Um tema muito relevante, todos querem saber quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana. Com isso em mente, uma de nossas especialistas, a Mariana Vasconcelos, resolveu responder  pessoalmente essa pergunta e outras perguntas da melhor forma possível: numa entrevista que disponibilizamos aqui para vocês.

Acompanhe a leitura.

Como especialista em cidadania, uma das perguntas que mais ouço é a seguinte: “Mari, qual o prazo médio para um processo de cidadania?” 

Esse, talvez, possa ser um dos questionamentos mais difíceis de responder. O prazo do processo é extremamente variável e depende de inúmeros fatores para ser determinado. 

Hoje, quero trazer para você um pouco mais de clareza e informação para que você possa melhor entender essa polêmica que permeia o mundo da cidadania italiana.

Vamos então a alguns aspectos que devem ser considerados:

  1. Tipo de processo;
  2. Complexidade da documentação;
  3. Cartórios e igrejas.

Qual o prazo para reunir e preparar todos os documentos para cidadania italiana?

Para considerar o prazo total do processo de cidadania, precisamos ter em mente todas as instituições de registro civil: cartórios e igrejas. Solicitar as certidões necessárias para o processo pode ser uma verdadeira tarefa de resiliência. 

Muito burocracia é envolvida nesse processo e não existe um prazo certo para que haja a entrega do documento. Assim, cada instituição disponibiliza as certidões em um momento diferente. O importante aqui é sempre acompanhar e realizar cobranças periódicas para que a solicitação não caia no limbo. 

É importante lembrar que, para solicitar um documento italiano, o comune ou igreja tem até 180 dias para realizar a emissão, e infelizmente esse prazo é determinado em lei.

Porém, como nós da Cidadania4u somos a empresa mais rápida do Brasil, nós possuímos um prazo sim! Hoje, nós levamos de 45 a 100 dias para encontrar o documento, colocando Brasil e Itália nesta conta. 

Já para a emissão, nosso prazo médio é de 7 a 10 dias úteis (informação dada pelo cartório, mas dificilmente eles cumprem essa data).

Quanto tempo leva para tirar a cidadania italiana por cada via?

O primeiro aspecto é o tipo de processo. Para o reconhecimento da cidadania italiana, hoje temos três tipos de procedimento que o requerente pode escolher: administrativo via consulado, administrativo via comune ou judicial. Lembrando que um processo que se enquadra no caso via materna apenas pode ser requerido pela via judicial.

tempo para o reconhecimento da cidadania italiana

Administrativo via consulado

O prazo pode variar de consulado para consulado, uma vez que o próprio cônsul será responsável por determinar o tipo de acesso ao processo de cidadania. É muito comum que você veja o prazo desses consulados passarem de 10 anos para concluir o processo, como é o caso de São Paulo. 

Para se manter informado tanto sobre o seu processo quanto às regras do consulado, é importante sempre conferir o site da sua rede consular e se atentar às perguntas frequentes.

Administrativo via comune

Esse é o processo ideal para quem tem urgência no reconhecimento da cidadania. O prazo médio desse processo é de 03 a 06 meses. O problema é que você terá que ficar esse período na Itália, e muitas pessoas não querem ter esse gasto.

Podemos dizer que tivemos sorte em alguns de nossos processos, onde o Vigile passou com apenas 17 dias de estadia no nosso cliente, isso com o processo já encaminhado.

Via Judicial

Nesse caso, cada tribunal e cada vara também trabalha com prazos próprios, mas em média, ocorre em 02 anos. Ele também é a opção certa para aqueles que o parentesco italiano mais próximo é uma mulher.

Além da via materna, também existe a Contra-Filas, na qual nós podemos dizer que temos 100% das decisões judiciais aceitas. Para seguir com essa modalidade você já precisa estar inscrito na fila do consulado aqui no Brasil por mais de 2 anos. 

Assim nós entramos com um processo na Itália, alegando que as filas brasileiras para o reconhecimento da cidadania italiana extrapolam o tempo de 2 anos previstos em lei.

Para entender mais sobre a via judicial, leia nosso artigo completo!

O que pode impactar no tempo de reconhecimento da sua cidadania italiana?

Entender sua prioridade e urgência é o primeiro passo para escolher qual o processo mais indicado.

O segundo aspecto, é entender o grau de complexidade da documentação. Nesse ponto, poder contar com uma assessoria técnica para realizar uma análise nas certidões é imprescindível para se ter uma resposta assertiva quanto ao prazo da preparação documental. 

Podemos concordar que, uma documentação que demanda muitas correções ou juntada de documentos adicionais (divórcios, adoções) ou até mesmo suprimento de algum registro, consequentemente terá um tempo de preparação maior.

Nesse ponto, segue a recomendação da especialista: vale muito mais a pena garantir que a documentação esteja alinhada, mesmo que demore mais, do que iniciar um processo e ter uma negativa em decorrência de problemas técnicos.

Ainda, lembrando que o prazo de preparação documental deve ser somado ao prazo de tramitação do processo, ok?

Qual a melhor escolha para você?

Essa, na verdade, não sou eu que posso responder. A resposta para essa pergunta vai depender do seu interesse. 

Por exemplo, se você deseja estudar ou trabalhar em qualquer país da União Europeia mas não quer sair de casa durante o processo, a melhor opção seria a via judicial, por ser um processo “rápido”. 

Você também pode se interessar por: 

Conclusão

Vimos que vários fatores contribuem para o prazo do processo como um todo. Garantir que cada etapa seja executada com maestria e sem erros garante um processo mais redondo e sem retrabalhos, ou seja, sua cidadania mais rápido.

Conte com uma assessoria e se informe para ter em mãos todos os pontos antes da decisão. A Cidadania4u está aqui para desembaralhar e te apresentar um plano estratégico personalizado de acordo com seu caso e prioridade. 

Clique no banner abaixo e conheça um mundo sem burocracia.