Ao programar uma viagem é comum que requeremos o seguro viagem, mas você sabe como obter o CDAM, Certificado de Direito à Assistência Médica, ou o que é? 

Nós da Cidadania4u vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse certificado tão incomum e que pode mudar sua relação com a viagem que tanto quis. Leia o artigo!

O que é o CDAM

Um direito para aqueles que estão fora do Brasil, no estrangeiro, o Certificado de Direito à Assistência Médica é, como o nome diz, um certificado emitido pelo INSS. Ele existe graças a um acordo previdenciário assinado pelo Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal. 

O CDAM permite que você, ao viajar para esses países, possa utilizar a rede de saúde pública local como um cidadão local.

Quem pode solicitar o CDAM

O acordo feito vale para ambos os lados, ou seja, assim como os brasileiros podem utilizar o CDAM em Cabo Verde, Itália e Portugal, os nativos desses países também podem utilizá-lo aqui. 

Para melhor visualização, entenda quem pode aproveitar desse serviço: 

  1. cidadãos brasileiros e seus dependentes, maiores de 18 anos; 
  2. menores de idade com o CPF do responsável, salvo em casos de emancipados.

Cidadão estrangeiro nos casos de: 

  1. residente no Brasil, desde que o RNE esteja atualizado; 
  2. tenha contribuído com a previdência mesmo com destino à Portugal;
  3. RG e CPF atualizados. 

Como solicitar o CDAM: confira os pré-requisitos e a documentação necessária

Acima, vimos quem pode solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica, mas não contamos quais os passos para o requerimento e quais documentos são necessários para conseguir o certificado. 

Antes de tudo, você, como solicitante, deve preencher um formulário com seus dados e os dados dos seus descendentes, além de apresentar alguns documentos. Você consegue acessar esse formulário por aqui.

Depois de respondido é necessário que preste atenção à documentação. Vejamos: 

Brasileiro com destino a Portugal

  1. RG
  2. CPF
  3. Passaporte válido;
  4. Comprovante de residência no Brasil.

Brasileiro com destino a Cabo Verde ou Itália

  1. RG
  2. CPF
  3. Passaporte válido;
  4. Comprovante de residência no Brasil; 
  5. Comprovante de vínculo com o INSS. 

Estrangeiro com destino a Portugal, Cabo Verde ou Itália

  1. CPF
  2. Passaporte válido;
  3. Comprovante de residência no Brasil; 
  4. Comprovante de vínculo com o INSS.
profissional de saúde segurando remédios provenientes do CDAM

Caso ainda tenha dúvidas sobre o serviço, entre em contato com a instituição regional do Ministério da Saúde mais próxima.

Quais são os documentos para cidadania portuguesa? Descubra todos neste artigo!

Quanto tempo para a emissão do certificado

De acordo com o site oficial do Governo Brasileiro, o tempo de duração para a emissão do Certificado é de 30 dias corridos, após a solicitação e resposta do formulário. Todo o contato com essa etapa é feito pela internet. 

Ao ficar pronto, você receberá um link no e-mail cadastrado. Lá você será capaz de visualizar e imprimir seu Certificado. No final, não esqueça: o CDAM deve passar pelo processo de apostilamento.

Quais os países cobertos pelo CDAM

Itália, Portugal, Cabo Verde e Brasil permitem que você utilize o Certificado de Direito à Assistência Médica, respeitados os requisitos acima citados. 

Emiti o CDAM, não preciso do seguro viagem?

Precisa sim. Um erro muito comum que pode te custar danos no futuro, é achar que o CDAM é, de alguma forma, equivalente ao seguro viagem. A verdade é que o Certificado de Direito à Assistência Médica só garante o atendimento médico-hospitalar.

Já o seguro viagem te dá uma maior flexibilidade quando oferece o atendimento a clínicas particulares, cobertura de despesas médicas podendo chegar a 30 mil euros e, em casos extremos, auxílio em situações de morte ou graves acidentes

Além disso, o seguro viagem segue sendo um dos documentos obrigatórios ao entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, como Portugal.

O CDAM se faz necessário em viagens longas, pois assim é possível diminuir os gastos com um seguro-assistência, assinando o básico. Dessa forma, você garante uma viagem prazerosa e com assistência médica, caso seja necessário. 

Benefícios e vantagens da cidadania italiana: saiba quais são

Perguntas frequentes 

Falamos um pouco sobre como obter o Certificado de Direito à Assistência Médica e embora tenhamos conversado sobre muitos tópicos, ainda é possível que você tenha algumas dúvidas. Tendo isso em mente, respondemos as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Veja:

Quanto custa para tirar o CDAM?

Nada! A emissão do certificado é gratuita.

Qual a validade do CDAM? 

Ele é válido por 365 dias, ou seja, um ano. 

O que você pode ter lido em outro lugar é que se o passaporte tiver validade inferior a esse período de um ano, a validade do CDAM será a mesma do passaporte.

Terei atendimento gratuito com o CDAM?

Não, isso vai depender do sistema de saúde do país onde estiver. 

Em Portugal, por exemplo, o sistema de saúde não é gratuito, mesmo sendo público. Não se preocupe, as taxas cobradas são apenas manutenções da consulta ou exames médicos. O certificado serve para que você seja atendido como um local, então se eles precisam pagar, você também.

Aproveite a tecnologia

Para emitir o CDAM não há dificuldades, muito menos complicações. É uma coisa que você consegue fazer sozinho, em minutos! Se você planeja fazer um intercâmbio, um tour que dure meses ou simplesmente ir a trabalho, solicite o Certificado! 

Transformando o euro para real o preço dos alimentos básicos aumenta e muito, quem dirá de serviços médicos. Com o CDAM você poderá solicitar um seguro viagem básico, pois o certificado fornecerá a assistência que precisa.

Para não perder conteúdos importantes como esse, nos siga nas redes sociais! 

Instagram

Facebook

YouTube