O NIF é necessário para várias atividades, como abrir uma conta bancária, comprar ou vender um imóvel, trabalhar em Portugal, emitir uma fatura, entre outras. É importante ressaltar que o NIF não é apenas para residentes em Portugal, mas também para não residentes que realizam atividades econômicas no país.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal nada mais é que um número de identificação tributária, atribuído pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a cada contribuinte. 

O NIF, ou Número de Identificação Fiscal, é um código numérico sequencial usado em Portugal para identificar contribuintes, sejam eles residentes ou não no país. É como um CPF no Brasil, mas com uso mais amplo, sendo necessário até mesmo para transações do dia a dia, como compras em farmácias e supermercados.

Ele é um composto por nove dígitos, que servem para identificar uma pessoa singular ou coletiva, nacional ou estrangeira, que tenha atividades econômicas em Portugal sujeitas a impostos.

Quem pode tirar o NIF em Portugal?

Como vimos acima, qualquer pessoa ou empresa que esteja sujeita a pagar impostos em Portugal deve possuir um NIF. Isso inclui todos os trabalhadores independentes, empresários, empregadores, profissionais liberais, entre outros. 

O processo de obtenção do NIF é relativamente simples e pode ser feito por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo site da AT. Vale lembrar, também, que o NIF é um número pessoal e intransferível, ou seja, não pode ser compartilhado ou usado por outra pessoa. 

Quais são os documentos necessários para tirar o NIF em Portugal?

Para solicitar o NIF em Portugal, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. Documento de identificação válido: passaporte, o cartão de cidadão português ou o título de residência para estrangeiros;
  2. Comprovante de endereço em Portugal: conta de luz, água ou gás, contrato de aluguel ou qualquer outro documento que comprove que o requerente reside em Portugal;
  3. Formulário de inscrição devidamente preenchido;
  4. Comprovante de atividade econômica em Portugal: este documento é necessário apenas para aqueles que realizam atividades econômicas em Portugal, como trabalhadores independentes, empresários ou profissionais liberais. O comprovante pode ser uma declaração de início de atividade ou um contrato de trabalho.

Um adendo importante é que caso o requerente não possua um comprovante de endereço em Portugal, poderá indicar um endereço alternativo, como o de um amigo ou familiar. Contudo, é necessário que esse endereço possua uma caixa postal para que a correspondência possa ser enviada.

Após a solicitação do NIF, o requerente deverá aguardar a análise e processamento da solicitação pela AT. Em geral, o NIF é emitido em poucos dias e pode ser retirado pessoalmente ou enviado pelo correio.

Como tirar o NIF?

Agora que você já sabe quais documentos são necessários para emitir o NIF, está na hora de entender como emiti-lo. Confira o passo a passo:

  1. Agende o NIF em Portugal: inicialmente você precisará realizar seu agendamento para ser atendido. Ele pode ser feito através do Portal de Finanças português. Se preferir, também pode solicitar o agendamento através do telefone.
  2. Compareça ao agendamento;

Tudo feito e preenchido, seu NIF será emitido! Você receberá um papel com seu NIF e deve guardá-lo com todo cuidado. Lembre-se de memorizar seu código NIF para realizar compras que poderão ser dedutíveis na declaração do IRS.

NIF estando no Brasil

Pois é, por mais que seja um documento português, também é possível emitir seu NIF estando no Brasil. Graças ao mundo globalizado, existem empresas que são capazes de cuidar de todos os trâmites burocráticos. 

Contar com uma empresa referência no assunto é importante pois ela se torna o seu representante fiscal, um dos requisitos básicos do NIF, e o faz para você.

Quantas cidadanias uma pessoa pode ter?

Cidadania Espanhola: quem tem direito e como conseguir tirar

Quanto custa para tirar o NIF em Portugal?

Nada! Para tirar o NIF não existem taxas, então a emissão do documento é totalmente gratuita. 

O que pode gerar gastos é que você precisa de um endereço em Portugal para emitir o documento, então se você não tiver algum familiar ou amigo morando por lá, você terá de pagar um advogado.

Tem como fazer o NIF online?

Sim, é possível fazer o NIF online. Para isso, basta acessar o site da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse o site da Autoridade Tributária e Aduaneira;
  2. Clique em “Iniciar Pedido” no canto superior direito da página;
  3. Selecione “Novo pedido de NIF”;
  4. Preencha o formulário eletrônico com as informações solicitadas, incluindo seus dados pessoais e comprovante de endereço em Portugal;
  5. Anexe uma cópia do seu documento de identificação válido, como o passaporte, cartão de cidadão ou título de residência;
  6. Finalize o pedido e aguarde a confirmação da AT.
  7. Após a solicitação, a AT irá processar o seu pedido e, se aprovado, você receberá o seu NIF por correio no endereço que indicou no formulário de inscrição. O processo de solicitação online pode levar alguns dias, dependendo do volume de pedidos que a AT esteja processando.

Vale lembrar que, em caso de dúvidas ou problemas com a inscrição online, é possível recorrer aos serviços presenciais da AT ou das Lojas de Cidadão para obter ajuda e orientação.

Como consultar NIF em Portugal?

É muito comum esquecermos o número do cartão, CPF ou o telefone de um ente querido. Por que não esqueceríamos o NIF? 

Se você já emitiu o documento mas não sabe o número, você poderá consultá-lo por meio de: 

  1. Verso do seu cartão cidadão ou autorização de residência;
  2. Comprovante de Finanças de quando você emitiu o NIF;
  3. No próprio Portal português, caso já tenha cadastrado seu NIF;
  4. No site nif.pt, uma criação recente, e pode-se dizer até necessária, mas ainda não funciona em sua totalidade.

Perguntas frequentes (FAQ)

É possível tirar o NIF no Brasil?

Sim, você consegue tirar o NIF no Brasil. 

Você precisará apenas de algum familiar ou amigo que tenha residência fixa em Portugal. Se não existir, é possível contratar um advogado e emitir seu documento.

Quem precisa de um NIF?

  • Todos os residentes em Portugal, para fins fiscais.
  • Não residentes que realizem atividades em Portugal que gerem tributação.
  • Menores de idade para abertura de conta bancária ou realização de atos em seu nome.

Como obter o NIF em Portugal?

O interessado deve comparecer ao agendamento feito no Portal de Finanças português portando os documentos necessários e preencher um formulário eletrônico. Após o processo, um papel com o NIF será emitido.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal nada mais é que um número de identificação tributária atribuído pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a cada contribuinte. 

Como obter o NIF Portugal Online?

Para solicitar o NIF em Portugal online, é necessário acessar o site da Autoridade Tributária e Aduaneira, clicar em “Iniciar Pedido” e selecionar “Novo pedido de NIF”. Preencha o formulário eletrônico com informações pessoais e comprovante de endereço em Portugal, e anexe uma cópia do documento de identificação. 

Finalize o pedido e aguarde a confirmação da AT, que pode levar alguns dias. Se aprovado, o NIF será enviado por correio para o endereço indicado na solicitação.

Consulta do NIF

  • Online: no portal ePortugal.gov.pt, com autenticação via Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão ou NIF e senha.
  • Presencialmente: em um posto de atendimento das Finanças (AT).

Alteração de dados

  • Online: no portal ePortugal.gov.pt, com autenticação.
  • Presencialmente: em um posto de atendimento das Finanças (AT).

Perda ou extravio do NIF

  • Solicitar a 2ª via no portal ePortugal.gov.pt, com autenticação.
  • Em caso de perda ou roubo, apresentar boletim de ocorrência.

NIF para empresas

  • Obtenção online no portal das Finanças (AT).
  • Necessário para abertura de empresa, emissão de faturas e outras atividades.

Dúvidas específicas

  • Consulte o portal ePortugal.gov.pt ou ligue para a linha de apoio das Finanças (AT): 217 206 707.

Lembre-se

  • O NIF é um documento importante e deve ser guardado com cuidado.
  • Em caso de dúvidas, consulte as fontes oficiais ou procure ajuda profissional.

Conquiste sua cidadania

No artigo de hoje vimos que o NIF é um número de identificação tributária obrigatório para todos os que têm atividades econômicas em Portugal, independentemente de serem residentes ou não.

Ele é pessoal e intransferível, além de ser necessário para várias atividades, como abrir uma conta bancária, trabalhar em Portugal e emitir faturas. 

Não passe por perrengues, reconheça sua cidadania portuguesa e desfrute de todas as vantagens de ser um cidadão português. Clique no banner abaixo e faça seu teste de cidadania totalmente gratuito!