Está em dúvida sobre como trabalhar na Espanha? Se você tem o sonho de morar no exterior, crescer profissionalmente, viver em um local seguro e confortável, então preste bastante atenção neste artigo. A Cidadania4u reuniu as principais informações que vão te ajudar nessa jornada em busca de melhores oportunidades na Europa!

Continue a leitura para saber mais!

Você é brasileiro(a) e quer saber como trabalhar na Espanha?

Se a sua resposta for sim, então confira a seguir essas informações interessantes!

Sabia que a Espanha é o terceiro país da Europa com o maior número de brasileiros? Os dados da pesquisa “Comunidade Brasileira no Exterior”, divulgada em 2022 pelo Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores, mostram que, atualmente, há uma estimativa de 1.360.881 brasileiros vivendo no continente europeu, sendo 165.000 deles na Espanha. 

Como trabalhar na Espanha
Fonte: COMUNIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR. 

Cada um tem seus motivos para escolher determinado país, mas esses números já demonstram que a Espanha pode ser um local com boas oportunidades para a população, assim como Portugal, Reino Unido, Itália, entre outros. 

Alguns podem preferir a região espanhola por conta do idioma, outros pela beleza das cidades, por ter algum conhecido ou familiar já morando no país, enfim… Se você é uma das pessoas que sonha em morar lá e quer saber como trabalhar na Espanha legalmente, temos algumas dicas que vão te ajudar a colocar seus planos em prática!

Como trabalhar na Espanha?

Como trabalhar na Espanha? Será que há empresas contratando estrangeiros? Como tirar o visto? Qual é o valor do salário? São tantas perguntas que, muitas vezes, as pessoas não sabem nem por onde começar. 

Mas fique tranquilo! Acompanhe as dicas abaixo que você vai entender como conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho europeu!

1. Procure por vagas ainda no Brasil

Uma das principais dicas de como trabalhar na Espanha é pesquisar as vagas disponíveis enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Afinal, nada garante que você vai conseguir achar um emprego em pouco tempo ao chegar no país. Por isso, será mais fácil para você se já conseguir essa etapa antes da viagem. 

Mas como isso é possível? Uma das opções é acessar os diversos sites que publicam essas vagas — como o Jooble, Infojobs, Indeed e Infoempleo — e verificar cada oportunidade de acordo com a sua realidade, área de atuação e os requisitos necessários.

2. Solicite os documentos necessários

O ponto anterior é fundamental para que você consiga cumprir a etapa seguinte, que é obter o documento de autorização de trabalho. Geralmente, isso ocorre por meio da solicitação do visto. Você pode escolher entre diferentes categorias como: 

  • para estudante;
  • empreendedor;
  • reagrupamento familiar;
  • ou visto de trabalho. 

Detalhe: se você tiver a cidadania espanhola, italiana ou portuguesa tudo vai ficar mais simples. Afinal, esse documento comprova a sua dupla nacionalidade, permitindo que você viaje sem contratempos (e problemas de imigração) pela Europa!

Se você ainda não tem a cidadania, mas preenche os requisitos necessários para solicitá-la, pode dar entrada no processo para adquiri-la e reunir os demais documentos:

  • comprovante financeiro (como extratos bancários, títulos de propriedades, limites de cartões de crédito, etc);
  • comprovante de seguro saúde ou seguro viagem;
  • comprovante de alojamento (de onde você vai ficar);
  • tradução juramentada de documentos;
  • entre outros.

3. Consiga o visto de residência e trabalho

Como foi dito anteriormente, a cidadania é a melhor forma de trabalhar na Espanha com mais tranquilidade sem se preocupar com prazos de volta, vistos, etc. Porém, nem todos conseguem esse documento com tanta rapidez. Nesses casos, a alternativa mais indicada é solicitar um visto de residência que permita o trabalho remunerado

Para ter essa permissão, você deve entrar no site do Consulado da Espanha no Brasil, seguir as orientações de como solicitar o visto e entregar a lista de documentos exigidos pela instituição. 

Essa é mais uma etapa que demonstra a importância de você encontrar uma vaga de trabalho enquanto ainda estiver em solo brasileiro, porque você vai precisar apresentar um comprovante de contratação, documentos de identificação como o NIE ou DNI, além de fazer a inscrição na Seguridade Social espanhola. 

4. Trabalhe como autônomo

Agora, se a sua dúvida é “como trabalhar na Espanha sendo autônomo?, então você vai precisar reunir outras informações, como: 

  • comprovante de qualificação profissional ou de experiência no exercício da atividade;
  • o projeto de negócio que pretende abrir ou da atividade que vai realizar;
  • valor de investimento previsto;
  • projeção da rentabilidade;
  • entre outros. 

Para abrir o seu próprio negócio na Espanha, você terá que comprovar que tem recursos o suficiente para colocar o projeto em prática e arcar com as despesas.  

Nesses casos, o visto para empreendedores é um dos documentos necessários e ele pode ser solicitado na Embaixada da Espanha ou em um dos Consulados da Espanha no Brasil.


Agora que você já sabe como trabalhar na Espanha, que tal tirar suas dúvidas sobre o processo de cidadania? Será que você tem direito? Entre em contato com a equipe da Cidadania4u para descobrir mais detalhes!