Já tem a cidadania italiana e está pensando em se mudar para o país e estudar lá? Ou, está de olho no processo de reconhecimento de cidadania italiana, e já quer saber um pouco sobre o sistema educacional da Itália? Esse texto foi feito idealmente para você!

A Cidadania Italiana abre diversas portas, principalmente no que concerne aos estudos e às oportunidades de emprego. Gozar de todos os direitos de um cidadão europeu inclui o acesso ao sistema educacional da Itália. Aqui, nossa equipe da Cidadania4u resumiu tudo que você precisa saber sobre o tema.

Já falamos aqui no blog previamente como as universidades italianas são incríveis, e inclusive listamos algumas que você poderia se interessar. Compreender melhor como o sistema funciona é um dos primeiros passos para melhor utilizar o mesmo.

Veja abaixo alguns detalhes que separamos para você:

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ENSINO NA ITÁLIA

Tal qual no Brasil, a Itália possui uma lei que garante a todos o direito à Educação, sem qualquer distinção. É por isso que existem diversas escolas distribuídas pelas cidades, garantindo acesso fácil a todos os cidadãos. O mesmo vale para as universidades.

A frequência é algo mais que importante na Itália. Existe inclusive a possibilidade de pagamento de multa, caso os pais não matriculem seus filhos de 6 a 14 anos na escola. Em casos extremos, até mesmo a polícia pode ser envolvida no caso.

UM MAIOR CONTROLE DO FUTURO

Se você está procurando entender mais sobre o ensino na Itália para que os seus filhos tenham acesso ao mesmo, saiba de antemão que por lá, os estudantes têm muito mais liberdade de escolha acerca das matérias que estudam.

Desde o ensino médio eles já podem escolher o caminho que vão trilhar – área de saúde, ciências exatas, ciências humanas e assim por diante. Funciona quase como uma preparação para a universidade!

Isso é associado aos 2 anos a mais de estudo que existem para os estudantes. Tudo, com imensa qualidade e uma ótima estrutura física nas escolas. Os professores são completamente livres quanto a utilização de métodos didáticos, o que torna o ambiente educacional muito mais fluido e engajante.

O PAÍS DA INCLUSÃO NO ENSINO

Na Itália, todo o sistema de ensino é adaptado, o que significa que qualquer pessoa com necessidades especiais, podem estudar nas escolas regulares. Menos de 1% de todas as crianças com necessidades especiais são educadas em ambientes segregados.

Isso permite que todos os menores que crescem na Itália, independente de suas características físicas ou mentais, possam interagir umas com as outras, aprenderem em comunidade e criarem um senso de pertencimento muito mais forte – sem segregação!

UM FÉRTIL AMBIENTE PARA SE CRESCER

A Itália é um dos melhores países da Europa para se viver, quer seja por conta de sua qualidade de vida, sua cultura riquíssima, ou pela educação, que abordamos aqui nesse artigo. Se você tem ascendência italiana e deseja usufruir um pouco da estrutura que esse país oferece – fale conosco aqui da Cidadania4u!

O reconhecimento da Cidadania Italiana é o primeiro passo para que você goze de todos os direitos de um cidadão italiano nato, dentre eles – o acesso ao sistema público de ensino. O mesmo vale para os seus filhos e netos! Faça esse investimento por si e pela sua família: reconheça suas raízes.

Entre em contato com um de nossos especialistas no contato@cidadania4u.com.br e entenda melhor como os nossos profissionais podem te ajudar!

Estamos esperando o seu contato desde já! Um grande abraço e até mais!