Há quem acredite que apenas os brasileiros sabem curtir o carnaval, mas isso não é verdade! O Carnaval em Portugal também é muito animado, e foram eles que nos influenciaram a comemorar esse festivo. 

E se você também não sabia que o Carnaval também era comemorado em Portugal, segue aqui comigo que eu te explico em detalhes sobre a festividade lusitana!

Chora cavaco!

O que é o Carnaval em Portugal?

O Carnaval português, ou Entrudo como também é conhecido, nada mais é que uma festa de tradições antigas e celebrações da entrada da primavera no hemisfério norte. Mesmo ocorrendo no Equinócio de Primavera, os portugueses não se deixam abater pelas baixas temperaturas (o povo lá também é animado! rs).

Como surgiu o Carnaval em Portugal?

Dependendo da região portuguesa em que você estiver, as tradições carnavalescas serão distintas. Sua origem é desconhecida, mas as lendas dizem que a festa está relacionada a Ísis, deusa egípcia da fertilidade e maternidade.

Contudo, como as lendas sempre colidem umas às outras, existem aqueles que acreditam que o carnaval português descende das festas bacanais que ocorriam em homenagem a Dionísio, da Grécia Antiga. 

Mesmo vindo de uma origem pagã, a Igreja Católica não criava barreiras institucionais contra o evento. Ao contrário do que se pensa, foi Papa Paulo II, no século XV, que permitiu desfiles alegóricos com direito a confetes, lançamento de ovos, corridas de cavalos e outros em Roma.

Onde passar o Carnaval em Portugal

Mesmo sendo um país pequeno, Portugal ainda possui algumas joias. Se pensa em viajar para Portugal durante o Carnaval, aproveite e visite as seguintes cidades: 

Torres Vedras 

Dona do Carnaval mais famoso de Portugal, Torres Vedras fica a pouco mais de 50 km do centro de Lisboa. É lá que os “cabeçudos”, bonecos gigantes parecidos com os de Olinda, aparecem. 

O Carnaval dessa pequena cidade é conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, além de ser o maior. A cidade recebe aproximadamente 500 mil visitantes durante os dias de festa que acontecem desde 1930. 

E, diferentemente do Brasil, no final do cortejo nossos primos portugueses fazem um show de fogos de artifícios.

Ovar

Situada na região-centro do país, Ovar possui uma festa bastante animada, vindo desde 1952. Atraindo turistas de todas as partes do mundo, máscaras, folia e samba se misturam nessa festa. 

Podence

Presente na região de Trás-Dos-Montes, tem sua inspiração em costumes e celebrações celtas dos grupos que viviam no nordeste de Portugal. Essa celebração se tornou um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade na UNESCO em 2019. 

Por 3 dias, os Caretos (homens caracterizados com figuras diabólicas) animam as ruas de Podence. Eles representam o caos do inverso e a fertilidade da primavera.

Loulé

Situada em Algarve, Loulé traz para suas festividades bloquinhos de rua, carros alegóricos e claro, muita música brasileira. Principal Carnaval do Sul, atrai mais visitantes que o número de moradores da cidade para aproveitar o ar livre de uma das regiões mais quentes do país.

Que dia é o Carnaval em Portugal?

A data oficial do Carnaval português é dada pelo calendário da Igreja Católica, sendo numa terça feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa e logo antes da Quaresma, igual aqui no Brasil! 

O que você pode não estar esperando é que os portugueses possuem um desejo maior por festas do que nós. Lá o Carnaval começa uma semana antes. Em 2024 o Carnaval, em algumas regiões do país, começou ainda no mês de janeiro.  

Como são as festas de Carnaval em Portugal

Carros alegóricos, desfiles de ruas, fantasias e música. Apesar de parecer a descrição de um Carnaval brasileiro, é assim que os portugueses gostam de comemorar o Carnaval em Portugal também! 

Os portugueses gostam de festejar de diversas formas, seja ao ar livre ou em discotecas e tendas fechadas, o importante é que você aproveite a beleza da festa! Eles levam até porta-bandeira e bateria em suas ruas. Temos mais coisas em comum que a língua, ao que parece. Não é?

Não é à toa que chega a ser impossível passar o Carnaval em Portugal e não escutar uma música brasileira. Apesar das disputas entre os países, os portugueses não ficam sem samba, pagode, axé e às vezes até um sertanejo universitário.

Veja também: 

🔗 Saiba tudo sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

🔗 Veja como é comemorada a Festa Junina em Portugal e porque o dia de São João é tão importante no país

Principais diferenças entre o Carnaval no Brasil e em Portugal

Sabemos que aqui no Brasil o Carnaval é comemorado na época do calor, mesmo com algumas chuvas locais que podem gerar alguma dificuldade em aproveitar os bloquinhos (alô Brasília!). 

Já em Portugal essa situação climática se inverte. Enquanto estamos no calor, eles estão no inverno, e mesmo com muito frio não deixam de festejar. Enquanto os brasilienses levam uma sombrinha de chuva, os portugueses levam um casaco!

Outra diferença é a escala e duração do evento. Sabemos que Portugal é minúsculo se comparado com o Brasil inteiro. Até em número populacional a diferença é marcada: a cidade de São Paulo possui cerca de 21 milhões de habitantes, já Portugal possui apenas 11 milhões de habitantes. 

Com isso em mente, não fica difícil pensar que em Portugal há mais segurança, pois mesmo com festas grandes, não se comparam ao tamanho das festas brasileiras. Isso também se aplica nos dias festivos! 

Em algumas regiões brasileiras, o Carnaval é comemorado por até um mês inteiro, como na Bahia, movimentando milhões de reais com comércio local e turismo. Já em Portugal não são todas as cidades que celebram o feriado. 

E há quem diz que os sagitarianos são filhos de carnaval! Apesar de gostarmos muito de demonstrações de afeto em público e das “ficadas”, esse costume não é bem-visto pelos portugueses. No país do bacalhau, essa comemoração é mais regada à família.

Os costumes perseveram

Por fim, vimos que por mais que o Carnaval seja uma festa atual, suas raízes datam a história da humanidade, mais antiga que a própria Igreja Católica. Trocando de nome e ressignificando seus costumes, a raça humana sobreviveu há vários ciclos históricos. 

Se apenas esse tipo de conhecimento atiça sua curiosidade, nos siga nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo sobre Itália, Portugal e como conseguir a dupla cidadania europeia! 

🔗 Instagram/ Facebook/ YouTube