Quem tem o sonho de morar em Portugal ou de visitar o país por um determinado período, precisa conhecer mais sobre a cultura portuguesa para se adaptar aos seus costumes e tradições quando chegar na região. O estilo de vida lusitano tem suas diferenças em relação ao Brasil, em vários aspectos. Por isso é importante se familiarizar antes. 

Continue lendo para conhecer mais sobre a cultura do país!

Quais são as principais características da cultura portuguesa?

Conhecer as principais tradições e costumes da cultura portuguesa é fundamental para quem vai viajar para o país pela primeira vez, ou então, quem vai se mudar definitivamente para lá. 

Na verdade, isso é algo que deve ser feito seja qual for o seu destino, afinal, entender como são os costumes de um povo, ajudará você a lidar com a situação e aproveitar mais a experiência.

Portugal, por toda a sua história, exalta a tradição e oferece muito para os turistas conhecerem e desfrutarem. Veja a seguir algumas informações sobre a cultura do país:

Produção e consumo de vinho

O segmento vinícola tem grande destaque em Portugal, já que o país é um exímio produtor de vinho há milênios. A diversidade nas castas de uvas e o domínio de técnicas de cultivo e produção contribuem para que esse setor receba muita atenção devido às bebidas de alta qualidade.

A Região Demarcada do Douro é uma das mais antigas do planeta,  com uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares. O local foi criado para garantir a excelência na produção do famoso Vinho do Porto.

Essa é uma parte da cultura portuguesa muito reconhecida e admirada. Inclusive, o enoturismo é muito forte no país.

Culinária

A gastronomia lusitana é bastante diversificada e com influências das áreas do Mediterrâneo e do Atlântico. Há muitas comidas típicas de Portugal vindas de diferentes regiões do país e que também se relacionam com a variação do clima local.

A culinária do país é muito saborosa e um grande símbolo da cultura portuguesa. Geralmente, ela inclui ingredientes como:

  • azeite de oliva;
  • bacalhau;
  • sardinhas;
  • azeitona.

Devido à variedade de peixes, frutos do mar e demais itens, a alimentação dos portugueses é bastante saudável. O bacalhau, por exemplo, é um dos peixes mais consumidos no país, inclusive, faz parte da tradição deles servir este peixe nas festas de final de ano.

Cerca de 70% de todo o bacalhau comido em Portugal vem da Noruega e de acordo com Conselho Norueguês dos Produtos do Mar (NSC – Norwegian Seafood Council), os portugueses comem cerca de 70 mil toneladas do peixe por ano.

É bastante comum também entre a população lusitana tomar sopa como entrada em diversas refeições. Sendo este mais um hábito saudável, já que essas sopas são geralmente de legumes e com pouco sal. 

Quem visita os restaurantes — dos mais acessíveis aos mais renomados — pode aproveitar para comer refeições deliciosas e degustar os melhores vinhos portugueses. E, claro, tem a comida caseira que conquista qualquer um.

Além dos pratos salgados, há também doces portugueses mundialmente famosos, como os Pastéis de Belém. Dá até água na boca e vontade de experimentar tudo!

Cidadania Portuguesa Com a Cidadania4u

Festas populares

Também faz parte da tradição da cultura portuguesa as festas populares. Como cada cidade de Portugal tem o seu padroeiro, no dia do município acontece uma grande comemoração. Há muitas romarias todos os anos, cortejos e a culinária típica da região. 

Geralmente, as festas portuguesas de destaque estão vinculadas à religião cristã — um aspecto muito forte na cultura local. Entre as comemorações mais relevantes estão a:

  • Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores;
  • Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego;
  • Festa de Santo Antônio, em Lisboa;
  • Festa de São João, no Porto.

Fado

Não poderíamos deixar de citar a parte musical da cultura portuguesa! O fado é um estilo musical que só existe em Portugal e é um grande sucesso nas áreas mais antigas e típicas do país. Geralmente, as músicas são cantadas por um(a) vocalista ao som de uma guitarra portuguesa e uma guitarra clássica. 

As letras costumam fazer críticas políticas e sociais, mas também abordam outros temas como paixão, perda, desilusão, saudade e os desafios da rotina.

Religião

Como vimos, a religião tem uma grande importância na cultura portuguesa e a população é majoritariamente católica. É costume para milhares de pessoas comparecer à missa aos domingos, realizar peregrinações, entre outros hábitos. 

Apesar de alguns da geração mais jovem não se identificarem com nenhuma religião, de modo geral, o catolicismo ainda tem um peso muito significativo no país.

Essas foram apenas algumas das características da população lusitana e sua cultura. Quer conhecer mais sobre o país? Então leia nosso artigo sobre como é a segurança em Portugal!