadanias europeias, já temos contatos e experiências o suficiente para conseguir esses documentos o mais rápido possível para você, com retificações já inclusas caso necessário. 

*A CNN, Certidão Negativa de Naturalização, é um documento obrigatório somente se o seu Dante Causa se naturalizou brasileiro quando chegou em nosso território. É importante se atentar nessa situação, pois dependendo de quando essa naturalização ocorreu, seu direito à cidadania italiana é inexistente. 

Para entender mais sobre a Certidão Negativa de Naturalização e como ela pode afetar o seu processo, leia nosso artigo.

Onde encontrar as documentações do italiano da família?

No capítulo acima nós já explicamos um pouquinho sobre onde e como encontrar os documentos do seu antenati italiano. O recomendado é você procurar em cartórios, arquivos nacionais, paróquias e outras instituições do governo italiano. Procure saber se o seu ancestral se naturalizou brasileiro, e quando isso ocorreu.

Caso a busca seja incansável, vá ao Comune da região onde seu Dante Causa nasceu, lá os funcionários podem te iluminar sobre qual o local onde os documentos estão arquivados.

Dicas para encontrar as documentações de antepassados italianos

Durante a busca para encontrar os documentos dos seus antepassados italianos, lembre-se de que quanto mais informações você tiver sobre seus parentes, mais fácil essa busca fica. Ou seja, converse com seus familiares, procure por histórias de família, use a internet a seu favor, vá em Museus de Imigrantes, descubra em qual navio chegou seu antepassado italiano. 

Nessa odisséia não há informação inútil. Toda e qualquer informação irá te ajudar a encontrar o que precisa. 

Sites para te ajudar com esta pesquisa

Como já citamos, utilizar ferramentas online para encontrar documentos e montar sua árvore genealógica pode ser, e é, uma grande ajuda nos dias atuais. Com um computador e rede de internet tudo virou possível, até entrar em contato com parentes do outro lado do globo. 

Acesse também:  Qual o custo de vida na Itália em 2024 e as principais despesas

Sendo assim, aqui vão alguns sites de busca para que você consiga informações sobre os seus antepassados italianos. 

Family Search 

O queridinho de toda internet, o Family Search é a maior associação de pesquisa genealógica do mundo. Uma das características mais interessantes desse site é que ao inserir o nome de uma pessoa, vários documentos aparecem na busca, todos escaneados e alguns até possuem fotos.

E ainda há uma característica que não mencionamos: ele é gratuito! Ninguém espera que uma ferramenta capaz de prover documentos como registros profissionais, vistos de entrada no país e cartões de imigrações possa ser gratuita, e o Family Search é!

My Heritage

Diferentemente do Family Search, ele é pago. Mas não fique triste, a dupla de ferramentas compartilham seus bancos de dados, assim como o Ancestry e o Find My Past, outras plataformas online para montagem de árvores genealógicas. 

A regra é clara: se você não encontrou as informações que desejava no Family Search, vá para o My Heritage

Museu da Imigração

Uma opção mais “abrasileirada”, o site do Museu da Imigração reúne mais de 250 mil imagens digitalizadas, revelando a história de milhares de paulistas e brasileiros. Em suma, seus documentos tratam dos passageiros que adentraram o Brasil pelo porto de Santos. 

Archivio Storico dell’Emigrazione Italiana

Arquivo Histórico da Emigração Italiana em tradução livre, o nome já é autoexplicativo. Ele contém milhares de artigos relacionados à emigração italiana. 

No site existem artigos sobre diversos outros assuntos também, como agricultura italiana e trabalhadores estrangeiros, mobilidade dos trabalhadores na Itália contemporânea e exposições, como “Vozes da Liberdade: Combatentes aliados de origem italiana na Segunda Guerra Mundial”.

Pagine.it

Se é endereço que você está procurando, essa é a ferramenta que você precisa. No portal é possível localizar número de telefone, endereço de pessoas em toda a Itália e delimitar uma região de busca dos documentos. 

Em muitas situações o Pagine.it é a solução para quem não possui qualquer informação sobre o local de origem do antepassado italiano. Infelizmente a plataforma só está disponível em dois idiomas: italiano e alemão, mas com as funcionalidades do Google, é possível traduzir a página para o português.

Acesse também:  Ainda posso morar na Inglaterra com a cidadania italiana depois do Brexit?

Não espere mais um ano

2023 já começou, um novo ciclo está na sua frente e essa é a sua oportunidade de agarrar a oportunidade e descobrir suas raízes. Montar sua árvore genealógica dá trabalho, mas com uma assessoria especializada você não tem com o que se preocupar! 

Fale com um de nossos especialistas e inicie sua pesquisa documental. Nossos mais de 160 especialistas estão esperando o seu contato. Clique no banner abaixo e aproveite!