Você já se perguntou se existe festa junina em outros locais além do Brasil, ou se essa tradição é uma exclusividade brasileira? Se, por exemplo, existe festa junina em Portugal, na Espanha, no México, por que não? Para sanar essa dúvida e te trazer curiosidades sobre esse assunto, é sobre isso que iremos falar hoje. 

Neste post você irá descobrir:

  • Tem festa junina em Portugal?
  • Como é a festa junina em Portugal?
  • Por que a festa de São João do Porto é importante para os portugueses?
  • Quais as diferenças entre as festas juninas de Portugal e do Brasil?
  • Como curtir a festa de São João do Porto em Portugal

Tem festa junina em Portugal?

Mas afinal, tem festa junina em Portugal? Sim, em Portugal o São João também é comemorado, porém com algumas diferenças. Para começar, lá a festa é conhecida como: Festa dos Santos Populares. Uma alusão aos três santos católicos celebrados neste mês. No caso, Santo Antônio no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29.

A origem da festa ao certo é desconhecida, no entanto, é de conhecimento de todos que junho é o mês que marca o início do verão na Europa. Assim, festas são muito comuns nessa época, como uma forma de celebrar a colheita, fartura e fertilidade da terra.

Dessa forma, quando a Igreja Católica foi ganhando autoridade, necessitou abraçar as festas pagãs, mesmo que com uma roupagem nova, como uma forma de angariar fiéis. Sendo assim, a origem da Festa dos Santos Populares estaria inserida nesse contexto.

Como é a festa junina em Portugal?

A festa junina em Portugal acontece nas ruas, com um clima bem próximo ao carnaval do Brasil. Nesse sentido, há inclusive brincadeiras típicas dessa época. Como, por exemplo, a brincadeira do martelo, tradicional em Porto, quando as pessoas saem às ruas para celebrar a festa com um martelo de plástico em mãos. 

Acesse também:  4 regiões para conhecer e degustar vinhos portugueses

O motivo? A brincadeira teria surgido inicialmente com o uso de alho poró, a folhagem verde que conhecemos mesmo, para cumprimentar as pessoas, ou, na época em que surgiu, para fomentar a paquera por parte dos homens com relação às mulheres. No entanto, a prática nada moderna foi sendo extinta com o tempo, e hoje a ideia é somente cumprimentar as pessoas que passam pela rua.

Por que a festa de São João do Porto é importante para os portugueses?

Antes de tudo, vale destacar que, o santo que dá nome à festa, São João, é um santo popular muito festejado em Portugal, considerado por muitas pessoas o padroeiro da cidade de Porto, portanto, muito respeitado e importante para os portugueses. Tal fato se dá por São João ser um santo protetor dos casados e dos doentes, além de ter sido o santo que batizou Jesus Cristo. 

Ele nasceu no ano 2 a.C. e morreu no ano 27 da era cristã. Durante sua vida foi muito popular por ter batizado muitas pessoas, as quais acompanhavam suas pregações. Por esse motivo, batizou também Jesus Cristo nas águas do rio Jordão. De quem era primo, segundo o livro Bíblia Sagrada. Mais tarde, São João morreu como consequência da condenação do adultério de um casal, o que levou à sua decapitação.

Em quais cidades de Portugal ocorrem as festas juninas?

A principal cidade na realização de festas juninas em Portugal, é Porto, tida então como a sede da festa. Dada a agenda tradicional e cultural de Portugal, essa festa acontece no norte do país há mais ou menos seis séculos, sempre no dia 23 de junho. Entretanto, tendo em vista que a realização da festa leva a noite toda, assim como em Porto, dia 24 também é feriado em outras cidades, como Braga e Almada

Quais as diferenças entre as festas juninas de Portugal e do Brasil?

Uma das maiores diferenças entre as festas juninas no Brasil e em Portugal, é o fato da celebração acontecer nas ruas, de forma muito semelhante ao carnaval aqui, ao invés das tradicionais quadrilhas em volta da fogueira. Além disso, a festa junina portuguesa tem muito da cultura européia em si, já a festa junina no Brasil possui uma dimensão multicultural, já que abraça tradições, comidas e danças tanto europeias, quanto africanas e indígenas.

Acesse também:  O que fazer em Turim (Itália)? Pontos turísticos e lugares para visitar

Comidas típicas da festa junina em Portugal

Tratando-se de comidas típicas dessa época, as sardinhas assadas são bem comuns pelas ruas. Lá, esse peixe é um símbolo dessas festas, bem como de festas familiares. Dessa forma, é uma tradição que restaurantes e bares armem churrasqueiras ao ar livre para assar esse prato.

É comum também o consumo de broa, caldo verde e pimenta, para compor os pratos. Além disso, diferentemente daqui que são consumidas bebidas quentes como o quentão e vinho quente, lá as bebidas mais comuns nessa época são a sangria, bebida fresca feita com base em uma mistura de vinho tinto, ou ainda, vinho branco, sumo de fruta, pedaços de frutos e açúcar, além de aguardente em alguns casos.

Além dela, é comum também o consumo de chopp e ginja. A ginja é uma bebida feita com cereja vermelha fermentada em aguardente com açúcar, além de água e canela, servida em um copo de chocolate.

Danças e músicas na festa de São João do Porto

Com relação às danças e músicas na festa de São João do Porto, por exemplo, a principal festa junina do país, há uma diversidade de gêneros musicais nos dias atuais. Primordialmente, a quadrilha era, na verdade, um conjunto de coreografias com cinco partes. Isto é, cada uma com ritmos e músicas característicos. 

Essas variações eram derivadas de danças praticadas no palácio da Família Real Portuguesa na época. No entanto, atualmente é possível  identificar outros ritmos na celebração, já que o estilo musical que domina as festas dos santos populares, por exemplo, é a música pimba. Ela é uma mistura de ritmos próximos ao que conhecemos como brega e sertanejo raiz

Ainda assim, existem alguns bairros que são mais tradicionais. Caso de Fontainhas, Miragaia e Massarelos. Nesses bairros é possível encontrar palcos e bailaricos, com uma dança de quadrilha folclórica de origem portuguesa. 

Vale destacar que, a quadrilha acontece nas ruas, diferentemente do Brasil, em que os ambientes são tomados pela tradição, como escolas, escritórios e afins. Dessa forma, nas escolas, por exemplo, os estudantes não se caracterizam para dançar a quadrilha, há apenas um desfile e depois um período próximo ao de recreação, o que lembra um pouco do clima de carnaval por aqui.

Acesse também:  FAZENDO A AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA AOS QUE AGUARDAM A CIDADANIA

Decoração da festa junina portuguesa

No caso da decoração junina portuguesa, temos um ponto em comum. Já que, as ruas ficam inteiramente decoradas com bandeirinhas coloridas e balões de papel seda no ar, já que em alguns anos o governo português permite que eles sejam lançados ao céu, prática proibida no Brasil. 

Além disso, é comum que as pessoas coloquem manjerico nas entradas e janelas da casa. Isto é, como uma forma de espantar más energias, segundo uma superstição junina portuguesa. Mas o que seria o manjerico? É uma planta muito parecida com o manjericão, o qual conhecemos por aqui, principalmente tratando-se de cheiro. 

Uma outra tradição, é a cascata, uma espécie de presépio, porém típico da festa junina de Porto. Ela é muito comum nas fachadas de lojas e nas ruas mais antigas da cidade, com diferentes níveis, além da representação dos quatro elementos, como água, fogo, terra e ar. Ela conta com uma fonte, para que as pessoas deixem moedas, além de conter alguns personagens portugueses clássicos.

Como curtir a festa de São João do Porto em Portugal

Para aproveitar bastante esse clima festivo de Porto no mês de junho, e de quebra ainda aproveitar os benefícios da sua cidadania portuguesa, você pode começar pelo churrasco de sardinha, seja em casa ou na rua, junto com amigos e as pessoas que saíram às ruas para aproveitar a festa junina portuguesa. Depois, pode andar pelas ruas assistindo aos desfiles e brincando com os martelos de plásticos.

À meia-noite há a queima dos fogos, momento em que muitas pessoas se dirigem a um cais de Vila Nova de Gaia para assistir ao espetáculo no céu e aos shows que acontecem no local.

Festa junina com origens portuguesas

Você imaginou que Portugal tinha uma festa junina tão parecida com a nossa, ou ainda, que a nossa festa junina se originou das festas portuguesas? Essa é uma das festas tradicionais de Portugal que você pode aproveitar para curtir com o seu passaporte europeu.

Para essas e mais curiosidades, ou dicas, sobre Portugal e Itália, siga-nos nas nossas redes

Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.