Reconhecer a cidadania europeia proporciona diversos benefícios e vantagens aos descendentes de europeus nascidos fora do continente.
Por exemplo, os cidadãos dos países que fazem parte da União Europeia podem circular livremente entre todas as regiões que compõem o bloco econômico.
Isto é: quem tem cidadania europeia, como a italiana ou portuguesa, pode entrar, sair, trabalhar e estudar em 27 países da Europa, sem a necessidade de vistos.
No entanto, as vantagens e benefícios que o passaporte europeu oferece não se limitam ao Velho Continente. Vão muito mais além!
Isso porque entre os passaportes mais fortes, encontram-se o de países como Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, oferecendo ao seu portador facilidades não só no continente europeu, mas ao redor do mundo.

Cidadania europeia: vantagens e benefícios para brasileiros
O Brasil é um dos países que mais receberam imigrantes europeus ao longo do tempo.
Entre os séculos XIV e XIX, um enorme contingente de italianos, portugueses, alemães e espanhois encontraram no país um espaço onde recomeçar a vida.
Isso porque, durante esse período, a Europa passou por diversas guerras, crises de saúde pública e, consequentemente, pobreza extrema.
Dessa forma, as famílias europeias que vieram para o Brasil começaram a ter descendentes no país, que perpetuam até hoje a cultura de seus ancestrais nas tradições brasileiras.
Estima-se que há cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, 25 milhões de portugueses e 5 milhões de alemães no Brasil.
A maioria desses descendentes de europeus nascidos no Brasil têm direito ao reconhecimento da cidadania europeia por meio da descendência.
Então, por que não conhecer mais sobre os benefícios e vantagens da cidadania europeia e quem sabe assim, encontrar motivos para se reconectar com suas origens?
Livre circulação entre países da União Europeia
A União Europeia (UE) é um bloco econômico e político da Europa, composto por 27 Estados-membros que estabeleceram entre si um acordo de livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais.
Atualmente, os países que fazem parte da UE são:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- Romênia
- Suécia.
Qualquer pessoa, inclusive brasileiros, que possua a cidadania de algum desses 27 países pode circular sem a necessidade de vistos entre as regiões.
Por exemplo, se você tiver a cidadania italiana, pode permanecer legalmente e sem limite de tempo em qualquer um dos Estados-membros da União Europeia.
Passaporte brasileiro
O passaporte brasileiro também é isento de visto para muitos dos países da UE. Contudo, na maioria dos casos, a permissão de estadia nas regiões dura somente até 90 dias em um período de 180 dias.
Já com a cidadania europeia, não há tempo limite!
Direito de morar, estudar e trabalhar legalmente
É importante ressaltar a seguinte questão: se qualquer cidadão de algum dos países que fazem parte da União Europeia pode circular livremente entre as regiões do bloco, essa mesma pessoa também pode morar, estudar, investir e trabalhar por lá.
Geralmente, para que brasileiros sem cidadania europeia possam trabalhar nos países europeus, a emissão de vistos é necessária.
Por outro lado, com a dupla cidadania europeia, não há obrigatoriedade de permissão prévia para viver nesses países, já que ela concede os direitos e deveres estabelecidos a todos os cidadãos da Europa.
Espaço Schengen
O Espaço Schengen é uma área de livre circulação na Europa, também composta por 27 países do continente. Assim como a União Europeia.
A diferença entre a UE e o Espaço Schengen é que o primeiro trata-se de um bloco político, que tem como objetivo o fortalecimento das relações econômicas entre os países membros.
Enquanto o segundo é um tratado territorial que unifica a área em comum entre os países membros e cria somente fronteiras externas.
Contudo, assim como no bloco da União Europeia, cidadãos dos países que fazem parte do Espaço Schengen também podem circular livremente pela área do tratado.
Quase todos os países componentes da UE também fazem parte do Espaço Schengen. Com exceção da:
- Holanda
- Islândia
- Liechtenstein
- Mônaco
- Noruega
- San Marino
- Suíça
- Vaticano.
Em outras palavras, um brasileiro com a dupla cidadania italiana, além de ter acesso a todos os direitos dos 27 países da União Europeia, também pode circular livremente pelos outros 8 países signatários do tratado do Espaço Schengen.
Outros benefícios e vantagens da cidadania europeia
Acesso a sistemas públicos de saúde e educação
Como já mencionado, brasileiros com a cidadania europeia têm direito a todos os serviços públicos da Europa, da educação à saúde.
Veja só um resumo dos principais benefícios e vantagens da cidadania europeia:
- Facilita a imigração para os países da União Europeia;
- Garante proteção burocrática e diplomática ao cidadão europeu no exterior;
- Concede o direito de votar nas eleições europeias;
- Permite o acesso à Justiça europeia;
- Abre portas para a participação em concursos públicos em diversos países da Europa;
- Torna mais simples conseguir emprego ou abrir empresa em qualquer país da UE;
- Elimina a exigência de vistos para residir, estudar ou circular livremente pela Europa;
- Facilita a entrada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova
- Zelândia e Emirados Árabes, que dispensam visto para portadores de passaporte europeu.
Quem tem direito à saúde pública na Europa?
Tem direito à saúde pública na Europa:
- todo e qualquer cidadão europeu residente no continente;
- todo e qualquer cidadão europeu que viva no exterior, mas se encontra temporariamente no Velho Continente;
- qualquer cidadão europeu residente no país ou exterior;
- não cidadão europeu, mas que tenha residência fixa no continente;
- estrangeiros casados com europeus.
Facilidade para abrir empresa ou investir na Europa
A cidadania europeia proporciona acesso ao Mercado Comum da Europa. Ou seja, é possível realizar transações comerciais nos 27 países que fazem parte da União Europeia, sem a necessidade de vistos.
Empreendedores com dupla cidadania europeia são contemplados com todos os direitos europeus, jurídicos e econômicos locais, que facilitam a abertura de uma empresa.
Além disso, benefícios tributários e incentivos financeiros para cidadãos europeus ficam disponíveis, principalmente para os que investem nos setores da tecnologia, sustentabilidade e turismo.
Isenção de vistos para países fora da Europa
Para melhor exemplificar, vou listar quais países fora da Europa a principais cidadanias europeias não precisam de visto para entrar.
Italiana
A cidadania italiana permite entrada sem visto para turismo em 194 países. Entre os principais, fora do eixo europeu, podemos citar:
- China
- Japão
- Coreia do Sul
- Canadá e Estados Unidos (mediante a emissão da Autorização Eletrônica de Viagem — eTa).
Portuguesa
De acordo com site VisaIndex, o passaporte português permite a entrada facilitada em 184 países ao redor do mundo. Os principais são:
- Canadá e Estados Unidos (com a emissão do eTA)
- Todos os países membros da União Europeia e do Espaço Schengen.
Alemã
Já o passaporte alemão possui o mesmo grau de força do que os anteriores. O documento da Alemanha dá acesso facilitado a mais de 180 destinos, como:
- Inglaterra
- Irlanda do Norte
- Países de Gales
- Escócia.
Espanhola
E por fim, a cidadania espanhola, que não fica para trás em nada. O passaporte espanhol permite a entrada sem burocracia em mais de 190 países. Entre os principais estão:
- Holanda
- México
- Turquia
- Noruega.
Países que fazem não fazem parte da União Europeia e/ou do Espaço Schengen
O Reino Unido é uma união de 4 países da Europa: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.
Em 2020, o Reino Unido decidiu sair de vez da União Europeia, mantendo somente alguns acordos com o bloco europeu.
Dentre esses tratos formais, a facilitação da circulação de pessoas ainda continua a valer.
Ou seja, brasileiros que com a cidadania de algum dos países da União Europeia, exceto da Irlanda, têm a entrada facilitada no Reino Unido.
Para isso, é necessário somente, além do passaporte europeu válido, a apresentação do ETA, Autorização Eletrônica de Viagem semelhante ao ETIAS.
Conquiste sua cidadania europeia. Conquiste as melhores possibilidades do mundo.
E nós te ajudamos nesse processo!
A Cidadania4U é a maior assessoria de cidadania europeia da América Latina. Por aqui já passaram mais de 50 mil clientes que conquistaram o sonho da dupla cidadania sem precisar sair de casa ou lidar com burocracia.
E você? Tem interesse em dar esse passo? Clique no banner logo abaixo e agende uma conversa despretensiosa com algum de nossos especialistas!


