Antes de tudo, um importantíssimo questionamento: Você sabe quem foram as pessoas que deram origem ao seu sobrenome?
Bom, por centenas de anos, saber esse tipo de informação requisitava uma longa viagem às raízes da sua família, ou até mesmo minuciosas pesquisas em livros e documentos antigos dos antepassados.
Contudo, com o surgimento de vários sites e plataformas (até mesmo disponíveis de forma gratuita na internet), descobrir a verdadeira origem de um sobrenome se tornou algo muito mais rápido e simples.
Além disso, esses novos aparatos tecnológicos também têm ajudado muitas pessoas, que estão a resgatar a história da sua família, a montarem sua árvore genealógica corretamente e, assim, iniciar os processos de reconhecimento da sua cidadania.
E como sabemos que os sobrenomes italianos estão presentes em diversas famílias brasileiras, decidimos falar não só sobre a origem, mas também explicar o significado dos nomes do país da bota mais tradicionais por aqui!
Sobrenomes e imigração italiana no Brasil
O Brasil é um dos lugares onde há uma das maiores colônias italianas fora da Itália, devido ao intenso movimento imigratório que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XX.
Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil por volta do ano de 1870, quando o país já não utilizava mais a mão de obra de povos escravizados nas atividades econômicas.
Uma curiosidade sobre a colônia italiana no Brasil é que, apesar da região do sul do nosso país ter recebido os primeiros italianos, foi na região sudeste que um maior número de imigrantes decidiram fixar residência.
Um outro ponto importante é que a maioria dos italianos que decidiram adotar as terras tupiniquins como novo lar vieram do Norte Itália, de regiões como Vêneto e Gonzaga.
Desse modo, podemos supor tranquilamente que muitos dos sobrenomes italianos que foram incorporados no cotidiano brasileiro também tiveram suas origens nessa mesma região.
Origem dos 7 sobrenomes italianos mais populares no Brasil
Agora que já sabemos um pouco mais sobre a história da imigração italiana no Brasil, que tal conhecer a origem e o significados de alguns dos sobrenomes italianos mais conhecidos por aqui?
1. Rossi
Rossi é um nome bastante popular na Itália, principalmente na região norte do país.
Este sobrenome deriva do latim “russos”, “russo”, “russum” e traz como significado algo que é “vermelho”.
Dessa forma, Rossi era muito utilizado pelos mais antigos para nomear pessoas de “cabelo ou pele avermelhada”.
2. Esposito
A origem e o significado de Esposito não é o dos mais felizes, contudo, este é um dos sobrenomes mais populares não só na Itália, mas também no Brasil.
Assim, o nome Esposito faz uma referência direta às crianças que eram postas para a adoção pelo próprio pai biológico.
Essas crianças eram deixadas na “roda do exposto”, uma armação giratória em forma de cilindro feita de metal, onde ficavam os bebês abandonados.
Por mais que seja um relato para lá de triste, esta é a história que melhor explica a verdadeira origem desse sobrenome italiano.
3. Lombardi
Há duas possíveis teorias que explicam a origem do sobrenome Lombardini: a primeira, é que ele surgiu na região italiana conhecida como Lombardia.
A segunda, teoriza que esse nome tem origem germânica, através dos povos lombardos, que fixaram alguns povoados na região norte do país.
Já o significado é bem simples, porém, é capaz de complementar ainda mais a nossa imaginação acerca da sua verdadeira origem, pois Lombardi significa “homem de barba longa”.
4. Fontana
Fontana é um sobrenome italiano que deriva do latim “fons”, que significa “fonte”.
Além disso, acredita-se que esse sobrenome tenha surgido, inicialmente, como uma espécie de apelido para aqueles que moravam perto de alguma fonte de água.
Desse modo, a palavra Fontana também serve para designar “aquele(a) que mora próximo a uma fonte”.
5. Ferrari
Ferrari com certeza é um dos sobrenomes italianos mais bem sucedidos aqui no Brasil, mas essa fama não se deve apenas ao carro de nome igual, certo?
Este sobrenome também tem a sua origem na região norte da Itália, contudo é bastante popular no país inteiro.
Ferrari deriva do latim “ferrarius”, ou “ferrum”, que significa “ferro”, o que pode ser associado à profissão de ferreiro.
6. De Luca
O sobrenome De Luca, que tem suas origens no próprio nome Luca (que por sua vez deriva do nome latino “Lucas”).
Além de conter o significado de “filho de Luca”, ele também faz referência à palavra grega “Loukanos”, que significa “da Lucânia”.
Dessa forma, podemos atribuir outros significados ao sobrenome De Luca: “Aquele que vem da Lucânia” ou “Aquele que traz luz”.
7. Gonzaga
E para finalizar, o sobrenome Gonzaga, que pertencia a uma nobre família italiana chamada de “Gonzaga de Mântua”, originária da região conhecida como Gonzaga (também no norte do país).
Além de ser muito popular na Itália, Gonzaga também é muito comum aqui no Brasil (nem vai dizer que você não conhece Luiz Gonzaga, o rei do baião!).
Origem dos sobrenomes italianos: curiosidades
O Museu del Cognome, que surgiu em 2012 lá em Pádula, na região de Campânia, no sul da Itália, inventou uma maneira bem divertida, explicativa e bacana de contar a trajetória de várias famílias de origem italiana: no formato de Histórias em Quadrinhos!
O projeto idealizado pelo fundador e diretor do museu, Michele Cartusciello, é fruto de uma parceria com Emanuele Sabatino, cartunista italiano.
Assim, o seu principal objetivo é o de aproximar os oriundis (descendentes italianos) de suas origens.
Isto é, criando uma espécie de álbum de recordações baseado na pesquisa genealógica.
Dessa forma, é bastante emocionante ver histórias que tínhamos apenas ouvido falar, agora desenhadas e incrivelmente detalhadas.
O primeiro de todos os quadrinhos foi feito com base na história da família do próprio Cartusciello (o resultado foi de cair o queixo).
Logo após esse plano piloto, o Museu abriu alas para as encomendas, no qual você pode requisitar o envio de sua árvore genealógica cartunizada.
O primeiro passo, é a colheita de algumas informações detalhadas sobre o sobrenome em questão.
Depois disso, Cartusciello também fará uma pesquisa histórica a respeito da origem do sobrenome italiano e da evolução dos costumes tradicionais ao longo dos anos.
Tudo isso como forma de direcionar a criação dos desenhos.
O que mais existe no Museo Del Cognome?
Claro que um museu totalmente especializado em Sobrenomes Italianos não pararia com suas surpresas por aí, certo?
Em seu site, você pode conferir uma série de informações a respeito de seu sobrenome que já podem estar expostas no site.
O Museu oferece serviços de pesquisa genealógica (assim como a Cidadania4u), reelaboração e criação de brasões heráldicos e burgueses, análise grafológica, entre outros.
Nesse sentido, os serviços prestados por ele são de extrema importância para a população italiana e seus descendentes.
Como o país de maior variedade de sobrenomes no mundo, possuir um museu dedicado ao estudo dos mesmos é algo incrivelmente gratificante aos seus cidadãos.
Já que reconhecer a origem de sua família não só é uma forma de demonstrar total orgulho de suas raízes,.
Mas também é uma forma de gozar dos direitos que lhe são conferidos por conta dessa ancestralidade.
Descubra mais sobre sua história!
Pode confessar: conhecer a origem de sobrenomes italianos até desperta em nós uma curiosidade em conhecer mais sobre os nossos antepassados e vontade de conseguir a nossa dupla cidadania, né?
E você sabe quem pode te ajudar por toda essa jornada? A Cidadania4u, uhuul!
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para mais informações sobre o processo de cidadania italiana e também para conhecer mais sobre a sua história!
Respostas de 8
Nascido em Régio da Emília
Sou cidadã italiana nascida no Brasil (minhas filhas também) e gostaria de conhecer mais sobre a história da minha família, BORGO. O ancestral mais distante de que tenho conhecimento é o meu trisavô Pietro BORGO, de Villorba, Província de Treviso, Região do Vêneto, nascido no ano de 1833. Grazie mille per l’informazione. Dio ti benedica , signori!
Olá, Ines!
É possível obter essas informações através da pesquisa genealógica. Se quiser fazer esse serviço com a gente é só enviar um email para [email protected]
Familia milanez
Gostaria de receber algumas informações sobre descendência do meu sobrenome, se eu consigo obter dupla cidadania . Fico no aguardo, obrigada
Olá, Sueli!
O direito à cidadania italiana é por ter um ascendente italiano, independente de você ter ou não um sobrenome italiano. Você já sabe se alguém em sua linhagem veio da Itália?
MEU AVÔ VEIO DE PROVINCIA DE TREVISIO ITALIA MEU SOBRE NOME É MOMESSO GOSTARIA DE SABER
Olá, Claudia!
Ao que tudo indica você tem direito a cidadania sim 😀 Vamos te enviar um email para conversarmos melhor.