Assim como nós aqui do Brasil comemoramos um marco incrível da nossa história no 7 de Setembro, dia da Independência, a Itália comemora o 2 de junho, Dia da República Italiana! Agora que você já sabe qual o motivo da celebração, que tal aprender um pouquinho mais sobre esse dia e sua importância para nossos queridos amigos italianos?

Quando é o Dia da República Italiana?

O dia que é comemorado a mudança da monarquia para a república e considerado um marco para a cultura italiana acontece no dia 2 de Junho! Mas o que sabemos da história desse dia e como aconteceu o processo? Temos que voltar aos livros de História! 

Durante nossos anos de escola, aprendemos sobre as Guerras Mundiais e como elas afetaram todo o globo terrestre. Pois bem, a Itália foi uma dos afetados! Após passar por um governo fascista (com grandes raízes tiradas do nazismo de Hitler), a Itália se viu num momento de mudança. 

Claro, não foi o dia exato que aconteceu a mudança de governo, mas foi a data de início! A verdade é que a Itália só passou a ser realmente uma República em 1948, dois anos depois do referendum, no primeiro de Janeiro! Que jeito bom de começar o ano, não acha?

Mas Cid, por que 2 de junho se tornou o Dia da República Italiana? 

Bem, após um longo referendum (uma espécie de assembleia geral) que durou dois dias, 2 e 3 de junho do ano de 1946, daí a representatividade do 2 de Junho, o modo de governo adotado foi a República, nascendo, assim, o Dia da República Italiana! O grande diferencial da época foram os votos pertencentes às mulheres italianas, que representaram maioria durante as votações. 

E você deve se perguntar se não aconteceu algo estranho durante essa votação, né? Pois é, e teve! O primeiro Presidente após a mudança de estilo de governo foi Luidi Eunaudi, que, por ironia, tinha deixado seu voto para os monarcas durante ass votações em 1946! 

Acesse também:  Tudo sobre o clima, temperatura e estações do ano na Itália

Diferente dos seus vizinhos franceses, ao migrar para a República, os monarcas italianos não passaram pelas mãos afiadas da Guilhotina; o antigo Rei Umberto II residiu em Cascais, Portugal, durante seu exílio. 

Qual a importância do dia 2 de junho na Itália?

Esse dia marcou a história Italiana e o continuou a fazer ao longo dos anos. Em 1977, devido a uma crise econômica enorme que atingiu todo o país, o feriado foi “deslocado” para o primeiro domingo do mês de Junho, para que não atrapalhasse os dias laborais. 

O que não se esperava foi que demoraram mais de 30 anos para que mudassem a data para o dia 2 mais uma vez, ação adotada por Carlo Azeglio, então Presidente da época. 

Esquadrilha de fumaça italiana
Esquadrilha de fumaça italiana

Como é comemorada a Festa Della Repubblica Italiana?

Essa é a pergunta de milhões! Estamos acostumados com nosso 7 de Setembro aqui no Brasil, com nosso show de fumaça presidido pelo corpo da FAB. E a Itália não fica atrás! 

Lá eles também realizam uma parada militar na Via dei Fori Imperiali, em Roma, com um diferencial: eles levam os representantes de todas as forças armadas do país. Assim como nós temos nossa esquadrilha de fumaça, eles também possuem a deles! Frecce Tricolori, nome dado pelos italianos, tem seu reconhecimento em todo o país.

Escrito em sua constituição, a Itália é um país que repudia a guerra, e durante o evento, os atos recordados são os de paz que o país trouxe ao longo de sua história, como os voluntários da cruz vermelha entre os militares!

Comemoramos o Dia da República Italiana no Brasil?

Como você já deve saber, nós brasileiros não compartilhamos a mesma emoção neste dia. Temos a nossa própria comemoração de um marco do nosso próprio país em Setembro, dia 7. No entanto, algumas comunidades Ítalo-Brasileiras celebram o Dia da República Italiana por aqui, para preservar a memória de seus antepassados.  

Curioso em saber mais sobre a Itália e seus dias festivos? Quer ficar por dentro de como é ser um cidadão italiano e compartilhar da compaixão de nossos amigos de fala latina? Assine nossa news!