As praias de Portugal são o destino perfeito para os turistas que desejam passar as férias em um lugar tranquilo e aproveitar o mar. O litoral português é surpreendente, com paisagens lindas e paradisíacas e um clima perfeito para momentos de lazer. 

Continue lendo este artigo para ver dicas de locais interessantes para você visitar! 

Conheça as 7 melhores praias de Portugal

Existem diversas praias no litoral português que valem muito a pena conhecer. Neste artigo, reunimos apenas algumas delas para você poder ter uma ideia das praias de Portugal que pode visitar no verão e aproveitar o clima ensolarado de férias e curtir o momento. 

Se você adora pegar um sol, nadar em águas cristalinas, surfar, fazer trilhas, ou simplesmente descansar na areia da praia com a família, então veja a lista a seguir. 

praias de portugal

1. Praia Dona Ana

Uma das primeiras praias de Portugal que você pode conhecer é a Praia Dona Ana, que fica localizada na região de Lagos no Algarve. Ela é uma das preferidas dos turistas e já esteve na lista dos melhores litorais do país pelo site de viagens TripAdvisor, em 2015. 

O local é propício para viajantes porque está próximo a um bairro com hotéis e restaurantes. Além disso, conta com falésias — formação de paredões íngremes à beira do litoral — e um mar lindo, transparente e calmo. 

2. Praia do Guincho

A Praia do Guincho fica no distrito de Cascais, em Lisboa, e é banhada pelo Oceano Atlântico. O local recebe bastante vento e as ondas podem ser mais fortes, o que é perfeito para os surfistas. Outro ponto muito importante é que ela conta com uma ótima infraestrutura, inclusive com acessibilidade para cadeirantes

Acesse também:  Entenda tudo sobre a Nacionalidade e Cidadania Portuguesa por casamento

E uma curiosidade: sabia que essa orla já foi cenário para um dos filmes de James Bond? Isso mesmo! Ou seja, você estará em um local maravilhoso que já foi até para as grandes telonas! 

3. Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida é uma das praias de Portugal que fica na região de Setúbal. Suas águas são claríssimas e calmas, ideais para atividades de mergulho e snorkel. Quem viajar para esse litoral — seja sozinho ou com a família — terá uma experiência única e satisfatória. 

Além de aproveitar o mar, o viajante terá à disposição vários restaurantes deliciosos e pontos turísticos como o Museu Oceanográfico e a Estação Arqueológica do Creiro.

4. Praia Grande

A Praia Grande, localizada em Sintra, é também uma ótima opção para os surfistas, pois tem a formação de grandes ondas fortes, propícias para esse tipo de esporte. A sua infraestrutura também é de destaque, porque disponibiliza estacionamento em praticamente toda a orla, bem como uma faixa de areia ampla, limpa e perfeita para corridas e caminhadas. 

Não tem erro ao escolher esse destino para aproveitar o clima de Portugal!

5. Praia do Camilo

Na Praia do Camilo você encontra grutas e falésias, assim como uma escadaria de 200 degraus que leva a areia e ao mar. A paisagem é apaixonante e belíssima, com o oceano para você nadar, cavernas para conhecer e passeios de barco.

6. Praia de Nazaré

Quer pegar uma gigante? Então a Praia de Nazaré é para você! Esse é mais um destino impressionante para os surfistas — sendo, inclusive, parte de alguns campeonatos desse esporte — e fica na cidade de Nazaré, próximo à capital Lisboa. 

Tanto os banhistas quanto os praticantes de surfe consideram essa praia como um espetáculo da natureza. 

7. Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael é uma das melhores da região de Albufeira, no Algarve. Suas águas límpidas e o mar tranquilo agradam os turistas que desejam curtir com a família a calmaria do mar e a bela paisagem com falésias e rochas.

Acesse também:  Planejando morar fora? Descubra quais são os impostos em Portugal e se organize

O espaço litorâneo é de areia branca, com fácil acesso a outras praias vizinhas. Há também restaurantes, estacionamentos e tudo o que um turista precisa para aproveitar a área. 

Qual a melhor época para conhecer as praias de Portugal?

Agora que você já viu alguns exemplos de praias de Portugal, pode estar se perguntando: qual é o melhor mês para visitar o litoral português? 

Ao contrário do que fica no imaginário de muitas pessoas, nem todo lugar na Europa é frio e nublado. Portugal, por exemplo, mesmo com invernos rigorosos, também tem um clima ensolarado e perfeito para passar as férias!

litoral de Portugal

No verão, os turistas encontram um clima muito agradável e quente, no qual podem desfrutar de todo o lazer das praias de Portugal. Essa estação acontece entre 21 de junho a 23 de setembro, sendo um período de alta temporada, ou seja, muito procurado pelos viajantes, o que pode gerar um aumento nos preços de passagens, acomodações, etc. 

Planeje com antecedência seu trajeto para conseguir garantir sua viagem com as melhores condições.

Agora que você já conhece mais sobre o litoral português, veja quais são os principais pontos turísticos de Portugal para incluir no itinerário da sua viagem!