Quais as garantias que eu tenho ao contratar uma assessoria para cidadania italiana, o que isso me traz de vantagem em relação a quem realiza o processo sozinho? Essas são perguntas bem comuns entre quem deseja solicitar o reconhecimento da cidadania italiana, e ainda não decidiu se irá contratar ou não uma consultoria. Para te ajudar a tomar essa decisão, é sobre isso que iremos falar hoje.

Neste post você irá descobrir:

  • Para que serve uma assessoria para cidadania italiana?
  • O que faz uma consultoria para cidadania italiana?
  • Dá para fazer cidadania italiana sem consultoria?
  • Quais os trâmites para tirar a cidadania italiana?
  • Quais as vantagens de contar com uma consultoria para cidadania italiana?
  • O que levar em conta na hora de contratar uma assessoria para cidadania italiana
  • Assessoria para cidadania italiana direto na Itália

Para que serve uma assessoria para cidadania italiana?

Bem, comumente ao procurar informações sobre o processo de cidadania italiana, as pessoas se deparam com relatos sobre a burocracia do processo. Como os requisitos que devem ser cumpridos e afins. Mas além disso, existe uma dor coletiva entre as pessoas cidadãs italianas que buscam o reconhecimento: as longas filas do consulado. Certo? 

Nesse cenário, ao fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a documentação que deve ser reunida e entregue até a chegada desse momento, já começam a surgir algumas dúvidas sobre como e onde buscar essa documentação, como comprovar a descendência italiana e todo esse processo, é nesse momento então que entra a assessoria para cidadania italiana.

Ela tem o papel de te auxiliar a passar pelo processo sem maiores preocupações. O que isso significa? A consultoria para cidadania italiana irá se responsabilizar por cuidar de toda a documentação necessária, trocas com os órgãos italianos, busca e retificação de registros. 

Tudo aquilo que o seu processo necessita no momento, depende da etapa do processo em que a consultoria foi contratada e do quanto você está disposto a investir nesse sonho.

O que faz uma consultoria para cidadania italiana?

Como abordamos acima, o papel desempenhado pela consultoria pode abarcar diversos serviços dependendo do contexto. Alguns deles são:

  1. Análise dos documentos para impedir indeferimentos, de acordo com a lei italiana;
  2. Emissão de documentos de forma correta;
  3. Indicações e até parcerias com tradutores juramentados, que podem trazer qualidade e economia ao serviço solicitado;
  4. Interface com o consulado para análise otimizada da cidadania do requerente, evidenciando a melhor via de solicitação. Como, por exemplo, cidadania italiana via judicial;
  5. No caso do processo de cidadania italiana feito diretamente na Itália, a consultoria pode auxiliar com a locação de imóvel, maior conhecimento do procedimento na comune italiana, além dos locais em que pode-se encontrar os documentos necessários para a cidadania italiana;

Dá para fazer cidadania italiana sem consultoria?

A grande pergunta é: consigo o reconhecimento da cidadania italiana sem contratar uma consultoria? Sim, isso é possível. Não há nenhuma exigência jurídica quanto à contratação de uma consultoria para realizar o processo. 

Entretanto, frente aos pontos levantados anteriormente, é válido fazer uma análise da viabilidade de contratar ou não uma consultoria. Isto é, analisar prós e contras.

Quais os trâmites para tirar cidadania italiana?

Mas afinal, quais são os trâmites para reconhecer a cidadania italiana? Bem, os trâmites ao certo podem variar dependendo de cada caso, mas o procedimento padrão passa por algumas fases como:

  1. Pesquisa genealógica:

    essa etapa é feita para a busca de documentação comprobatória, quando a pessoa já tem a certeza da descendência italiana;

  2. Investigação genealógica:

    essa consiste em uma etapa literal de investigação. Imagine o seguinte: você tem pistas e pretende confirmar suas hipóteses ao juntá-las. É basicamente isso que a investigação genealógica propõe. Ela entra quando a pessoa acredita ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana, mas ainda não tem certeza. Como forma de evitar possíveis frustrações ao dar entrada no processo e descobrir o oposto somente ao fazer a busca da documentação, realizamos essa etapa antes;

  3. Árvore genealógica:

    nesta etapa fazemos a montagem da árvore genealógica, que indica o dante causa e os antenatos, ou ainda, as gerações que se passaram até chegar em você, ou nos requerentes de forma geral.

  4. Solicitação de documentação:

    desde registros de nascimento até os registros de óbitos, tanto aqui quanto na Itália;

  5. Análise de documentação:

    momento de verificar o que contém em cada documento, pois dependendo do ano em que foi escrito, uma pesquisa minuciosa precisa ser feita para entender de forma completa e assertiva o conteúdo. Além disso, é aqui que a conferência de todos os documentos exigidos é feita, bem como se estão corretos.

  6. Tradução:

    toda documentação emitida fora da Itália precisa ser traduzida e apostilada. Entretanto, vale destacar que essa tradução precisa ser feita por um tradutor juramentado. Ou seja, um tradutor devidamente autorizado, pois é a única forma de tradução documental aceita pelos consulados e demais órgãos envolvidos.

  7. Validação:

    essa etapa funciona como uma segunda análise, o objetivo é garantir que a documentação não precisará ser refeita de alguma forma e termine adiando ainda mais o seu sonho de ter o passaporte europeu nas mãos.

  8. Apostilamento:

    essa fase do processo se refere à Apostila de Haia, já que o Brasil é signatário dessa Convenção. Mas o que isso significa com relação à sua documentação? Bem, trata-se do reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior, assim como de documentos estrangeiros aqui no Brasil. Ou seja, o apostilamento serve para certificar a origem do documento público, a autenticidade da assinatura da pessoa ou autoridade que assinou e carimbou o documento.

    Cidadania Italiana com a Cidadania4u

Quais as vantagens de contar com uma consultoria para cidadania italiana?

Até aqui abordamos o papel desempenhado pela consultoria para cidadania italiana, como ela atua em cada etapa do processo, além de quais os trâmites necessários até o envio da documentação para apostilamento e posterior apresentação. 

Mas afinal, quais são as reais vantagens em fazer essa contratação, quais os impactos visíveis disso no seu dia a dia enquanto o processo estiver acontecendo? 

Listamos algumas logo abaixo, confira:

Velocidade

Ao contratar uma assessoria para cidadania italiana, você contará com ajuda especializada nesse tipo de processo, conhecedora dos procedimentos e ações necessárias para o sucesso dele. Sendo assim, é natural que haja uma mudança na velocidade com que o procedimento fica realmente pronto para ser analisado, em comparação a quando não se conhece muito bem os termos para o reconhecimento e por consequência tem-se alguns erros no decorrer dele.

Comodidade

Por mais que estejamos falando aqui sobre um verdadeiro sonho, que é poder ter sua cidadania reconhecida, sabemos que nem todo mundo tem disponibilidade de tempo e recursos para procurar e buscar por documentação, por exemplo, aqui e na Itália. Sendo assim, ao contratar uma assessoria você tem a garantia de não precisar se locomover tanto para ter o que precisa para concluir o seu processo.

Segurança

Como a documentação exigida nesse tipo de processo é bastante extensa, é comum se perder entre prazos e detalhes da documentação. Nesse contexto, a consultoria migratória entra também para te dar uma maior segurança sobre isso e garantir que tudo será feito corretamente e os prazos serão respeitados. 

Existe também a possibilidade de você desejar fazer o seu processo diretamente na Itália, o que pode se tornar uma dificuldade para quem não fala o idioma, apesar de não ser um impedimento, vale destacar.

Além disso, ela pode ter uma interface maior com os órgãos públicos envolvidos, o que te traz um detalhamento de como o seu processo está caminhando, em que etapa se encontra. 

Economia

É realmente possível economizar no processo? Sim, economizar ao tentar o reconhecimento da cidadania é possível, e aqui não estamos falando apenas de economia financeira, mas de tempo e energia empregada para cumprir todos os requisitos exigidos. 

Mas, restringindo à questão financeira, haverá uma enorme economia no valor de passagens para deslocamento e retificações de documentação, por exemplo. Então mesmo contratando uma consultoria, você conseguirá mitigar gastos.

Conexão com a ancestralidade

Depois de todos os pontos citados acima, ainda existe o fato de se reconectar com os seus ancestrais, saber suas origens e a história dos seus antenatos. Já imaginou poder remontar todas as histórias contadas pela nonna e o nonno? 

O que levar em conta na hora de contratar uma assessoria para cidadania italiana

Até aqui citamos todas as vantagens em contratar uma assessoria para cidadania italiana, entretanto, existem pontos importantes a se considerar antes de tal escolha, pois isso possui implicações no tempo que o seu processo levará para ser concluído, assim como você será informado acerca das etapas. 

Confira algumas dicas abaixo:

Busque informações acerca da assessoria

Sabe aquela busca no google aparentemente superficial? Bem, ela pode ser um dos passos mais importantes antes de contratar uma assessoria. Vale investigar como ela é vista no mercado e qual a sua taxa de confiabilidade. 

Mas como assim? Bem, um exemplo, é checar quanto de aprovação nos processos a empresa tem em seu tempo de existência. Assim como o que os antigos clientes falam sobre a empresa em grupos de facebook e mídias sociais no geral, por exemplo. Outra dica também é dar uma olhada nas avaliações da empresa no google.

Visite o Reclame Aqui da empresa 

Aqui o importante não é necessariamente não haver reclamações. Pois, apesar de ser o ideal, mesmo que seja a melhor empresa para tirar cidadania italiana no país, dificilmente terá um índice de zero reclamações. 

Exceto no caso de empresas muito novas no mercado. Dessa forma, observe qual o teor das reclamações feitas e julgue o nível de gravidade. Depois faça uma análise: quanto tempo a empresa levou para resolver a questão, além disso qual foi a abordagem utilizada?

Dê preferência às empresas ao invés de profissionais liberais

Partindo do princípio de que empresas possuem equipes especializadas no assunto, você terá a chance de ter as etapas do seu processo de forma mais detalhada, além do fato do andamento dele acontecer de forma otimizada, dado o fato de ter mais de uma pessoa envolvida, sem sobrecarga de outros processos, como pode acontecer com profissionais liberais.

Assessoria para cidadania italiana direto na Itália

O processo de reconhecimento da cidadania via administrativa na Itália, é um dos maiores sonhos de quem deseja obter a cidadania de forma mais rápida e ainda residir no país durante o período.

No entanto, para isso será necessário lidar diretamente com órgãos italianos, fazer a locação de um lugar para se estabelecer, já que será necessário comprovar a residência no país e, ainda, buscar toda a documentação necessária para o processo. 

Sendo assim, ter uma assessoria pode tornar isso menos burocrático, fazendo a interface com os órgãos nas comuni e ainda dando indicações de local para moradia e buscando toda a documentação exigida para protocolar a solicitação. Tudo isso sem que você precise se preocupar com o idioma ou ainda conhecimentos jurídicos sobre o processo.

Porque a Cidadania4u é a melhor empresa para tirar cidadania italiana

Bem, tendo em vista a velocidade do consumo de informação nos dias atuais, tudo foi pensado para que a Cidadania4u seja uma empresa atenta, que desburocratiza o processo e seja rápida dentro dos termos da lei, tudo isso com bastante tecnologia envolvida.

Assim, a metodologia que guia a empresa nisso é uma adaptação do método 4E. Capaz de atender às necessidades dos nossos clientes e entregar um serviço de qualidade. Mas, como? Bem, os detalhes você encontra logo abaixo.

Método 4E

O método 4E, empregado aqui, é uma metodologia adaptada para o nicho de cidadania e, portanto, própria. O que garante a otimização do processo e implica em maior agilidade e menor prazo. Isto é, dentro dos termos da lei. 

As etapas que compõem essa metodologia, são:

  • Entender: cada processo é único e tem etapas particulares;
  • Estruturar: árvore do processo para otimização das etapas;
  • Executar: aqui a plataforma divide as tarefas para cada especialista;
  • Entregar: entrega do processo completo para o cliente, sem que ele precise se preocupar com retificações e afins.

Ou seja, com a filtragem de dados, o método é aplicado desde a pré-venda. Partindo então para a venda, em que são feitas perguntas específicas para entender melhor sobre o processo.

A partir do momento que o cliente passa pela fase de venda, a área de sucesso do cliente, que é a principal área usuária da metodologia, faz então o checkpoint. 

Logo após, a área de Processos, como guardiã do método 4E, faz então uma revisão de todas as etapas juntamente ao time de TI. Assim, o nosso app é o meio pelo qual fazemos do nosso método algo funcional, orquestrando o trabalho e dividindo-o entre diversos especialistas.

Isso permite que várias etapas sejam executadas simultaneamente. Como resultado, a gestão das tarefas termina sendo algo automatizado e quem as executa são os especialistas.

Deixe a burocracia com quem entende

Tendo em vista tudo o que abordamos acima, o que pode resumir bem a função de uma consultoria para cidadania italiana é que: ela ficará com toda a parte burocrática, independente da via escolhida por você, seja no Brasil ou na Itália.

Deixe a possibilidade de realizar o sonho da cidadania ainda mais próximo, fale já com um de nossos especialistas para entender melhor o seu caso. Clique abaixo:

assessoria cidadania italiana