As influências de Portugal em nosso país são notáveis todos os dias. Desde nossa língua à arquitetura que nos cerca. Uma coisa que não prestamos muita atenção é na culinária. Como o Brasil é extremamente plural e por conta de a culinária italiana ganhar certa preferência, muitos esquecem das influências da cultura portuguesa em nossa culinária.

Sendo verdadeiras obras de arte, as comidas portuguesas são simplesmente deliciosas e, se ainda não estão presentes em sua rotina, talvez seja hora de você dar uma atenção especial aos pratos que comentaremos mais abaixo.

Confira o texto que preparamos para você a respeito das comidas típicas de Portugal!

O Portugal que cabe em seu prato

  • POLVO
Prato a base de polvo
Photo by Maciej Gerszewski on Unsplash

Começamos por um prato delicioso e que certamente é conhecido aqui no Brasil – o Polvo. O costume de comer polvo é fortemente difundido em Portugal, principalmente à Lagareiro, na ceia de Natal.

É uma forma de substituir o tradicional Peru de Natal. Tal costume vem da província de Trás-os-Montes. Lá, escolhe-se o polvo pelo tamanho, sendo recomendado um animal com no máximo 1,5 kg. Nesse Natal, que tal inovar na ceia e se inspirar em nossos ancestrais portugueses?

  • BACALHAU

bacalhoada portuguesa

Outro animal vindo do mar que é vastamente consumido aqui no Brasil por influência portuguesa é o Bacalhau. Quando se fala em Bacalhau Português, muitas imagens aparecem em nossa mente.

A Bacalhoada também é uma palavra que vem logo associada àquele prato que é acompanhado de ovos, tomates, pimentões e cebola. Certamente, se sua família segue à risca as recomendações da semana santa, deve ter comido o bom e velho bacalhau português;

  • FRANCESINHA

Francesinha, prato típico português

Achava que a Francesinha vinha da França? Não não, essa mistura de pão, queijo, presunto, bacon, ovos, linguiça e bife, servidos em molho de vinho do Porto misturado a tomates e pimenta malagueta vem diretamente de Portugal. Simplesmente delicioso, o prato pode vir acompanhado de batatas fritas ou purê de batatas e arroz;

  • PASTÉIS DE NATA
pasteis de nata portugueses
Imagem de CarolinaP por Pixabay

Ou, como também são conhecidos, os Pastéiszinhos de Belém, são simplesmente deliciosos e carregam consigo uma energia extremamente portuguesa. Se você já esteve em Belém, pôde comer um dos pastéiszinhos clássicos, mas aqui no Brasil, muitas pessoas ainda seguem a receita clássica à risca;

  • ALHEIRA
alheira
Imagem de Antonio Cavalcanti por Pixabay

Por fim temos um prato pouco comum aqui no Brasil mas que é simplesmente delicioso e deveria ser muito mais difundido. De origem judaica, o prato consiste em um embutido de peru, galinha, coelho, carne de vaca ou pato.

Isso é servido com uma massa de pão, alho, batatas cozidas e azeite. Simplesmente delicioso, o prato hoje está presente em diversas cidades portuguesas e deveria certamente estar em sua lista de pratos a provar nos próximos dias.

Você come qual desses pratos? Conta pra gente!

Louvando sua ancestralidade todos os dias

Celebrar a cultura de nossos ancestrais é uma das formas de reconhecer e trazer nossa história para mais perto de nosso dia a dia. Conta pra gente, qual dos pratos mais acima está presente no prato de sua família.

Se você não come esses pratos em específico da culinária portuguesa, conta pra gente quais outros pratos ou mesmo bebidas portuguesas estão presentes em sua casa.

E se você gostaria de conhecer mais sobre portugal, te convidamos a ler o nosso texto sobre a qualidade de vida incomparável desse país!