Um dos fatores ao programar uma viagem para outro país é averiguar qual a diferença de fuso horário, principalmente se for a trabalho e já tiver um encontro assim que sair do avião. Olhar o fuso horário da Itália é o que muitos brasileiros fazem ao viajar para o país. 

Mas você sabe qual a diferença de fuso entre o Brasil e a Itália? Tinha conhecimento que a Itália possui horário de verão? Não? Continue sua leitura e não perca nenhum detalhe!

Qual o fuso horário da Itália em relação ao Brasil?

Antes de te dizer exatamente a diferença de horas entre Brasil e Itália, devemos lembrar das nossas aulas de Geografia, na época da escola, e lembrar do Meridiano de Greenwich. Este Meridiano é o que divide nosso mapa mundi em leste e oeste, além de definir longitudes e o assunto deste artigo, fusos horários.

O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta terra acompanhando seu eixo. Seu nome vem do bairro londrino que atravessa e do observatório onde está localizado o telescópio que ajudou em sua definição, o Observatório Real de Greenwich.

Além de atravessar diversos mares e oceanos, o Meridiano de Greenwich é dado como o “marco zero”, e foi estabelecido em 1884 e divide o mundo em 24 fusos horários diferentes. É por isso que dizemos que lugares como Sidney, Japão e outros mais a leste do mapa-mundo estão um dia à frente. 

Ainda não se lembrou das linhas que marcam o Meridiano? Veja a imagem abaixo:

Mas ainda não respondemos qual a diferença de fuso horário entre o Brasil e a Itália, não é? Seguindo o Meridiano, a Itália está 4 horas à frente do Brasil, considerando o horário de Brasília. 

Ou seja, se aqui for 12h, lá no país da bota serão 16h. Isso acontece, pois a Itália está a leste e a 4 “linhas” ou fusos de distância no mapa mundi.

E durante o horário de verão, como fica o fuso horário?

Pode parecer complicado, mas não! Durante o horário de verão ou de inverno, a diferença pode chegar a 5 horas. Porém, se você, assim como eu, é péssimo para lembrar quais os meses refletem cada estação, veja o esquema abaixo:

Novembro a última semana de março: 4 horas de diferença a mais;

Abril a última semana de outubro: 5 horas a mais de diferença no fuso horário do Brasil para a Itália.

Duração do dia na Itália

Na Europa, consequentemente na Itália também, os dias podem ser mais longos no verão, com luz solar beirando às 21h, o que é ótimo para os turistas e aproveitar belezas com o Belpaese. 

Já no inverno é o total oposto, os dias escurecem mais cedo, perto das 17.

Países com o mesmo fuso da Itália

Como falamos anteriormente, o fuso horário é marcado pelo Meridiano de Greenwich, que consequentemente marca as horas de todos os lugares referentes ao meridiano. Vejamos a lista de países com o mesmo fuso horário da Itália. 

  1. Andorra;
  2. Albânia;
  3. Angola;
  4. Áustria;
  5. Bósnia e Herzegovina;
  6. Bélgica;
  7. Benim;
  8. República Democrática do Congo;
  9. Camarões;
  10. República Tcheca;
  11. Alemanha;
  12. Dinamarca;
  13. Algeria;
  14. Espanha;
  15. França;
  16. Gabon;
  17. Gibraltar;
  18. Guiné Equatorial;
  19. Croácia;
  20. Hungria;
  21. Liechtenstein;
  22. Luxemburgo;
  23. Mônaco;
  24. República da Macedônia;
  25. Malta;
  26. Nigéria;
  27. Países Baixos;
  28. Noruega;
  29. Polônia;
  30. Sérvia;
  31. Suécia;
  32. Eslovênia;
  33. Eslovaca;
  34. São Marinho;
  35. República do Chade;
  36. Tunísia.

Veja também: 

Perguntas frequentes 

Qual a diferença do fuso horário da Itália para o Brasil?

A diferença de fuso entre o Brasil e a Itália é de 4 horas! 

Que horas são na Itália?

Se aqui são 8h da manhã, na Itália são 12h. Basta adicionar 4 horas no horário oficial de Brasília e você saberá que horas são na Itália.

Quando muda o horário na Itália?

O horário na Itália muda de abril a outubro, onde a diferença de fuso fica 5 horas. Ou seja, se aqui for 8h da manhã, na Itália será 13h, apenas durante esses meses.

Ciao!

Apesar da diferença de horários, a comunicação entre as pessoas daqui do Brasil e as que estão na Itália é facilmente praticada. É por isso que muitas pessoas passaram a mudar para a Europa buscando melhores condições de vida e emprego. 

Quer saber como morar na Itália e descobrir outras curiosidades do país da bota? Nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

YouTube