Você quer mudar de vida, morar no exterior e aumentar sua renda? Montar um negócio, independente de qual seja o país, não é uma tarefa fácil. No entanto, aqueles que conseguem, podem obter ótimos resultados e ter suas vidas transformadas por conta disso. É por isso que, nesse artigo, vamos explicar como empreender em Portugal, mostrando quais áreas podem trazer mais benefícios para você. 

Quer saber quais os melhores segmentos para investir? Acompanhe mais informações a seguir! 

Como empreender em Portugal?

Para entender como empreender em Portugal, primeiro você precisa ter clareza sobre o investimento, que será bem maior — afinal, você estará negociando em euros. Por outro lado, seus ganhos também serão maiores, pelo mesmo motivo. Mas, além do fator “dinheiro”, existem outros dois elementos fundamentais.

Cidadania portuguesa

Não basta simplesmente desejar montar um negócio, se mudar para Portugal e começar do nada. Primeiro, você precisa garantir que a sua empresa esteja completamente legalizada e, para isso, o primeiro passo é que você tenha a cidadania portuguesa

Esse documento garante que você more legalmente no país e usufrua de todos os direitos e deveres dos cidadãos nascidos em Portugal. Para obtê-lo, você pode contar com todo o apoio da Cidadania4u, pois somos especialistas em ajudar brasileiros a conquistarem esse sonho. 

A cidadania portuguesa abre portas para você não só em Portugal, mas em toda a União Europeia, e pode facilitar bastante o seu processo de abrir uma empresa no país. 

Visto de empreendedor

“Como empreender em Portugal se eu não tiver essa documentação?”

Caso você não tenha a cidadania, precisará do visto D2, que é específico para quem pretende investir e se tornar um empreendedor em Portugal. Ele permite que a pessoa fique no país por 4 meses e, depois, é necessário pedir a Autorização de Residência, que vale por 1 ano e pode ser estendida por mais 2 anos. 

Além disso, há também a possibilidade de solicitar o visto de nômade digital, que é específico para os profissionais estrangeiros que trabalham em home office para empresas portuguesas, e que desejam ter residência em Portugal. 

Existem ainda os vistos de StartUp Visa, para empresas de tecnologia e inovação, e o Golden Visa, destinado àqueles que investem no setor imobiliário. 

Quais são os principais segmentos para investir em Portugal?

Agora que você viu a parte básica de como empreender em Portugal, que é focada em obter a documentação necessária para exercer sua função, veja algumas das áreas mais propícias para criar empresas no país.  

Tecnologia

Como uma tendência mundial, o setor da tecnologia pode gerar grandes oportunidades para você. Não é à toa que esse é um dos segmentos com os profissionais mais bem pagos em Portugal. Portanto, se você deseja abrir a própria empresa nessa área, estará fazendo uma ótima escolha. 

Você pode prestar serviços de consultoria em Tecnologia da Informação e Marketing Digital, por exemplo, que são áreas bastante rentáveis. 

Alimentação

A entrega de comida em Portugal está crescendo, assim como em diversas partes do mundo que precisaram aderir rapidamente e em uma escala maior ao delivery no período da pandemia. Por isso, não é de surpreender que o setor alimentício seja um dos principais tipos de negócios que você pode lucrar no país. 

Você pode investir em um pequeno restaurante ou lanchonete, criar um local especializado em comida brasileira, por exemplo, ou o que preferir. 

Inclusive, vender produtos brasileiros em Portugal pode ser uma grande oportunidade, já que há uma comunidade cada vez maior de imigrantes no país. E, geralmente, os itens mais procurados são os alimentos. 

Beleza

Caso você esteja pensando em abrir um pequeno negócio em Portugal, o setor de estética também se destaca. Se você tem experiência em realizar serviços de barbearia, maquiagem, cabelo, unhas, depilação, entre outros, considere investir nesse nicho, pois ele pode se tornar bastante lucrativo para você. 

Então, como empreender em Portugal no ramo da estética e se destacar? 

A dica principal é criar um salão de beleza ou barbearia que ofereça serviço de qualidade e que tenha um diferencial para atrair mais clientes. 

Turismo

O setor de turismo foi muito afetado em todo mundo em decorrência da pandemia de coronavírus. No entanto, com a vacinação e a retomada, o segmento já vem demonstrando uma recuperação significativa. 

Mas como empreender em Portugal no nicho de viagens? Há muitas possibilidades, já que o país tem pontos turísticos incríveis para as pessoas visitarem. Tanto em monumentos e construções históricas, quanto praias e resorts. Investir em hospedagem e restaurantes, por exemplo, em cidades portuguesas que recebem muitos turistas é uma opção rentável.

Você tem experiência em algum desses setores e já tem ideia de onde investir? Ou quer saber como empreender em Portugal em um nicho completamente diferente? 

Se você não tem a pretensão de criar uma empresa, mas sim de encontrar um emprego no país, leia também nosso artigo sobre como trabalhar em Portugal!