Se você quer começar seu processo de cidadania (ou já começou) e não sabe como funciona o agendamento no consulado italiano da sua cidade você está no lugar certo! 

A maioria dos Consulados já adotaram o sistema online de entrevistas, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Saiba tudo sobre o agendamento e suas particularidades. Continue a leitura!

O que é um consulado?

Um consulado é uma representação diplomática de um país em uma cidade estrangeira. É um escritório oficial do governo que oferece assistência e serviços aos cidadãos do país que estão vivendo, trabalhando ou viajando naquela região. Os consulados têm a responsabilidade de promover e proteger os interesses e direitos dos cidadãos do seu país, bem como de facilitar relações comerciais, culturais e políticas entre os dois países.

Os consulados desempenham várias funções importantes. Além de fornecer serviços consulares, como emissão de passaportes, vistos e registro de nascimentos e óbitos, eles também oferecem apoio em situações de emergência, como casos de perda de documentos, detenção de cidadãos ou crises humanitárias. Os consulados também podem ajudar na resolução de questões legais, como representar cidadãos em tribunais estrangeiros ou fornecer informações sobre leis e regulamentos locais.

Como funciona um consulado?

Em alguns casos, os consulados podem ter seções especializadas, como uma seção comercial para promover o comércio e os investimentos, ou uma seção cultural para promover intercâmbios culturais e educacionais entre os países.

Geralmente, um consulado é chefiado por um cônsul, que é o representante oficial do governo em questões consulares. Em algumas cidades importantes, um país pode ter um consulado-geral, que é uma representação de nível mais alto, encarregada de supervisionar outros consulados menores em cidades próximas.

É importante observar que um consulado é diferente de uma embaixada. Embaixadas são missões diplomáticas de mais alto nível, localizadas nas capitais dos países, enquanto os consulados estão localizados em outras cidades do país hospedeiro.

Como fazer o agendamento no consulado italiano?

Para ser sincera com vocês, essa é a parte mais complicada de todo o processo de emissão e solicitação do passaporte italiano. A parte mais tranquila é que a maioria dos consulados já optaram pelo agendamento via videochamada, afinal estamos no século da tecnologia! 

O problema enfrentado pelas pessoas é a alta demanda de ligações e poucos atendentes, ocasionando horas e mais horas de espera dependendo do consulado e da época do ano. Felizmente, existem consulados que emitem o documento no mesmo dia da entrevista, como o Consulado Italiano Geral de Curitiba. 

Consulado italiano de Porto Alegre

Falamos dos problemas, mas não dissemos como realizar o agendamento, não é? O correto é que você siga os passos da rede consular que te atende, pois podem existir diferenças de um consulado para outro. Hoje, seguiremos o Consulado Geral Italiano de São Paulo.

Para fazer o agendamento do passaporte italiano é necessário que o próprio requerente faça a videochamada por Whatsapp. O serviço de agendamento está disponível de Segunda à Sexta das 8h às 18h. Essa entrevista é feita para verificar seus dados e documentos apresentados.

Acontece que o agendamento não funciona só para a emissão de passaporte, mas também para outros serviços, como o reconhecimento de cidadania italiana. 

Confira a lista dos consulados italianos:

  1. Consulado Italiano do Rio de Janeiro;
  2. Consulado Italiano de São Paulo;
  3. Consulado Geral Italiano de Curitiba;
  4. Consulado Italiano de Belo Horizonte;
  5. Consulado Italiano de Porto Alegre;
  6. Embaixada Italiana de Brasília.

Você também pode se interessar por: 

Qual o consulado italiano que atende minha região?

Essa é uma ótima pergunta! Sabemos que a quantidade de consulados não bate com o número de estados que possuímos, isso acontece, pois um consulado pode atender mais de um estado, tendo sua rede consular ampliada. 

Dado isso, observe a imagem abaixo para saber qual a rede consular que atende o seu estado.

Qual o consulado italiano mais rápido para conseguir agendamento?

Nós entendemos e muito a urgência (e ansiedade, em algumas situações) para conseguir sua cidadania italiana – e outros serviços relacionados a ela. Se você já está pesquisando sobre dupla cidadania deve saber que o processo feito pelos consulados possuem filas de espera. 

Essa espera é longa e não há exceção. Temos consciência que isso pode tirar seu sono pela noite, então se liga nessa tabela que fizemos para você ter uma pequena noção de tempo: 

ConsuladoTempo para agendamento
Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Embaixada de Brasília*Nenhum! Já adotam o sistema de agendamento por videochamada whatsapp
Porto AlegreEstá convocando as pessoas com números de solicitação entre 8.000 e 10.000.

*A Embaixada de Brasília utiliza o agendamento online somente nos serviços de visto para ir a Itália e emissão do passaporte italiano.

Faça o seu agendamento com a Cidadania4u!

As entrevistas marcadas demoram meses, senão anos! Deixe esse processo em mãos de pessoas especializadas e que irão lhe trazer tranquilidade e transparência. 

Clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas!