Se você pudesse realizar o seu processo de cidadania sem maiores preocupações dentro dos termos da lei e, com a segurança de obter sucesso na conclusão dele, iria abraçar essa oportunidade ou não? 

Para te ajudar a refletir melhor sobre isso, hoje vamos falar sobre as vantagens de uma assessoria para cidadania portuguesa e como isso pode te ajudar.

Neste post você irá descobrir:

  • Para que serve uma assessoria para cidadania portuguesa
  • O que faz uma consultoria para cidadania portuguesa
  • É obrigatório contratar uma assessoria para cidadania portuguesa?
  • Quais os trâmites para tirar cidadania portuguesa
  • Quais as vantagens de contar como uma consultoria para cidadania portuguesa?
  • O que levar em conta na hora de contratar uma assessoria para cidadania portuguesa
  • Realmente preciso de uma consultoria para tirar cidadania portuguesa? 

Para que serve uma assessoria para cidadania portuguesa?

Primordialmente, uma assessoria tem sempre o objetivo de prestar auxílio frente a um desafio que a pessoa contratante, cliente ou provável cliente, necessita superar, certo? Nesse sentido, a assessoria para cidadania portuguesa tem o objetivo de auxiliar com a burocracia envolvida no processo de reconhecimento da cidadania. Assim você poderá usufruir dos benefícios da cidadania portuguesa o mais breve possível, dentro dos limites estabelecidos por lei, vale destacar.

Além de cumprir todos os requisitos exigidos e alcançar sucesso no requerimento. O que significa gerir e acompanhar as etapas do processo junto à pessoa cidadã em busca do reconhecimento. Assim, isso é feito por uma equipe especializada no assunto, capaz de garantir assertividade e maior agilidade no processo dentro dos termos da lei. 

O que faz uma consultoria para cidadania portuguesa?

O papel desempenhado pela assessoria pode abarcar diferentes serviços, inclusive dependendo da etapa em que o processo se encontra. Alguns deles são:

  1. Esclarecimentos de dúvidas sobre documentação, procedimentos e etapas do processo;
  2. Verificação de documentação para direito à cidadania;
  3. Busca por certidões ou outros documentos do antepassado português;
  4. Requerimento de documentação em órgãos portugueses;
  5. Apostilamento de Haia;
  6. Protocolo e acompanhamento do pedido de nacionalidade.

É obrigatório contratar assessoria para cidadania portuguesa?

A contratação de uma assessoria para cidadania portuguesa não é requisito obrigatório para a realização do processo. Entretanto, pode ser recomendado em alguns casos, já que há situações mais específicas, como a necessidade de documentos que possuem um acesso mais difícil, no caso de estarem em Portugal.

Isso implica uma necessidade de tempo, deslocamento e mais recursos envolvidos para o encaminhamento do processo.

Quais os trâmites para tirar cidadania portuguesa?

O trâmite para tirar a cidadania portuguesa pode variar dependendo do contexto, mas costuma seguir as seguintes etapas:

  1. Estudo da árvore genealógica para descoberta da melhor via de reconhecimento (por matrimônio, do ancestral de primeiro, segundo, ou ainda, terceiro grau);
  2. Procura de toda a documentação;
  3. Análise de documentação, de forma a identificar inconsistências ou erros;
  4. Se necessário, retificação dos registros;
  5. Preparação de documentação;
  6. Apostilamento dos documentos.

Concluídas essas etapas, os documentos são, então, protocolados. Esse procedimento é feito nas conservatórias, locais onde são protocolados os processos de nacionalidade e processos de transcrições, de casamento e óbito.

Vale destacar que existem conservatórias espalhadas pelo país que funcionam como balcões de nacionalidade. Mas o que significa isso? Bem, elas são os órgãos competentes para julgar os processos de nacionalidade portuguesa e fazer o reconhecimento da cidadania. 

Dessa forma, quando um processo de dupla cidadania portuguesa é iniciado, via consulado português, seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, o consulado envia o processo para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa

Ela é a principal conservatória de Portugal. Isso se deve ao grande fluxo de documentações recebidas por lá para análise e processamento. Além de ser a única conservatória com competência para julgar processos mais específicos. Entretanto, vale destacar que existem sim outras conservatórias em Portugal, acionadas para processos mais simples.

Nesse sentido, para saber qual a conservatória que lida melhor com cada processo é necessário fazer um mapeamento. Este mapeamento ajudará a otimizar o tempo que o processo levaria em uma conservatória que lida com muitas solicitações, inclusive de processos mais complexos de cidadania, envolvendo casos mais específicos, frente a uma que lida com processos mais simples e que consequentemente têm um ganho de agilidade.

Quais as vantagens de contar como uma consultoria para cidadania portuguesa?

Depois de tudo o que abordamos com relação à atuação de uma consultoria para cidadania portuguesa, como ela pode auxiliar no processo, em quais etapas pode entrar e quais os trâmites do processo. É natural se perguntar quais as reais vantagens em contratar uma. Listamos abaixo as principais vantagens em fazer essa contratação, confira:

Velocidade

Como já abordamos mais acima, levando em consideração o fato de que uma assessoria para cidadania portuguesa conta com profissionais especializados nesse tipo de processo, as chances de erro com relação a documentação e prazos, diminuem consideravelmente, o que influencia de forma positiva o tempo que levará para se ter uma conclusão.

Comodidade

O processo de reconhecimento de cidadania é conhecido pela burocracia envolvida, no entanto, tal fato se dá tanto no Brasil como em Portugal. Mas o que isso significa? Bem, talvez você necessite fazer procedimentos dentro desse contexto em ambos os países.

O que implica que terá que se deslocar e dispor de tempo suficiente para fazer tudo com calma e, ainda, evitar erros que prejudiquem a sua solicitação. Ao contar com uma assessoria essa não será uma preocupação, já que ela ficará responsável por isso.

Segurança

Como posso me sentir seguro com o meu processo nas mãos de uma assessoria? Os trâmites jurídicos em um processo de reconhecimento são muito específicos. Assim, se ao lidar com eles o conhecimento não for suficiente isso pode significar não obter o sucesso esperado. 

Isso pode vir no formato de retificações a mais e até atraso no processo. Nesse caso, contar com uma assessoria para cidadania portuguesa pode trazer mais segurança com relação ao conhecimento sobre o assunto, e a tomada de ações durante o processo.

Economia

É possível economizar durante esse processo, como? Sim, mesmo contratando uma assessoria isso pode acontecer. Pois como você poderá poupar com passagens aéreas para resolver questões burocráticas e procurar por documentação entre os dois países. Além de retificações na documentação, no caso de possíveis erros. 

No fim isso fará com que você economize recursos como: tempo, dinheiro e energia empregada para realização satisfatória da solicitação.

O que levar em conta na hora de contratar uma assessoria para cidadania portuguesa

Bem, é um fato que há muitas vantagens em contratar uma assessoria para cidadania portuguesa. No entanto, é importante considerar alguns pontos antes de dar um passo tão importante, como entregar o seu sonho de cidadania, nas mãos de outras pessoas para que elas cuidem disso. Assim, faça algumas considerações como:

  1. Pesquise o que clientes ou antigos clientes dizem: em grupos no Facebook e mídias sociais no geral. Além de avaliações escritas na página da empresa no google.
  2. Pesquise sobre o sucesso da assessoria nos processos já realizados: investigue como ela é vista no mercado, sua taxa de confiabilidade quanto à porcentagem de aprovação nos processos em seu tempo de existência.
  3. Visite páginas de avaliação da empresa: páginas como o Reclame Aqui, são fortes aliadas nesses momentos. O foco aqui não é exatamente a busca por ausência de reclamações, mas sim qual o teor das reclamações. Mas como assim? Bem, observe o nível de gravidade e quanto tempo a empresa levou para resolver a questão, além de qual foi a abordagem utilizada por ela, tom de voz e cuidado com o cliente.

Porque a Cidadania4u é a melhor assessoria para tirar cidadania portuguesa

Antes de tudo, a Cidadania4u foi pensada como uma empresa atenta e que acompanha mudanças rápidas, se adapta, readapta e inova em meio a isso. Se você ainda tem alguma dúvida de que a Cidadania4u é confiável, saiba que contamos com 100% de aprovação nos processos que passaram por aqui até hoje. É o que compõe a nossa essência.

Pensando nisso, foi desenvolvida uma metodologia única, adaptação do conhecido método 4E, voltada para o nicho de cidadania. Ou seja, capaz de atender às necessidades dos nossos clientes e entregar um serviço de qualidade, totalmente otimizado dentro dos termos estabelecidos por lei. Mas, como? Bem, acompanhe as fases logo abaixo:

  • Entendimento: entender que cada processo é um sonho único, portanto possui suas particularidades;
  • Estruturação: de uma árvore do processo, para otimização das etapas;
  • Execução: aqui a plataforma já divide as tarefas para cada especialista;
  • Entrega: conclusão e consequente entrega do processo completo para o cliente, sem que ele precise se preocupar com retificações e afins.

Como funciona a adaptação do Método 4E

Assim, como demonstrado acima, com a filtragem de dados, o método é aplicado desde a Pré-venda. Partindo então para a Venda, em que são feitas perguntas específicas para entender melhor sobre o processo. Dessa forma, quando o cliente passa pela fase de venda, a área de Sucesso do Cliente, que é a principal área usuária da metodologia, faz o checkpoint. 

Concluída essa etapa, a área de Processos, como guardiã do método 4E, faz então uma revisão de todas as etapas juntamente ao time de TI. Sendo assim, o nosso app é o meio pelo qual fazemos do nosso método algo funcional, que orquestra o trabalho e o divide entre os nossos diversos especialistas.

Isso permite que várias etapas sejam executadas simultaneamente e como resultado, a gestão das tarefas é automatizada e, por fim, quem as executa são os especialistas.

Realmente preciso de uma consultoria para tirar cidadania portuguesa?

Como visto, o processo de cidadania portuguesa não demanda uma assessoria, porém a partir de agora, com os pontos levantados, você pode fazer uma análise da viabilidade disso para obter o seu desejado passaporte europeu

Se ainda restam dúvidas sobre a necessidade de ter uma consultoria migratória para auxiliar no seu processo, entre em contato conosco para entender melhor o seu caso. Clique abaixo:

assessoria para cidadania portuguesa