Entender como funciona o meio de transporte de uma região que vamos visitar ou morar é um fator indispensável. Por esse motivo, no artigo de hoje da Cidadania4u, vamos abordar o tema dos ônibus na Itália. 

O transporte público no país é de qualidade? Acompanhe o artigo para descobrir!

Como pegar um ônibus na Itália?

Um detalhe muito importante dos ônibus na Itália é que não é possível pagar a viagem dentro dos ônibus como fazemos no Brasil. Como não existe nenhum cobrador, os passes/bilhetes precisam ser comprados antes do embarque. Você pode fazer isso em bancas de jornais ou em tabacchi (tabacarias). É só pedir por um “biglietti per l’autobus”

Em regiões como Milão e Roma, as passagens também podem ser adquiridas dentro das estações de metrô.

Atente-se, pois assim como nos trens, é necessário timbrar a sua passagem e guardá-la consigo durante todo o percurso. Isso porque um fiscal pode entrar no ônibus e checar os bilhetes, portanto é muito importante validar o seu e guardar para não correr o risco de levar uma multa.

Os ônibus na Itália são bons?

Respondendo de cara essa dúvida de muitos: sim, os ônibus na Itália são ótimos, em especial aqueles destinados para trajetos mais longos! Os autobus (ou Pullman, como são conhecidos pelos italianos) contam com alguns confortos que tornam a viagem muito melhor, como:

  • wi-fi gratuito;
  • tomadas para recarregar celulares e demais aparelhos eletrônicos;
  • lanches;
  • e banheiros. 

Além disso, as principais estradas do país são bem conservadas, o que facilita em ter um deslocamento mais tranquilo. Os ônibus são ótimas opções para viajar pelas cidades italianas. Existem linhas urbanas disponíveis para se deslocar para regiões relativamente perto (em torno de meia hora de distância) e também trajetos mais longos para poder conhecer o país por meio desse transporte. 

Qualidade do transporte público na Itália

De modo geral, o transporte público na Itália é muito bom. Além dos ônibus, há uma ampla malha ferroviária que possibilita fazer viagens bastante confortáveis e conhecer várias cidades italianas sem precisar usar o próprio carro.

Porém, em cidades menores, os moradores podem preferir utilizar o automóvel para se deslocar dentro da região e utilizar o transporte público mais para ir para os grandes centros trabalhar ou estudar, por exemplo. É comum as pessoas fazerem isso e, diariamente, pegarem trens ou metrôs.

Como funcionam os ônibus urbanos na Itália?

É importante entender que cada cidade italiana tem a sua agência de transporte público, contendo preços, horários e trajetos diferentes

Em Roma, o transporte é operado pela ATAC (Azienda Tramvie e Autobus del Comune di Roma). Eles trabalham com ônibus urbanos que realizam as rotas turísticas, o que facilita a vida de quem planeja conhecer os diversos pontos turísticos da Itália.

Já em Milão, a responsável por administrar o serviço é a ATM (Azienda Trasporti Milanesi). Além dos ônibus tradicionais, há também as seguintes opções:

  • Filobus — um veículo sanfonado de tamanho maior, o que faz com que seja possível levar mais passageiros por viagem;
  • Radiobus — funciona de forma similar aos fretados, sendo um automóvel de menor porte que atende principalmente regiões da periferia. 

Geralmente, os ônibus urbanos não circulam nos centros das grandes cidades italianas, mas agem como conexão entre as linhas de metrô e os bairros mais distantes, aeroportos, cemitérios e atrações turísticas. 

Quais são as principais companhias de ônibus da Itália?

Como dito anteriormente, as diferentes regiões da Itália contam com suas companhias para fornecer o transporte público em rotas específicas. No entanto, principalmente para o turismo entre cidades, existem duas organizações de destaque: 

  • a Itabus, que realiza viagens para Roma, Milão e Florença a partir de €1,99;
  • e a Flixbus, presente em toda a União Europeia, atendendo mais de 2.500 cidades em 36 países. Na Itália, a empresa faz trajetos entre os principais centros urbanos, além de rotas internacionais, da Itália para Barcelona e também para Paris.

Agora que já sabe os detalhes, está pronto para andar de ônibus na Itália! Veja também mais informações sobre como entrar no mercado de trabalho italiano!