Qual a função de uma árvore genealógica? Bom, é comum que nos processos de reconhecimento da cidadania italiana as pessoas busquem informações acerca de seus antepassados.  

E é exatamente para essa questão que a árvore genealógica desempenha sua função, já que para dar entrada no processo de cidadania é necessário conhecer os membros da linhagem de uma família até chegar ao dante causa.  

Como fazer e montar uma árvore genealógica da família?

Pode parecer uma questão irrisória, mas a árvore genealógica da família lhe garante acesso às histórias e aos costumes dos seus antepassados. Muitas pessoas se perguntam de onde vieram, mas poucas realmente vão atrás e seguem esse instinto. 

Se você está aqui, certamente é uma dessas pessoas que querem descobrir as origens da sua família. Iremos te explicar o que é e como montar árvore genealógica para cidadania italiana. 

O que é uma árvore genealógica da família?

A árvore genealógica consiste num estudo de gerações, usado para demonstrar as origens de um indivíduo. Nela você encontrará tanto parentes mais próximos quanto mais distantes, para que tenha uma visão ampla de onde você veio. 

Traçando uma analogia com uma árvore real, o tronco são as relações (casamentos e conexões familiares); as folhas são as pessoas. Os galhos mais finos, seriam seus pais; já os mais grossos, por serem mais antigos, são seus antepassados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que seria uma árvore genealógica da sua família, observe o exemplos abaixo: 

árvore genealógica da família

Em todos os países há uma mistura de sobrenomes e famílias, aqui no Brasil isso existe de uma forma mais exacerbada dada a história do país. O período colonial trouxe grandes mudanças para nossas terras, e muitas resistem até os dias de hoje.

Entre os países europeus, é a Itália que exerce maior influência. Hoje, o Brasil possui a maior comunidade italiana fora de solo italiano. Isso se deve ao período que ficou marcado pela Grande Imigração. 

Nele, mais de um milhão de italianos vieram para cá em busca de melhores condições de vida. Então, por que fazer uma árvore genealógica? Para descobrir suas origens. A Itália não foi o único país que pisou aqui. Não é possível que você não possua um pingo de curiosidade? 

Entre Silvas e Pereiras, existem Bittencourt, Schmidt e Piquet. Sabe a origem desses sobrenomes? De qual ramo da família? Esse é o propósito da árvore genealógica, encontrar respostas. 

É por ela que muitas pessoas acabam descobrindo serem descendentes de estrangeiro, já pensou ser este o seu caso?

Como fazer a árvore genealógica da família para cidadania italiana

O primeiro passo para fazer a árvore genealógica da sua família é coletar informações. Principalmente em famílias grandes, sempre ouvimos histórias quando crianças. Se você já sabe que possui ascendente italiano e tem o desejo de reconhecer sua cidadania italiana, comece por esse lado da família! 

Comece por pessoas próximas, pais, tios, irmãos e primos. A maneira que você escolher montar sua árvore não faz diferença, seja de baixo para cima ou vice versa, basta seguir a linha generacional.

Conforme você vai juntando informações, irá se deparar com parentes que já não conhece e não possui ideia de quem são. Assim, para que a sua árvore esteja o mais completa e correta possível, você precisará comprovar sua ascendência por meio de documentos. Acompanhe no parágrafo abaixo. 

Hoje em dia, esse processo pode ser feito de modo mais simples, por meio da internet. Sites como FamilySearch e MyHeritage possuem uma base de dados com mais de 10 bilhões de registros históricos e dados de outras pessoas e famílias que você pode ir adicionando na sua árvore, caso tenham relação. 

Assista nosso vídeo sobre como montar a árvore genealógica da sua família.

Para que serve a árvore genealógica?

A árvore genealógica é uma representação gráfica da ancestralidade e relações familiares de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Ela serve para organizar e visualizar informações sobre a linhagem familiar ao longo do tempo, mostrando as conexões entre pais, avós, bisavós, e assim por diante.

A principal finalidade da árvore genealógica é preservar e transmitir o conhecimento sobre as origens familiares, incluindo informações sobre parentes distantes, antepassados e parentesco. Ela ajuda a identificar e documentar nomes, datas de nascimento, casamentos, óbitos e outras informações relevantes sobre os membros da família.

Além disso, a árvore genealógica pode ter diversas utilidades, tais como:

  1. Conexão com a história: A árvore genealógica permite que as pessoas se conectem com sua história e compreendam sua herança cultural. Ela pode revelar informações sobre a ascendência étnica, migrações, tradições familiares e até mesmo eventos históricos que afetaram a família.
  2. Pesquisa e genealogia: Muitas pessoas têm interesse em pesquisar e traçar suas raízes familiares. A árvore genealógica é uma ferramenta fundamental nesse processo, fornecendo um ponto de partida para a investigação de antepassados e a descoberta de parentes desconhecidos.
  3. Herança genética: Através da árvore genealógica, é possível analisar e compreender a herança genética da família. Isso pode ser útil para identificar doenças hereditárias, padrões genéticos e até mesmo para tomar decisões informadas sobre planejamento familiar.
  4. Estabelecimento de laços familiares: A árvore genealógica permite que membros da família conheçam e mantenham contato com parentes distantes. Ela fortalece os laços familiares, promove a união e facilita a transmissão de histórias, tradições e valores familiares de geração em geração.
  5. Legado familiar: Ao criar e atualizar a árvore genealógica, as pessoas podem deixar um legado para as futuras gerações. Ela se torna um recurso valioso para que os descendentes conheçam suas raízes e compreendam sua identidade familiar.

Em resumo, a árvore genealógica serve como uma ferramenta importante para preservar a história e a identidade familiar, promovendo a conexão entre as gerações e proporcionando um senso de pertencimento e continuidade.

Os 10 MELHORES sites para pesquisa genealógica

Nesse sentido, para quem quer dar os primeiros passos, trouxemos hoje 10 sites para pesquisa genealógica. São eles:

FamilySearch

O FamilySearch é um site muito popular no segmento genealógico do mundo. Além disso, é patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nele é possível encontrar mais de um bilhão de imagens digitais. Bem como, índices de registros mundiais. Por exemplo: 

  • registros governamentais 
  • registros eclesiásticos de nascimento
  • inventários
  • registros de casamento
  • registros de óbitos 

A partir de indexações, voluntários criam esses índices. Vale destacar que qualquer um pode se voluntariar. Isto é, independente de idade, religião ou conhecimento técnico prévio. A única exigência é ter acesso à internet. 

Além disso, ainda dispõe de vários outros recursos. Tal como, uma enciclopédia interativa online para a pesquisa da história familiar. Bem como, guias e mentorias com profissionais da plataforma. Ainda há possibilidade de pesquisa por área geográfica e por tópico.

Outro ponto de destaque do site são os fóruns de discussão. Lá, os usuários podem mandar perguntas sobre a pesquisa e interagir com a equipe do FamilySearch. Ou ainda, alguém da comunidade genealógica.

O  acesso é gratuito e está disponível ao público em sete idiomas.

 MyHeritage

Fundada em 2003, funciona de forma bem semelhante ao FamilySearch. Possui um banco de dados composto de 9 bilhões de registros históricos de todo o mundo.

Nela é possível criar árvores genealógicas, além de compartilhar fotos. Além disso, baseada em reconhecimento facial, é possível criar uma árvore. De forma a gerar matches com árvores já registradas.

Ademais, vale ressaltar que o site possui mais de 35 milhões de árvores genealógicas registradas. Tudo isso em 42 idiomas. 

Por fim, a plataforma possui três tipos de planos. No qual o plano básico pode ser acessado de forma gratuita. Entretanto, para planos com mais funcionalidades, que apontem inconformidades na árvore, por exemplo, é necessário aderir ao plano premium. O qual pode ultrapassar R$600 ao ano.

Geni

Uma plataforma de propriedade privada do MyHeritage. Nascida ainda em 2007, o objetivo inicial do site era criar árvores genealógicas a partir de um ancestral comum. Ou seja, da combinação das pesquisas de uma árvore que os usuários estão construindo. Dessa forma, então, criar um grande banco de dados que poderia ser reaproveitado.

Mais de 150 milhões de perfis foram criados no Geni até 2015. Além disso, mais de 89 milhões de usuários estão na Árvore Genealógica Mundial. A aquisição da Geni pela MyHeritage aconteceu em 2012.

Geneanet

Assim como as plataformas citadas acima, permite fazer buscas pelos seus antepassados. Isto é, por meio da comparação com outras árvores genealógicas. Além disso, a partir do preenchimento de alguns dados, como dos seus antepassados mais próximos, já é possível ter acesso ao início da sua árvore, completamente editável.

Antenati

O Portal dos Ancestrais, como é conhecido, foi concebido e idealizado pela Direcção Geral de Arquivos, em Pescara, na Itália, no ano de 2011. A plataforma além de contar com documentos que ajudam na pesquisa genealógica, conta também com arquivos sobre demografia histórica e histórica social.

FindMyPast

Assim como o FamilySearch, o FindMyPast é patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ficando disponível para membros da Igreja. Vale destacar que apesar de conter um vasto banco de dados, o maior foco é sobre a genealogia da Inglaterra. 

Além disso, os ancestrais podem ser adicionados à árvore genealógica um por um ou ainda através da importação de arquivo. Entretanto, vale destacar que não é possível importar a árvore genealógica antes, como acontece no FamilySearch.

Emigrazione Veneta

O site Emigrazione Veneta é um verdadeiro acervo com os dados de imigrantes que vieram da região de Veneto na Itália, por volta do século XX. No caso dele, o foco é de fato no país da bota. Nele, é possível fazer a busca pelo nome completo ou somente pelo sobrenome. Vale destacar que a plataforma foi lançada em 2001 e, no ano de 2015 inaugurou uma sede no Rio de Janeiro.

Museu da Imigração

No ano de 2020 o Museu da Imigração anunciou a filiação com a FamilySearch, com o propósito de facilitar o acesso aos documentos de antepassados italianos. Dessa forma, é possível ter acesso a registros armazenados em locais como hospitais e paróquias. 

Além disso, o banco de dados conta com mais de 4 bilhões de informações que contemplam diversos países. Ainda, o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu possui um grande repertório com cerca de 250 mil imagens digitais. Elas documentam o movimento imigratório em São Paulo e no Brasil como um todo.

Vale destacar que tal consulta ao arquivo pode ser feita ainda no próprio Museu da Imigração, com o auxílio de profissionais do local. Caso a demanda seja alta, está sujeita a limitação de tempo para a pesquisa.

Cisei Online

É um site focado nos navios que transportavam imigrantes italianos. Nele é possível encontrar documentação sobre nomes, fotografias, e outros dados pertinentes à pesquisa genealógica. Como, por exemplo, certidões de nascimento.

Cognomix

No caso do Cognomix, o objetivo é fornecer informações acerca de arquivos nominais. Como, por exemplo, da predominância do sobrenome em determinadas regiões da Itália, de forma a facilitar a pesquisa. Já que, dessa forma, propõe uma espécie de filtro.

Para essas e mais informações sobre o processo de cidadania italiana, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato conosco para descobrir mais sobre a sua história e entender melhor o seu caso!

Outros sites que podem ajudar

  • Findmypast: https://www.findmypast.com/
    • Foco em registros históricos do Reino Unido e da Irlanda.
    • Planos gratuitos e premium disponíveis.
  • Genealogy: https://www.genealogy.com/
    • Fórum online para conectar-se com outros genealogistas e trocar informações.
    • Recursos para iniciantes e experientes.
  • Ancestry: https://www.ancestry.com/
    • Vasta coleção de registros históricos, incluindo censos, jornais, testamentos e registros militares.
    • Planos gratuitos e premium disponíveis.

Sites para pesquisa genealógica: como descobrir a história de sua família?

A partir das informações acima será possível traçar linhas e estabelecer conexão entre os fatos de forma a reconstituir a história da sua família. Além de conhecer um pouco mais sobre seus antepassados e, se reconectar com a sua história.

Partindo disso, terá informações suficientes para entender como a história da sua família te concede o direito de reconhecer a cidadania italiana. Bem como, a oportunidade de viver como um verdadeiro cidadão europeu.

Pesquisa genealógica: como descobrir seus antepassados grátis?

Os sites disponibilizados possuem consultas grátis, incluídas em planos gratuitos. Apenas em casos de necessidade de maiores informações ou recursos, as plataformas oferecem planos pagos que podem alcançar até R$600 por ano.

Dicas extras

  • Comece com o que você já sabe sobre sua família: nomes, datas, locais de nascimento e eventos importantes.
  • Use diferentes sites e recursos para ampliar sua pesquisa.
  • Seja paciente e persistente, a pesquisa genealógica pode ser um processo demorado.
  • Participe de fóruns e grupos online para conectar-se com outros genealogistas e trocar informações.

Lembre-se

  • A pesquisa genealógica pode ser uma experiência gratificante que o ajudará a descobrir mais sobre sua história familiar.
  • Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a começar, mesmo que você não tenha experiência anterior.
  • Com um pouco de esforço e dedicação, você poderá construir uma bela árvore genealógica para sua família.

Você já sabe qual será a sua próxima grande escolha? 

Conhecer as origens da sua família é realmente um grande passo para a conquista da sua cidadania! Mas contar com a assessoria de uma empresa de confiança não pode para trás, não!

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre A MAIOR EMPRESA DE CIDADANIA EUROPEIA DA AMÉRICA LATINA? Veja o vídeo a segui:

👉 Não perca mais tempo! Clique no banner logo abaixo e dê o primeiro passo rumo à dupla cidadania dos seus sonhos.