Ao viajar para outros países você já deve ter visto que alguns possuem cores de passaporte diferentes do Brasil. Você sabe o que essas cores significam e quem é o responsável por fazer esse controle?

Se não, continue a leitura e saiba o que cada cor significa, além de entender as cores dos passaportes brasileiros!

O que significa as cores dos passaportes?

Você já deve ter reparado que alguns passaportes possuem cores diferentes, e cada uma delas tem um significado. A cor do passaporte é o emblema do governo. As mais comuns são verde, vermelho, azul e preto, não necessariamente nessa ordem.

Cada país é responsável por escolher a cor do seu documento, levando em consideração preferências políticas e culturais, como também o pertencimento à região em que se encontra. 

Cor verde

Comum em países muçulmanos, o verde é escolhido, pois dizem que essa cor é considerada a favorita do profeta Muhammad ou Maomé. Existe uma passagem no Alcorão que menciona a cor: “roupas verdes dignas do povo do paraíso”. Na religião muçulmana, o verde também é o símbolo da natureza, vida e eternidade.

O passaporte verde também é encontrado em vários países da África Ocidental, como Nigéria, Gana, Senegal e Costa do Marfim, e em membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). 

Cor vermelha

A cor mais popular se tratando de passaporte, é comum que vejamos passaportes vermelhos com os membros da União Europeia, com exceção da Croácia e Reino Unido, que conseguiu voltar à cor azul em 2019 após o Brexit. 

Assim como existe a parte religiosa com os passaportes verdes, existe um contexto histórico em relação ao passaporte vermelho também. Há uma teoria que países historicamente comunistas, como China e Rússia, tenham o passaporte vermelho, mas esse pensamento é facilmente refutado com Cuba e Laos, que possuem passaportes azuis-marinhos.

Cor azul

Depois do vermelho, o passaporte azul é o mais famoso no globo. O azul representa o novo mundo, vindo da época das colonizações. Países como Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, El Salvador, Brasil, Canadá, Venezuela, Guatemala, Paraguai, entre outros, adotam o passaporte azul. Como você pode perceber, todos são países americanos.

Cor Preta

Uma das cores mais raras em passaportes, a cor preta é a preferida por alguns países africanos, como Botswana, Zâmbia, Burundi, Gabão, Angola e Congo. Também é o caso da Nova Zelândia, mas por razões diferentes: por questões culturais, o passaporte preto é adotado pelo time All Blacks, que então virou a cor do país.

Cor Branca

Embora não tenhamos mencionado, o passaporte de cor branca também existe. Mais raros que os de cor preta, ele não é um passaporte comum. Adotado pela Índia, ele é para funcionários especiais do governo indiano; os EUA também utilizam esse passaporte para aqueles cidadãos que desejam reentrar no país após morar no exterior por mais de um ano. 

O que significa as cores do documento de viagem no Brasil?

Se você não sabia, aqui no Brasil nós possuímos 4 cores de passaporte, e todas elas possuem um público específico. Veja: 

  1. Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns;
  2. Amarelo: refugiados e apátridas;
  3. Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; 
  4. Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

No Brasil também existe o passaporte cor azul-celeste, de caráter emergencial. Ele é destinado para as pessoas que cumpriram todos os requisitos para obtenção do documento, mas não poderiam aguardar, por meio de comprovante, a entrega do documento no prazo normal de espera. 

Clima, temperatura e estações do ano em Portugal: Saiba tudo sobre o assunto

O que determina a cor, o tamanho e as outras características de seu passaporte?

Quem determina a cor, tamanho e a quantidade de páginas que um passaporte deve conter é a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), ligada à ONU. Ela que comanda as resoluções desse documento nos 193 países-membros e seis territórios.

De acordo com a OACI, o passaporte deve ter a forma de um livro, de 125mm x 88mm, e no mínimo 8 páginas (sem contar a página que contém os dados do portador). Ela também determina diversas características de segurança para evitar fraudes. 

Por exemplo, os passaportes devem conter hologramas que aparecem sob a luz ultravioleta, chip eletrônico e tinta óptica variável que muda de cor quando em contato com diferentes fontes de luz e padrões. 

Aqui no Brasil essa tarefa de fabricar os passaportes brasileiros cabe à Casa da Moeda.

Conquiste já seu passaporte italiano

Ao ver os detalhes de cada passaporte, você já pensou quais as vantagens de cada um deles? Por exemplo, com o passaporte italiano você consegue morar nos Estados Unidos, coisa que não é possível com o brasileiro. 

Se você quiser usar e abusar de todas as regalias do passaporte vermelho, clique no banner abaixo e converse com um de nossos especialistas!