Conseguir um emprego na Europa pode ser um de seus sonhos, ainda mais quando você já possui cidadania europeia, seja italiana, portuguesa ou espanhola. Mas você sabe o que é o currículo europass ou como montá-lo? 

Hoje, você entenderá qual o modelo do currículo europeu e descobrirá suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a leitura.

O que é o Europass

O Europass é um conjunto de documentos que possuem como objetivo destacar as qualificações e habilidades de um candidato. Em outras palavras, o Europass é um modelo de currículo muito usado na Europa, seguindo o padrão exigido pela União Europeia.

Para criar um currículo no modelo europeu basta acessar o site oficial do Europass. Além de colocar seus dados, você conseguirá criar uma carta de apresentação e anexar diversos documentos em PDF que o ajudarão em futuras candidaturas.

Ele passou a ser implementado em 2005, depois da decisão do Parlamento e Conselho Europeu. Sua existência veio da necessidade de estabelecer um padrão entre os países. Foi nesse mesmo período que surgiu o Quadro Comum Europeu de línguas.

O que o Currículo Europass tem de diferente?

O Europass é acessível em 31 línguas, indo do português ao russo. Os espaços são padronizados, então o recomendado é preencher o currículo europeu para diferentes países. 

Ele também analisa suas habilidades, capacidades e competências referentes a trabalho, estudo e afins. Como falamos, ele é um conjunto de documentos, cinco deles para ser específico. 

De cunho pessoal, você deve apresentar apenas dois, sendo eles seu curriculum vitae europass e o passaporte de línguas, que é seu certificado de proficiência no idioma desejado. Já de cunho externo, documentos emitidos pelas instituições de ensino, são os seguintes: 

  1. Europass Mobilidade: registro dos conhecimentos e competências obtidos em outro país europeu;
  2. Suplemento ao Certificado: uma espécie de “ementa” ou descrição das atividades trabalhadas para a obtenção do certificado;
  3. Suplemento ao Diploma: descreve as competências adquiridas e trabalhadas durante a graduação ou formação, para maior facilidade de compreensão no estrangeiro.

Vantagens e Desvantagens do Europass CV

Como falamos, o currículo Europass está disponível em 31 idiomas diferentes, trazendo maior acessibilidade para aqueles que irão utilizá-lo. Além disso, as pessoas desfrutam de seus serviços quando desejam transitar entre os países da União Europeia, a trabalho ou estudo. 

Embora seja um documento extremamente útil se o seu desejo for estudar ou trabalhar na Europa, temos de lembrar que existem 5 etapas desse documento, exigindo total transparência e sintetização ao explanar suas características e competências.

Ainda há quem diz que o CV Europass despersonaliza o indivíduo, é tão padronizado que o recrutador, ao verificar centenas de currículos, não consegue encontrar quais gostou na pilha, pois são todos iguais.

Um grande problema que se pode enxergar é a falta de histórico vinculado ao currículo, apenas informações, dados sem fundamentos, quase. Infelizmente isso acaba por dificultar que o seu currículo se destaque na frente de outros. 

Apesar dos pontos negativos, o Europass é solicitado por milhares de vagas no sistema de ensino e profissional europeu, o que faz valer a pena dedicar meia hora do seu dia para fazer o documento, disponível pelo site oficial da União Europeia.

Você também pode se interessar por: 

Quando usar o modelo de Currículo Europass?

Desde 2005 os editais de bolsas de estudo, intercâmbio nas Universidades Europeias e até oportunidades de trabalho na União Europeia vêm pedindo cada vez mais o modelo de currículo Europass. 

Então, se o seu sonho envolve qualquer uma das situações citadas acima, faça seu currículo europeu, seja para Portugal ou Itália, ou qualquer outro país do bloco.

Como fazer seu Currículo Modelo Europeu 

Para montar seu currículo Europass é bem simples, basta que você acesse o site oficial do Europass e escolha o idioma que deseja. Ao passo que você irá preenchendo seu perfil, o site perguntará se você já deseja começar seu curriculum vitae.

Depois de todos os dados adicionados, você notará que os modelos disponíveis serão os seguintes: 

Modelo currículo europass

Lembre-se que o Europass ajuda aqueles que desejam outras oportunidades de trabalho e, de certa forma, uma outra vida. Seja objetivo em suas respostas, os recrutadores não dispõem de todo o tempo do mundo para ler somente o seu currículo. Seja prático. 

Dicas para fazer o seu currículo se destacar

Como falamos acima, uma das melhores coisas que você pode fazer ao iniciar seu currículo europeu é sintetizar suas informações. Como qualquer outro currículo, o Europass pede que você seja conciso e resuma bem suas experiências. 

Lembre-se de incluir trabalhos voluntários e projetos sociais, principalmente conquistas acadêmicas, como projetos de pesquisa e qualquer outro assunto relacionado à universidade que tenha peso

Até na formação acadêmica, explique o que aprendeu na graduação, com o que trabalhou, bases teóricas, entre outros. Todas as experiências contam. E, claro, mostre familiaridade com o idioma, não cometa erros ortográficos. 

Existem outros modos

Hoje em dia existem outras maneiras de se conseguir um emprego para fora do país, devido às redes sociais. 

Aplicativos como o LinkedIn, que é uma rede social visada a networking e outros assuntos relacionados a trabalho, como candidaturas e um meio mais fácil para entrar em contato com certa empresa, estão se tornando virais. 

Não suficiente, existem vários perfis e grupos em diversas outras redes sociais que fazem o mesmo trabalho, mas num tom mais casual. O importante é que você saiba como procurar e como se adequar às oportunidades que lhe aparecerem.

Para receber mais conteúdos como esse e entender um pouco mais sobre a União Europeia e como trabalhar nos países do bloco, nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

YouTube