Muitos brasileiros estão viajando para a Europa para visitar ou para conseguir um emprego e o visto de permanência. Esse fluxo migratório só tende a crescer em solo português. Se você pretende fazer parte dele, é importante que conheça os aeroportos de Portugal. Assim, já vai saber onde provavelmente vai desembarcar quando aterrissar por lá. 

Esse tipo de informação é útil para determinar qual a melhor passagem aérea no seu caso, pois o ideal é que a distância do aeroporto até o hotel — ou outro tipo de acomodação — em que você vai ficar seja a menor possível. 

Continue a leitura para saber mais!

Quais são os 3 principais aeroportos de Portugal?

De acordo com uma matéria do jornal InfoMoney, o número de brasileiros que moram legalmente em Portugal chegou a 252 mil em 2022. Esse levantamento foi feito com base nos dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Ou seja, muitas pessoas estão realmente se mudando para o país, seja em busca de novas oportunidades de trabalho ou para o estudo. 

Muitos também vão para simplesmente visitar os pontos turísticos de Portugal. Mas seja qual for o seu objetivo, vale a pena conhecer antes quais são os aeroportos que você provavelmente vai desembarcar!

É possível, por exemplo, calcular a distância do hotel ou casa em que vai ficar até o endereço do aeroporto. Assim, você vai saber se estará longe ou perto, pode pesquisar também o que tem pelas imediações, se vai ter transporte público para poder usar, entre outras informações.

Por isso, antes de comprar sua passagem, conheça os seguintes aeroportos de Portugal!

principais aeroportos de Portugal

1. Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está localizado em Porto e recebe visitantes de diversos lugares tanto da Europa quanto de outros continentes. São 100 rotas existentes e mais de 11 milhões de passageiros, em média, que passam pelo local. 

E segundo uma matéria do jornal Porto., ele foi nomeado como “Best European Airport 2022” na sua categoria, pelo Airport Council International (ACI). 

2. Aeroporto Humberto Delgado

Outro aeroporto de Portugal que é muito importante é o de Lisboa, que se chama Humberto Delgado. Ele recebe praticamente as mesmas companhias aéreas que o Francisco Sá Carneiro, salvo algumas exceções. 

Passam por ele uma média de 12.1 milhões de passageiros, segundo o levantamento anual de 2021 da ANA (Aeroportos e Navegação Aérea).

3. Aeroporto de Faro

Por último, mas não menos importante, há o Aeroporto de Faro, que fica em Algarve e recebe voos de companhias aéreas de baixo custo, linhas da Europa, voos domésticos (de outras cidades portuguesas), entre outros. De acordo com a ANA, mais de 3,2 milhões de passageiros passaram por ele em 2021.

Essa é uma ótima opção de destino para quem deseja conhecer o litoral de Portugal! Afinal, a região fica perto das incríveis praias do Algarve, um dos pontos favoritos dos turistas no verão. 

Agora que você já sabe quais são os três principais aeroportos de Portugal, que tal conhecer mais sobre o transporte público português? Leia o artigo no blog da Cidadania4u e mantenha-se informado sobre a mobilidade no país lusitano!