Se você pensava que o carnaval era uma data festiva celebrada somente pelos brasileiros, pensou errado! Essa data é comemorada por diversos países ao redor do mundo, principalmente pelos italianos e portugueses. 

Dessa forma, hoje você irá conhecer um pouco mais sobre o Carnaval de Veneza, um dos festivais italianos mais conhecidos do mundo e descobrir um pouco mais sobre a sua origem. 

Vem comigo!

Qual a origem do carnaval de Veneza?

Instaurado por uma das famílias mais importantes da cidade na época, os Falier, o nascimento do carnaval italiano surge antes da quaresma com a intenção de fazer a população usufruir de um período de jogos, diversão e muitas brincadeiras. 

Isso aconteceu em 1094, no século XI. Os romanos já adotavam esse tipo de celebração, mas o nome era outro: Saturnália, um feriado pagão para comemorar o “renascimento” do ano, marcando o solstício de inverno. Curiosamente o Saturnália era comemorado no dia 25 de dezembro. 

Máscaras do Carnaval de Veneza

História do carnaval de Veneza

Foi somente em 1296, dois séculos após começarem as celebrações, que a população viu que o decreto de Falier se tornou um evento oficial, parte da cultura italiana. Por mais que o carnaval começasse antes da quaresma, os venezianos iniciavam seus festivos em dezembro, seguindo os costumes romanos.

É nessa época que profissões e famílias como os “mascareri” surgiram. Eles eram artesãos que produziam as máscaras para os foliões. Hoje, o Carnaval de Veneza encanta o mundo todo, principalmente por suas máscaras e roupas, que lembram bonecas de porcelana. 

Mas como nem tudo é festa, em 1797, com o levante de Napoleão Bonaparte, o Carnaval de Veneza deixou de ser comemorado, como uma das mudanças implementadas pelo Imperador francês. O governo italiano vem tentando resgatar a festa desde a década de 1980. 

🔗 Descubra agora quanto tempo demora para tirar a Cidadania Italiana?

Como é esta festa? Conheça as características do carnaval de Veneza

Nos primórdios do Carnaval de Veneza, os homens usavam a baúta, uma espécie de capa que cobria o corpo todo, e as mulheres uma máscara oval de veludo preto, também conhecida como moretta. Enquanto as máscaras dos homens alteravam o som de quem usava, as máscaras femininas impediam que as mulheres falassem.

Os italianos gostaram tanto do uso de máscaras que o governo da Itália teve que criar leis para regulamentar seu uso. Criminosos e assassinos aproveitavam dos disfarces para cometerem seus crimes, atrapalhando e muito as operações policiais. 

Não colocando a culpa somente nos malfeitores, o índice de adultério também aumentou, e muito, com o uso das máscaras. Com tantos casos, elas acabaram sendo proibidas no século XVII.

Jogos e brincadeiras

Como mencionado, o Carnaval veneziano é marcado pelos seus jogos e atividades. Eles eram realizados para dar liberdade para a população local, afinal eram muito contidos e sérios. Em sua maioria eram organizados pela Compagnia della Calza, contando com pirâmides humanas, corridas e competições circenses

Dentre outras alegorias desfrutadas pelos venezianos estavam mímicos, artistas de ruas, músicos e, apostando na crueldade do ser humano, a caça ao touro, marcada pela decapitação para exibir a maestria dos açougueiros. 

Seguindo pela violência, também era muito comum os homens de Veneza se reunirem na Ponte dei Pugni (ponte dos socos) e realizarem o “desafio dos socos”. Nesse desafio eles se dividiam em dois grupos e jogavam os adversários na água com diversos socos dolorosos.

Quando acontece o carnaval de Veneza em 2024?

Neste ano, o Carnaval de Veneza está acontecendo desde o dias 27 de janeiro e segue firme e forte até o dia 13 de fevereiro. Por estar no hemisfério norte, essa é uma estação fria, por isso os foliões se carregam de roupas enfeitadas e muito compridas.

Vestimentas e máscaras do Carnaval de Veneza

A comemoração já tem até lugar, a Praça de São Marcos, umas das mais bonitas em todo o globo terrestre. Durante esse período ela é dominada por turistas e pela população local, enquanto os mais bastardos se encontram nos castelos do Gran Canale. 

Lembra que as máscaras foram banidas no século XVII? Pois é, hoje elas voltaram, porém mais simples. Hoje a maioria delas é produzida com um misto de gesso e papel; mesmo com um material mais singelo, sua beleza continua intacta. 

Além disso, o Carnaval de Veneza 2024 homenageia o grande viajante Marco Polo, que completa 700 anos de morte.

Assim, os carros alegóricos mascarados, os shows artísticos e todas as atrações do evento trazem o espírito da aventura e das grandes descobertas como ideia central.

Uau! Que legal, né?

🔗 Sobrenomes italianos: os mais populares

Quais são os adereços característicos do carnaval de Veneza?

Como falamos, o Carnaval de Veneza é marcado por suas fantasias e máscaras inusitadas. Apesar de estarmos em 2024, as vestimentas desse festivo buscam imitar as roupas usadas pelos nobres durante os séculos XVII e XVIII, principalmente os trajes de bailes de gala

Todos os traços desse evento buscam valorizar o passado da cidade, sua história. Suas roupas estão sempre cheias de cores, detalhes e brilho, produzidas por produtores locais. Ou seja, de venezianos para venezianos. 

Carnaval de Veneza, 2018

Quantos dias dura o carnaval de Veneza?

Neste ano, 2024, o Carnaval de Veneza está acontecendo desde o dia 27 e segue até o dia 23 de fevereiro, contando com quase 1 mês de pura folia. Para saber mais sobre o evento e descobrir qual a programação feita pelo governo italiano, veja o site oficial do Carnevale di Venezia.

Onde assistir o carnaval de Veneza online?

Para assistir ao Carnaval online basta acessar o site oficial do Carnevale di Venezia

Andiamo a festeggiare

Já pensou em viver essa magia? A Itália tem uma história incrível, e quer você seja um Mascareri, Falier ou de qualquer outra família italiana, essa festa também faz parte das raízes de todos os descendentes!  

Turista no Carnaval de Veneza, 2018

Para receber mais conteúdos como esse, seja sobre a Itália, Portugal ou outros países europeus, nos siga nas redes sociais (é só clicar nos links)!

🔗Instagram/ Facebook/ YouTube