Nada como viajar e conhecer novas culturas, artes, pessoas e histórias, não é mesmo? E as cidades italianas contam com tudo isso e muito mais! 

Se você está planejando uma viagem para a Itália, mas não sabe quais locais visitar durante sua estadia, então leia este artigo para descobrir oito destinos que todo turista precisa conhecer quando for ao país! 

Quais são as principais cidades italianas que você precisa visitar? 

O país está localizado em um local bastante estratégico, fazendo divisão com a França, Suíça, Áustria, Eslovênia, entre outros. Além disso, a sua região sul é banhada pelos mares Adriático, Jônico e Tirreno.

A Itália é muito mais do que a Torre de Pisa ou os pratos icônicos como lasanha, carbonara e pizza. O país é diverso e cheio de belezas naturais e históricas para conhecer. Por esse motivo reunimos uma lista de cidades italianas que valem muito a pena inserir no roteiro de viagens. Confira abaixo alguns exemplos!

1. Roma

Essa lista precisa começar com uma das cidades mais importantes da história mundial: Roma. A relevância histórica da região é inegável e visitá-la precisa ser uma prioridade de quem vai viajar para a Itália. 

Os monumentos da cidade são milenares e de uma beleza impressionante. Entre eles, estão: 

  • o Coliseu;
  • o Vaticano;
  • o Foro Romano;
  • as piazzas;
  • as catedrais;
  • os templos;
  • entre outros.

Há tantos locais para conhecer que é melhor planejar direitinho para conseguir visitar a maior quantidade possível!

2. Veneza

Outra cidade italiana de tirar o fôlego é Veneza. Conhecida como uma das regiões mais românticas do mundo, recebe milhares de visitantes que passeiam pelos canais venezianos por meio das famosas gôndolas. 

Além disso, há diversos pontos turísticos na cidade como a Praça San Marco, a Ponte Rialto, a Ponte dos Suspiros, entre outros locais com histórias incríveis. 

canais de veneza itália

3. Florença

Florença é uma das cidades italianas mais bonitas e foi o berço do renascimento. Para os amantes da arte, é impossível não incluir a região no roteiro de viagem. Visite galerias e museus para apreciar as obras de grandes nomes, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros. 

A estátua de David, de Michelangelo, fica na Galeria da Academia em Florença e é uma das obras de arte mais aclamadas da humanidade. Vê-la de perto é uma chance que você não pode perder!

florença itália

4. Gênova

Gênova é mais um ponto de parada para sua lista de viagem! A cidade representa um encontro de diferentes culturas e há várias opções de locais para visitar. Entre eles:

  • a Lanterna de Gênova, um dos faróis mais antigos do mundo e um monumento de 76 metros de altura, que atualmente é um museu;
  • o Aquário de Gênova, uma atração que ensina e ao mesmo tempo diverte os visitantes. É o local perfeito para levar a família, das crianças aos adultos.

5. Pompeia

Você provavelmente conhece a história — e tragédia — de Pompéia, uma antiga cidade italiana que foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Atualmente, a região é um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Apesar de contar um episódio triste que foi o desastre natural que a população dali sofreu, vale a pena visitar o local para conhecer mais sobre a história da cidade e entender como era o cotidiano de seus antigos moradores.

As ruínas de Pompéia estão conservadas e servem de grande registro histórico e cultural. Além da região, cidades vizinhas, como Herculano e Stabia, também foram destruídas e você pode conhecer mais sobre esses sítios arqueológicos.

pompeia itália

6. Nápoles

Nápoles é mais uma das cidades italianas para acrescentar à sua lista de passeios. Localizada no sul da Itália, a região divide opiniões: alguns amam, outros nem tanto. A cidade tem uma reputação um pouco caótica — devido ao seu trânsito, por exemplo —, mas ao mesmo tempo alegre e colorida. 

Lá há muito o que se visitar, desde basílicas, castelos, igrejas e galerias de arte. Ah, e claro: as pizzarias da cidade são excelentes!

7. Milão

Milão é um dos símbolos da moda mundial. A capital italiana é admirada por muitas pessoas que fazem parte do universo fashion e que desejam fazer compras nas lojas de grife mais aclamadas do mundo, como:

  • Giorgio Armani;
  • Dolce & Gabbana;
  • Versace;
  • Moschino;
  • Chanel;
  • Dior,
  • entre outras. 

8. Bolonha

Bolonha é mais uma das cidades italianas que esbanja riqueza cultural e histórica. A região é onde está localizada a universidade mais antiga do ocidente. Além disso, conta com uma arquitetura repleta de prédios medievais de terracota e monumentos como as Torres Asinelli. 

Outro fato curioso é a gastronomia do lugar. Afinal, é de lá que vem o molho bolonhesa (ragù) e a nossa adorada lasanha. 

9. Cinque Terre  

Cinque Terre é outra região que divide a opinião dos turistas: alguns gostam de apreciar as belas e pequenas cidades de lá, conhecidas como borghi. Já outros preferem os tradicionais passeios por museus e outros pontos turísticos da cidade.   

A famosa igreja de San Giovanni Battista, construída ainda no século XIV, fica situada na parte alta da de Cinque Terre e é um dos maiores atrativos da região.   

Além disso, essa cidade italiana é rodeada por diversas praias fantásticas (algumas estão entre as mais bonitas do país).    

E para os amantes da culinária da Itália, saiba que Cinque Terre também oferece aulas para que os turistas possam aprender a preparar uma legítima massa local. 

10. Matera  

Matera não é tão popular quanto as outras cidades já mencionadas aqui, mas esse fato não tem nada a ver com a beleza que essa região italiana possui.   

Há um tempo atrás, Matera era uma região muito pobre, contudo, a cidade passou por um forte processo de transformação e hoje é um dos grandes símbolos de beleza da Itália.   

Um dos maiores diferenciais da cidade é que ela é dividida em duas: uma parte é formada por antigas construções rústicas. Já a outra é moderna e jovem.   

Como programação, a cidade oferece o passeio de tuk-tuk, que permite que os turistas possam desfrutar de uma vista panorâmica da toda Matera.   

11. Siena 

Siena fica situada na Toscana, região da Itália muito conhecida pelos seus lindos campos de girassóis espalhados por suas estradas.   

Além disso, a cidade oferece uma série de atrações aos turistas, como: museus, praças, igrejas e diversos restaurantes com o melhor da culinária italiana.   

Porém, o ponto que destaco aqui é o Duomo di Siena, uma antiga catedral construída toda em estilo gótico e que fica na praça central da cidade.   

Além de tudo isso, sabia que em Siena é possível assistir a uma tradicionalíssima corrida de cavalos, que acontece há séculos por lá, o Palio delle Contrade.   

12. San Gimignano 

San Gimignano, conhecida como a cidade das torres, também fica localizada na região da Toscana e é bem próxima a Siena.   

A fama de ser a “cidade das torres” surgiu há muito tempo atrás e isso porque a San Gimignano abrigava mais de 70 torres, que era a mais alta representação do poder das famílias ricas da cidade.   

Assim, a arquitetura medieval da cidade é um dos seus grandes atrativos, já que caminhar por lá é uma experiência e tanto.   

Além disso, as próprias torres espalhadas pela cidade são uma atração também: a mais famosa é a Torre Grossa, a maior das torres preservadas de San Gimignano.    

13. Verona 

E por fim, Verona! A cidade da famosa arena construída pelo império Romana para ser palco das lutas gladiadores, mas que é utilizada até os dias de hoje para diversos tipos de apresentações.   

Porém, uma característica torna essa região da Itália conhecida: o clima romântico que a cidade possui está completamente associado à peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare.    

Assim, a Casa de Julieta, construção que foi a residência da jovem que foi a musa inspiradora do tal Shakespeare, é um dos pontos turísticos mais visitados em Verona.    

Por outro lado, as torres no mais puro estilo gótico também são pontos turísticos bastante badalados por lá.   

Como viajar para a Itália sem precisar de visto? 

Ler sobre as cidades mais bonitas da Itália desperta uma vontade enorme de visitar cada uma e aproveitar todas as atrações de lá, não é?  

Com o passaporte brasileiro, é possível viajar para lá sem precisar de visto, mas para ficar apenas por 90 dias, o que com certeza não seria tempo suficiente para visitar todos os pontos turísticos descritos aqui!   

 Mas, e aí? Como passar mais tempo na Itália sem precisar tirar um visto ou qualquer outro tipo de autorização?   

A melhor e única forma de alcançar esse objetivo é conquistando a cidadania europeia, como a italiana, portuguesa ou espanhola!   

Assim, com a cidadania em mãos, tirar o passaporte europeu é o próximo passo a ser dado para fazer parte de um mundo com cada vez menos fronteiras.   

Pois, além de permitir que o seu portador entre em mais de 190 países sem precisar de visto, o passaporte vermelho é tudo que precisa para morar, viajar, trabalhar e estudar por diversos países da Europa, como a França e a Itália.   

Uau! Um sonho para quem deseja ter o mundo nas palmas das mãos!   

Partiu Itália!   

O que achou das sugestões das cidades mais bonitas da Itália? Qual delas você gostaria de visitar? Deixe seu comentário! 

Há muitas outras cidades às quais visitar no país. Nos diga nos comentários se tem alguma que você acha que também deveria estar nessa lista! Continue lendo o blog Cidadania4u e conheça os pontos turísticos da Itália!