Muito se pergunta sobre as diferenças entre Cidadania Italiana e Naturalização. Existe diferença nos direitos de um cidadão italiano reconhecido e um naturalizado? O processo tem alguma diferença em si? Conheça mais detalhes aqui nesse texto onde nós explicamos tudo isso!

A Naturalização Italiana e a Cidadania Italiana são sim diferentes. Enquanto a Cidadania é um direito à participação na sociedade italiana como um todo, vinculando desde os direitos políticos, econômicos e sociais da Itália, a Naturalização é uma concessão dada pelo Governo da Itália, em algumas situações, como o matrimônio com um cidadão italiano.

E quem tem direito a cada uma das modalidades? Bem, tem direito à Cidadania por Reconhecimento o descendente de italiano que nasceu no Brasil, sem limite de gerações, por exemplo. Já no caso da Naturalização, o marido casado com uma cidadã italiana ou com uma ítalo-brasileira.

QUAIS AS FÁTICAS DIFERENÇAS ENTRE A CIDADANIA ITALIANA E A NATURALIZAÇÃO

Enquanto a Cidadania Italiana é um direito que se tem ao nascer, a Naturalização é algo que se adquire durante a vida. Portanto, não é possível adquirir a naturalização antes do nascimento.

Em questão de Direitos, não existem diferenças. Tanto o cidadão italiano por via sanguínea quanto o naturalizado têm direito de viver na Itália, procurar empregos e estudar na rede de ensino público italiano, ou mesmo da Europa como um todo.

A diferença fática está depositada principalmente no processo e nos documentos necessários para a comprovação de cada um dos direitos, assim como, as etapas que se passa para se efetivar o direito.

PROCURE UMA ASSESSORIA DE QUALIDADE PARA TE AJUDAR!

Tanto no caso da Cidadania por via sanguínea, quanto para questões de naturalização italiana, é necessário ter uma assessoria de qualidade, ajudando em todas as etapas do processo e garantindo que tudo correrá bem.

E que melhor empresa para te ajudar nesses processos que a Cidadania4u? Dotada de um aplicativo do cliente, que demonstra todos os passos, o andamento de seu processo, assim como disponibilizando um canal direto de contato com os especialistas, a Cidadania4u fornece um serviço de excelência, com uma maestria incrível.

Fale com um de nossos atendentes no contato@cidadania4u.com.br e saiba em detalhes como os nossos profissionais podem te ajudar a alcançar o sonho do reconhecimento de sua ascendência italiana, ou mesmo na sua naturalização por matrimônio.

Estamos esperando seu contato desde já! Um grande abraço e até mais! 😀